Colchão de mola ou de espuma: qual é o melhor?

Veja como saber qual modelo é o mais indicado para você: colchão de mola ou de espuma. Entenda as características principais de cada um.

Thaís Garcez | 2 de Fevereiro de 2021 às 14:00

vadimguzhva/iStock -

Escolher o colchão certo para sua cama é uma decisão que influenciará diretamente na qualidade do seu sono. Decidir entre colchão de mola ou de espuma vai depender das suas necessidades, características físicas e condição financeira. 

Leia também: Saiba como limpar o colchão e mantê-lo em bom estado

Atualmente, existem vários tipos de colchões no mercado, e escolher o ideal pode ser difícil. Para facilitar essa escolha, confira a seguir um guia que esclarecerá alguns pontos e o ajudará a escolher o melhor tipo de colchão.

Colchão de espuma, sob medida para você

O colchão de espuma é o modelo mais fácil de encontrar. Porém não vale a pena comprar o primeiro que aparecer. Antes de adquirir um colchão de espuma é muito importante pesquisar sobre a densidade do mesmo. Se escolher a densidade incompatível com seu corpo, a qualidade do produto pode cair de maneira rápida.

Para ajudar com esses detalhes complicados, o INER (Instituto Nacional de Estudos do Repouso) desenvolveu uma tabela com a densidade correta para cada tipo de corpo. A tabela leva em consideração o peso e a altura de cada pessoa.

Imagem: Instituto Nacional de Estudos do Repouso

Suponhamos que seu peso seja 68 kg e sua altura 1,65 m, então seu colchão ideal seria o de densidade D28. A tabela também dá dicas para casais e crianças até 3 anos de idade.

Esse é a melhor opção para quem sofre de problemas de coluna. O colchão de espuma oferece mais estabilidade e se adequa perfeitamente ao corpo. Dessa forma, a superfície não fica mole demais nem dura demais.

Colchão de mola, a opção do conforto

Para quem não sofre de nenhum problema de coluna ou dores nas costas, o colchão de molas é o ideal. Ele apresenta mais conforto e durabilidade, dependendo do modelo escolhido. O modelo de molas LFK é o mais resistente, pois é fabricado com uma quantidade maior de aço. 

Imagem: Alexey Kartsev/iStock

Existe também o modelo Pocket, ou de molas ensacadas, onde as molas ficam dentro de sacos. Isso isola as molas uma das outras, impedindo que o movimento em um lado da cama influencie em outro. Portanto, é ideal para casais com grande diferença de peso. 

O modelo Bonnel é o mais flexível e mais confortável, pois as molas são entrelaçadas. Porém, não são uma boa pedida para casais por ter o efeito oposto do modelo Pocket. Já o modelo mais equilibrado de todos é o Superlastic, capaz de distribuir melhor o peso e manter boa durabilidade. 

E agora, colchão de mola ou de espuma?

Com todas as informações que você já tem, só falta analisar bem as suas necessidades. É importante, também, pensar no fator financeiro, uma vez que colchões de espuma são mais baratos que os de mola.

Por outro lado, enquanto os colchões de espuma duram de 3 a 5 anos, os de mola podem ir de 5 a 10 anos sem precisar trocar. Caso ainda esteja com dúvida, sempre vale a pena visitar uma loja e experimentar. Além de informativa, a experiência de deitar nas camas em exposição pode ser bem divertida!