Conheça 31 benefícios do vinagre no cuidado da pele e da saúde
Sinusite, indigestão e dor de garganta são só alguns dos problemas que o vinagre pode ajudar a tratar
A palavra “vinagre” vem da expressão latina vinum acre, ou “vinho azedo”. É um condimento líquido de sabor adstringente que, além de dar um sabor azedinho à salada, é algoz de bactérias e inimigo de fungos, a solução para ferimentos causados por águas-vivas e o alívio para queimaduras de sol. Mas os benefícios do vinagre vão muito mais além.
Usado há 5 mil anos, ele serve para tratar de tudo: de dor de cabeça e muscular a peste negra. Se utilizado corretamente, acalma o estômago, previne otites, dá brilho aos cabelos e ainda amacia a pele. Há quem garanta que o vinagre misturado a mel e água morna pode acabar com a dor de cãibras nas pernas. Outros usam o condimento para secar ulcerações causadas pelo frio. Além disso, é um limpador de vidro ecologicamente correto e antisséptico tão bom quanto os caríssimos vendidos no mercado. Não se deixe enganar pela acidez do vinagre: ele pode trazer doces frutos à sua saúde!
Azia
Mel com vinagre é um antigo remédio amish (seita religiosa menonita) para acalmar a azia. Simplesmente misture uma colher de chá de mel com uma colher de chá de vinagre de maçã num copo de água morna. Beba 30 minutos antes de comer para evitar a azia.
Cãibra
Este velho remédio popular deve agradar aos fãs de vinagre de maçã. Junte duas colheres de sopa de vinagre de maçã e um pouco de mel a um copo de água e beba para acalmar as cãibras noturnas das pernas. Claro, quando tiver ido à cozinha para preparar a bebida, é provável que a cãibra já tenha passado – mas talvez seja justamente essa a razão.
Calos e calosidades
Adicione uma xícara de vinagre de maçã a uma bacia de água quente com sabonete. Mantenha os pés mergulhados por 15 minutos, ou mais. Isso ajudará a suavizar as calosidades, que poderão ser lixadas com uma pedra-pomes. Para remover calos, aplique um pouco de óleo de rícino depois da imersão. O tratamento duplo pode levar cerca de 10 dias, mas os calos devem se desprender totalmente.
Candidíase
Acrescente duas colheres de sopa de vinagre para um litro de água e use para fazer uma ducha vaginal duas vezes ao dia por dois dias consecutivos. O vinagre cria um ambiente inóspito para o fungo. Mas ele também torna a vida difícil para as bactérias benéficas, por isso não use este remédio caseiro por mais de dois dias.
Saiba mais sobre a candidíase!