Para nos mantermos saudáveis, precisamos nos hidratar, consumindo uma quantidade suficiente de líquido todos os dias. Parte desse líquido – o equivalente a seis ou oito copos diários de água – vem da comida, principalmente de frutas e legumes, mas a maior parte é ingerida em bebidas de vários tipos, inclusive os chás. A seguir, vamos conhecer os benefícios dos chás, essa bebida que pode ser consumida quente ou gelada e agrada a todos os paladares!

Boas razões para tomar chá

  • Os chás possuem antioxidantes poderosos conhecidos como flavonoides e catequinas.
  • Apesar dos efeito diurético, o chá hidrata o corpo e tem outros benefícios.
  • Aumenta a imunidade a doenças por meio do aminoácido L-teanina, transformado pelo fígado em etilamina, que fortalece as células imunológicas.
  • Quem bebe chá pode estar menos sujeito a ataques cardíacos e AVC, pois os antioxidantes ajudam a prevenir o colesterol e os danos às artérias causados por radicais livres, já os flavonoides restringem os coágulos sanguíneos.
  • A catequina protege o DNA de mudanças causadoras de câncer.

 

Uma ou duas xícaras de chá têm o mesmo efeito antioxidante que cinco porções de frutas ou legumes.

Os principais tipos

Você sabia que as cores dos chás mudam de acordo com a maneira como ele é processado? Veja quais são os tipos mais comuns no mercado:

  • Preto – tem sabor mais forte e mais cafeína, e fica melhor quando deixado em infusão por 5 minutos.
  • Descafeinado – apresenta apenas alguns traços de cafeína e tem menos antioxidantes.
  • Verde – é rico em catequinas e contém vitamina K, importante para a coagulação do sangue. Além disso, ajuda a combater o câncer e as doenças do coração.
  • Jasmin – é o chá aromático preferido na China, perfumado com pétalas. É uma boa opção se você não gosta de bebidas muito fortes.
  • Kombucha – é uma chá-preto fermentado, contém açúcar, bactérias e leveduras. Além de ser delicioso, auxilia no combate ao câncer e atua na imunidade e no funcionamento do fígado.
  • Matcha – é um chá-verde em pó. É um dos que têm mais propriedades benéficas, pois toda a folha é ingerida. Uma xícara equivale a dez do tradicional chá de folhas.
  • Branco – é feito de botões e folhas selecionadas, cozidos no vapor e então desidratados. Tem menos cafeína e mais catequina que o chá-verde.

Sabe o que são Tisanas?

Tisanas, chás de ervas ou infusões são feitas com uma série de ervas, frutas e especiarias. Elas não contêm cafeína e oferecem uma série de vantagens para o organismo. Muitos chás de ervas são feitos com ingredientes de verdade, mas os de frutas podem levar ingredientes sintéticos, é importante ler a embalagem. Confira os tipos mais comuns de tisanas:

  • Camomila – tem o aminoácido triptofano, que acalma os nervos e promove o sono. Aliás, dá uma olhada nessas dicas que te ajudarão também a ter um sono tranquilo e revigorante.
  • Sabugueiro – tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda a aliviar os sintomas da gripe, tosse e sinusite.
  • Erva-doce – acalma o estômago
  • Gengibre – ajuda a reduzi náuseas e vômitos, incluindo o enjoo que ocorre nas viagens. Acredita-se que alivia a dor da artrite e reduz o colesterol.
  • Erva-cidreira – acalma os nervos e auxilia a digestão.
  • Urtiga – é revigorantes, contém ferro, cálcio e magnésio. Além disso, auxilia no tratamento de problemas respiratórios, veja como!
  • Hortelã – ajuda na digestão e alivia a náusea.

Dicas sobre como consumir

Tome o chá puro! Estudos apontam que as proteínas do tipo caseína, presentes no leite, neutralizam os antioxidantes do chá, diminuindo sua habilidade de aumentar a função vascular.

Prepare uma jarra! Folhas grandes a granel têm uma quantidade maior de agentes químicos benéficos quando comparadas às folhas fragmentadas, usadas na maioria dos saquinhos. Além disso, ao se expandir, elas soltam mais substâncias boas.

Agora que você já conhece os benefícios dos chás, aproveite as baixas temperaturas do inverno, escolha o seu sabor preferido, prepare uma xícara e se delicie!