Faça uma busca
|
Publicado em: 16 de outubro de 2021

Limpeza de colchão: saiba como mantê-lo em bom estado

Veja como alguns cuidados simples podem livrar seu colchão do mau cheiro!

Imagem: vladimir_n/iStock

Passamos cerca de um terço das nossas vidas na cama. Assim, temos todos os motivos para tornar o nosso ambiente noturno tão confortável quanto possível. Um colchão que afunda, um edredom em mau estado ou uma cama que range pode arruinar o seu sono. Mas não é preciso aguentar estes problemas. Aqui você encontrará dicas de limpeza de colchão e aprenderá como aumentar a vida útil do seu colchão.

O colchão é um local propício para o acúmulo de ácaros. Dessa forma, uma boa limpeza do colchão pode ajudar a prevenir problemas respiratórios como a asma e outras alergias. Como depositamos diariamente partículas de suor e oleosidade durante o sono, nada mais justo do que investir na limpeza do colchão, não é mesmo? Confira a seguir algumas dicas práticas que te ajudarão a economizar tempo e dinheiro na hora da higienização:

Dicas de limpeza de colchão

(Imagem: Sinenkiy/iStock)

De vez em quando retire o colchão do estrado, para arejá-lo e sacudi-lo. Mas para limpar um colchão pesado, difícil de erguer, ponha um lençol úmido sobre toda a sua extensão e bata para que a poeira seja absorvida.

O bocal para estofados do aspirador de pó também é eficaz para desempoeirar o colchão. Então, aspire-o sempre que trocar a roupa de cama. E não esqueça! Use sempre um protetor de colchão impermeável, fácil de tirar e lavar.

Lembre-se que nenhum colchão dura para sempre. Portanto, em no máximo 10 anos você deve substituir o seu antigo por um novo. Também não passe seu colchão “adiante” (transformando-o, por exemplo, em colchão de crianças) e não compre colchões usados. Assim você estará preservando sua saúde!

Limpeza de colchão com bicarbonato de sódio

Que o bicarbonato de sódio tem mil e uma utilidades, todo mundo já sabe. Mas, você já experimentou usá-lo para ajudar na limpeza do colchão? Você não sabe o que está perdendo! O bicarbonato de sódio tem propriedades que farão o seu colchão ficar com cara de novo mais uma vez. Para isso, salpique o bicarbonato de sódio por toda a extensão do colchão e deixe agir por 30 minutos.

Após o período, pegue uma escova macia e esfregue bem o seu colchão. Dê preferência às áreas mais encardidas ou machadas enfregando por mais tempo. Deixe agir por mais trinta minutos. Ao terminar o tempo, remova todo o pó do bicarbonato com o auxílio de um aspirador.

Use vinagre de álcool para remover as manchas

A macha ainda não saiu mesmo usando bicarbonato de sódio? Não tem problema, agora vamos partir para a limpeza pesada! Salpique novamente o bicarbonato de sódio nas áreas mais machadas e borrife o vinagre de álcool por cima. Dessa forma, a interação química irá gerar uma espuma. Deixe agir por uma hora. Após isso, remova os resíduos com pano úmido e com o auxílio de um aspirador de pó.

Vale ressaltar que o vinagre de álcool, além de ser um excelente removedor de manchas, também é ótimo para neutralizar odores desagradáveis. Sendo assim, utilize esse artifício sempre que necessário. Seja para remover um líquido derramado ou mau cheiro de uso, essa combinação é a sua maior aliada.

Como aumentar a vida útil do colchão

Dê suporte ao colchão que está afundando

(Imagem: fizkes/iStock)

Primeiro, levante o colchão e dê uma olhada no estrado. Você pode acabar descobrindo que algumas das ripas de suporte estão rachadas ou quebradas. Se for o caso, tente o seguinte:

1. Meça as ripas (comprimento, largura e altura) e compre substitutas idênticas. A maioria das lojas de madeira cortará a peça se você não quiser fazer por conta própria. Retire as ripas quebradas e pregue ou aparafuse as novas nos mesmos furos com pregos ou parafusos mais longos.

2. Se as ripas do estrado estiverem intactas, mas o colchão continuar afundando, coloque compensado sobre o estrado para distribuir o peso quando você deitar. Prefira um perfurado: os furos deixarão seu colchão respirar.

3. Um colchão que ceda numa única área pode ser facilmente ajeitado para lhe dar uma boa noite de sono até você comprar outro. Pegue um ou dois cobertores e dobre-os pela metade; depois, dobre-os outra vez. Coloque-os sob a área que afunda e ajuste a posição e a espessura até o colchão ficar nivelado.

Desodorize o colchão que não cheira tão bem

(Imagem: awayge/iStock)

Cuide de um colchão com cheiro de suor fazendo uma mistura meio a meio de bicarbonato de sódio e de lavanda seca (uma erva que auxilia no sono e no relaxamento). Salpique a mistura uniformemente na superfície do colchão e deixe por algumas horas antes de aspirar. Vire o colchão e repita a operação. O mesmo vale para o cheiro de urina e qualquer outro odor desagradável.

Vire o seu colchão com frequência

Transforme em hábito virá-lo sempre que trocar a roupa de cama. Alterne virar e girar para garantir que o desgaste seja uniforme. Coloque um lembrete sob o colchão para lembrar para onde virar ou girar da próxima vez. Colchões que não podem ser virados (em que um lado fica sempre para cima) ainda podem ser girados.

Agora que você já sabe como tudo sobre limpeza de colchão, veja também como lavar travesseiro na máquina e na mão.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close