Adesivo de parede vale a pena? Saiba prós e contras

Quer deixar ou sua casa ou seu escritório de cara nova sem gastar muito? Invista no adesivo de parede, queridinho da decoração.

Letícia Taets | 7 de Fevereiro de 2021 às 12:00

KatarzynaBialasiewicz/iStock -

Está pensando em renovar os ares na sua casa mas não quer sair pintando as paredes? Talvez você deva considerar o uso do adesivo de parede, uma tendência já há alguns anos no mundo da decoração.

Leia também: DIY: Ideias de desenhos na parede

O que é o adesivo de parede?

É um adesivo feito de vinil que pode ser aplicado em paredes para decoração, geralmente ilustrado com padrões geométricos ou outras formas, como árvores e cercas. Por terem um preço mais conta e serem mais fáceis de aplicar do que um papel de parede comum, os adesivos de parede se tornaram bastante populares nos últimos anos.

Outra vantagem inclui o fato de que ele não é definitivo como o papel de parede tradicional. Isto é, ele pode ser retirado com menor dificuldade caso você mude de ideia em relação à aplicação – e, melhor ainda, sem estragar a parede em que estava.

Imagem: Тодорчук Екатерина/iStock

Como este item de decoração é autoadesivo, para aplicá-lo basta limpar a superfície que irá recebê-lo antes, retirar a proteção que vem atrás dele e aplicá-lo no espaço escolhido, com cuidado para que não se formem bolhas.

Ele pode ser utilizado em todos os cômodos da casa, e até em alguns eletrodomésticos, visto que já existem adesivos específicos para itens como geladeira e fogão.

Qual é a durabilidade?

A durabilidade do adesivo de parede vai depender da qualidade do vinil do qual ele é feito. A média costuma ser entre 5 a 10 anos.

Adesivo de parede ou papel de parede: qual é o melhor?

Imagem: pozitivo/iStock

Esta resposta vai depender de seus objetivos, orçamento e tempo. Abaixo, preparamos um pequeno guia para que você decidir.

É mais vantajoso optar pelo adesivo de parede, caso:

Por outro lado, é mais vantajoso optar pelo papel de parede, caso: