Faça uma busca
|
Publicado em: 19 de março de 2021

Urticária nervosa: o que é, sintomas e tratamento

Entenda o que causa essas manchas vermelhas pelo corpo

Imagem: Wera52/iStock

A urticária nervosa é uma das ramificações da urticária, que é uma reação exagerada do sistema imune a algum tipo de substância. Ela pode ser causada por medicamentos, alimentos, picadas de insetos ou exposição solar. 


Atenção:
Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico ou farmacêutico.


Existem vários tipos de urticária, como a urticária aguda, crônica, crônica induzida, crônica espontânea ou idiopática ao calor e frio. Nesse post, falaremos sobre a urticária nervosa. Continue acompanhando!

O que é urticária nervosa?

A urticária nervosa é uma reação do sistema imune à uma situação de muito estresse emocional. Causando, assim, o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. As manchas podem ser pequenas ou extensas em poucas ou muitas partes do corpo. 

Leia também: 7 gatilhos comuns e surpreendentes da alergia

As causas comuns para a urticária nervosa estão geralmente relacionadas ao excesso de trabalho, estresses familiares e frustrações. Perda de emprego, conflitos constantes, mudança de rotina ou qualquer outro fator que leve a um grande estresse emocional também influenciam no agravamento da doença.

Quais os sintomas da urticária nervosa?

Urticária nervosa
(Imagem: RyanKing999/iStock)

Os sintomas da urticária nervosa tendem a aparecer nos momentos de maior estresse, no entanto, se a pessoa já tem predisposição à urticária, eles podem se agravar. 

O principais sintomas da urticária nervosa são:

  • Manchas avermelhadas pelo corpo
  • Coceira intensa
  • Irritação na pele causada pela coceira
  • Ardência
  • Inflamação e lesões em placas pelo corpo

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da urticária nervosa é feito através de um exame físico. É necessário buscar um médico, podendo ser um dermatologista ou alergologista, para que ele possa realizar o diagnóstico correto. 

Uma busca no histórico clínico do paciente ajuda a descobrir o que desencadeou a crise alérgica. O formato e aspecto das manchas também é relevante no diagnóstico.  

A busca pela causa inclui uso de medicamentos e alimentação do paciente. O tipo de atividade que estava sendo realizada quando as manchas apareceram também podem influenciar no diagnóstico, além de outros fatores. 

A realização de outros exames, como coleta de sangue, teste cutâneos e até mesmo uma biópsia da pele, não é incomum, e auxilia no melhor diagnóstico da doença.

Como tratar a urticária nervosa?

Urticária nervosa
(Imagem: Vershinin/iStock)

O tratamento da urticária nervosa tem como principal objetivo amenizar os sintomas, sendo assim, pode ser receitado pelo médico um anti-histamínico e algum tipo de pomada para as manchas. Esse tratamento vai aliviar as ardências, coceiras e auxiliar no desaparecimento das manchas. É crucial o seguimento das recomendações médicas, pois qualquer mudança pode atrapalhar o tratamento. 

No caso específico da urticária nervosa, o tratamento pode envolver também acompanhamento psicológico. Por se tratar de uma reação psicossomática, é comum que o paciente precise fazer terapia

Outros tipos de urticárias

Urticária aguda

A urticária aguda acontece em menos de seis semanas e pode ser em episódio único. Ela não deixa marcas ou cicatrizes, e pode voltar tempos depois em outra parte do corpo. 

Urticária crônica 

Já a urticária crônica tem uma persistência e dura por mais de seis semanas, podendo ficar ativa por meses ou anos. 

Dentro da urticária crônica há dois tipos: a crônica induzida e a crônica espontânea ou idiopática.

A primeira é desencadeada por fatores externos, como calor, frio, contato com água, alimentação e etc.

Já a segunda recebe esse nome pois não há causa aparente. Nela, nem mesmo uma série de testes e exames explica sua causa.

Urticária ao frio

A exposição do corpo ao frio pode desencadear o surgimento da doença. 

Urticária solar

O corpo, se exposto à luz solar, apresenta os sintomas da urticária

Urticária colinérgica

Esse tipo de urticária se dá através do contato do corpo com o calor. Podendo aparecer após o banho quente, ou prática de exercícios.

Urticária aquagênica

Essa urticária se dá através do contato com a água. Esse tipo é tratado com anti-histamínicos, visto que não é possível ficar sem contato com água.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados