Entre uma refeição e outra, a dor de estômago e outros problemas gastrointestinais podem aparecer. Mas não é preciso deixar de comer aquele prato que você espera o ano todo para saborear. Porém, antes, esteja munido dos melhores antídotos contra dor e outros desconfortos para curtir à vontade. Alguns desses remédios você pode ter na sua despensa. Além de simples, são extremamente eficazes. Então, não perca tempo e anote essas dicas!

Calmantes para o estômago

Algumas folhas, flores e sementes de ervas são tradicionalmente usadas para tratar problemas gastrointestinais, como indigestão, náusea e dor de estômago. Dentre elas, estão: angélica, erva-doce, semente de cominho, camomila, canela, funcho, gengibre, manjericão, orégano e menta. E todas podem ser empregadas para fazer uma infusão ou chá de ervas.

Cúrcuma para domar o estômago

Para aliviar as cólicas estomacais, adicione 1 colher de chá dessa erva de aroma suave a 1 copo de 240 ml de água. Ou então, polvilhe o tempero sobre o que estiver comendo. O cúrcuma é um velho remédio da Índia e do Oriente Médio para tratar cólica de crianças, além de ser um antiespasmódico conhecido.

Deixe seu ar mais puro

Todo mundo tem gases, e isso não é considerado uma doença. Inclusive, as causas podem ser várias. Então, para ajudar a manter a flatulência sob controle, tente um dos seguintes chás ou infusões:

  • Sementes de cominho – Despeje 240 ml de água fervente sobre 1 a 2 colheres de chá de sementes de cominho recém-trituradas. Depois, deixe descansar de 10 a 15 minutos e coe. Beba uma xícara cheia duas a quatro vezes ao dia, entre as refeições.
  • Sementes de funcho – Siga as mesmas instruções anteriores substituindo por sementes de funcho. Beba antes ou depois das refeições.
  • Folhas secas de hortelã-pimenta – Despeje 240 ml de água recém-fervida sobre 1 colher de sopa de folhas secas de hortelã. Depois, deixe em infusão de 10 a 15 minutos e cor. Beba uma xícara do chá morno três a quatro vezes por dia.
  • Endro (dill ou aneto) – Para uma infusão suave de sementes de endro, despeje 240 ml de água recém-fervida sobre 1 colher de chá de sementes de endro moídas e deixe descansar de 10 a 15 minutos. Em seguida, coe e beba antes ou depois das refeições.
  • Erva-doce – Siga as mesmas instruções anteriores, substituindo o endro pelas folhas de erva-doce. Mas, cuidado! Antes de oferecer a alguém, certifique-se se ela não tem alergia a erva-doce!

Prefira o gengibre

A raiz do gengibre tem sido usada há milhares de anos para tratar a indigestão e a diarreia. As pesquisas dos últimos anos têm demonstrado que dois dos compostos do gengibre – gingerol e shogaol – também atuam no ouvido interno e no sistema nervoso central. Já no trato gastrointestinal, ajuda a reduzir o enjoo e a tontura. Portanto, beba 1 xícara do praticamente milagroso chá de gengibre depois das refeições. Assim você ajudará a manter seu aparelho digestivo em bom funcionamento.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã, diferentemente do vinagre branco, contém ácido málico e pode ajudar a equilibrar o pH do estômago. Misture 2 colheres de chá de vinagre de maçã em 240 ml de água e tome até três vezes ao dia para melhorar a digestão e evitar uma dor de estômago iminente.

Trate a diarreia com frutas vermelhas

Para aliviar a diarreia, ferva 2 a 3 colheres de amoras-pretas, mirtilos ou uvas-do-monte (ou suas folhas secas) em 360 ml de água durante 10 minutos e coe. Beba 1 xícara desse tônico de combate à diarreia várias vezes ao dia. Mas, prepare-o novamente a cada ingestão. Alguns herboristas recomendam tomar 2 colheres de sopa a cada 4 horas.

Melaço para a constipação

Esse subproduto do refino do açúcar contém grandes quantidade de cálcio, magnésio, potássio e ferro. Além disso, reduz eficazmente a constipação. Como é basicamente cana-de-açúcar concentrada, escove os dentes após ingerir o produto. Tome 1 colher de sopa de melaço antes de ir para a cama.

Pronto! Agora você já tem um guia completo para acabar com qualquer distúrbio gastrointestinal. Então, não deixe dores e enjoos acabarem com o seu dia. Invista nas soluções caseiras!