7 dicas para organizar sua estante de livros

Para os devoradores de livros de plantão, nada como boas dicas para organizar a estante da melhor forma possível.

Redação | 18 de Agosto de 2022 às 14:30

CarlaNichiata/iStock -

É comum que os apaixonados por literatura sejam conhecidos por serem consumidores compulsivos de livros, com uma estante de livros repleta dos mais diversos exemplares. E por isso, às vezes é difícil dar conta de todos, e talvez ainda mais difícil organizá-los!

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você organizar seus livros e a sua estante da melhor forma possível.

7 dicas de organização para sua estante de livros

(Imagem: CarlaNichiata/iStock)

1. Preferência

Umas das maneiras mais práticas de organizar os seus livros é pela sua ordem de preferência. Os queridinhos do momento devem estar sempre à mão. Coloque-os na prateleira ou nicho mais acessível da estante, geralmente à altura dos olhos ou apenas um nível abaixo. Mais embaixo, deixe os que te interessam menos.

Já acima é onde devem ficar os seus livros favoritos, os clássicos e as coleções. Aqueles que você já leu e quer guardar para reler, consultar ou emprestar. Ou seja, no topo, ficam os livros que você considera dignos de um lugar de destaque.

2. Ordem alfabética na estante de livros

Outra maneira de organizar sua estante, para aqueles que são mais metódicos, é por ordem alfabética. Para os leitores que gostam de uma organização mais rígida e certinha, essa pode ser a melhor opção.

Se gosta de saber exatamente onde cada livro está, essa organização pode ser muito útil também, já que facilita muito a busca. Você pode optar pela ordem alfabética de título ou até mesmo do sobrenome do autor, como se cataloga nas bibliotecas e livrarias.

3. Esquema de cor

Livros por si só já fazem uma decoração lindíssima, mas se você quiser explorar ainda mais o lado decorativo dos seus livros, que tal organizá-los por cor?

Você pode preencher cada nicho de sua estante com uma cor diferente, ou até organizar seus livros em degradê, em escala de tons. Ou ainda, separar por cores quentes e cores frias.

4. Lidos e não lidos na estante de livros

Para os que estão tentando colocar a leitura em dia, uma boa organização seria colocar os livros não lidos em estantes mais acessíveis e os lidos em estantes mais altas ou mais baixas.

Assim, aqueles que você ainda não leu vão ficar te encarando até você querer pegar um para ler. Pode até fazer uma ordem para os que você quer ler antes e os que você tem menos pressa e interesse de ler.

Leia também:Book Friday 2022: Amazon anuncia data para dias de descontos

5. Gênero e assunto

Mais uma forma de organizar sua estante de livros é separar por gênero e assunto. Um nicho da estante só de fantasias, outro só de suspenses, outro de livros didáticos, e por aí vai.

Você também pode separar as suas sagas, como por exemplo em um nicho só de livros de Harry Potter. Isso também vai facilitar bastante a busca quando você precisar achar um livro que você queira.

6. Tamanho

Essa maneira de organização pode ser tanto pela altura do livro quanto pelo volume de páginas. Assim, fica tudo proporcional. E você também pode tentar associar esta à outra forma de organização, como tentar ordenar, por exemplo, por tamanho e cor.

7. Edições de um mesmo livro ou livros de uma mesma editora

Sabemos que bibliófilos, colecionadores e bookaholics gostam de ter mais de uma versão de seus livros preferidos. Para que cada um fique ainda mais fácil de ser encontrado, junte todas as edições do mesmo livro igualmente ao modo como organiza as coleções. Você também pode padronizar sua biblioteca particular colocando todos os livros de uma mesma editora juntos, ou agrupando por gênero e tema os livros de uma editora em comum.

Proto para arregaçar as mangas e organizar seus livros em vez de deixá-los empilhados por aí? Então depois conta pra gente em nossos perfis no FacebookInstagramTwitter e Pinterest quais dicas você colocou em prática!