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Publicado em: 26 de dezembro de 2018

Conheça os muitos benefícios do gengibre

São tantos os benefícios do gengibre que você não vai querer ficar sem ele na cozinha (ou no armário de remédios)

Imagem: ALLEKO/iStock

Desde a antiguidade, o gengibre é reverenciado como planta medicinal e tempero. Isto é, povos de várias regiões e épocas conhecem os benefícios do gengibre. Aliás, na Idade Média, os europeus acreditavam que o gengibre provinha do jardim do Éden, sendo apreciado pelos curandeiros. Nos lares e hospitais modernos, é usado para aliviar náuseas e para outros fins.

O que é

Reconhecido por suas propriedades antieméticas (contra os vômitos), o gengibre é oriundo da Índia e da China, assim como da Jamaica e de outras regiões tropicais. Essa planta medicinal perene de climas quentes apresenta uma relação próxima com o açafrão e a manjerona. Seus rizomas (caules subterrâneos) são utilizados para fins culinários e, sobretudo, terapêuticos. Como tempero, o gengibre adiciona um sabor picante a alimentos muito diferentes como carne de porco assada e biscoitos. Ele é muito importante na medicina tradicional.

Indicações

  • Alivia náuseas e tontura
  • Alivia a dor e a inflamação da artrite.
  • Alivia as dores musculares
  • Alivia alergias
  • Reduz a flatulência

Saiba como se prevenir e reduzir as dores da artrose.

Apresentação

Cápsulas, comprimidos, cápsulas gelatinosas, óleo, tintura, líquido, rizoma fresco ou desidratado, chá e cristais.

O que faz

Há milhares de anos esse tempero picante é popular no tratamento de problemas digestivos, que variam de uma discreta indigestão ou flatulência a náuseas e vômitos. Além disso, ajuda a aliviar resfriados e artrites. Sobretudo, as pesquisas modernas dos princípios ativos do gengibre confirmam a eficácia de várias preparações tradicionais.

Benefícios do gengibre

O que você faz com um marinheiro enjoado? A resposta é: dê-lhe gengibre. Em um estudo dinamarquês, 40 cadetes navais tomaram 1 g de gengibre em pó por dia e 39, placebo.  De fato, os primeiros sofreram bem menos de suor frio e vômitos (manifestações clássicas de enjoo marítimo) que os outros.

Como o gengibre atua basicamente no trato digestivo, estimulando os sucos gástricos e neutralizando ácidos, é uma boa alternativa para os medicamentos antieméticos, posto que podem afetar o sistema nervoso central e provocar sonolência.

Seja fresco ou na forma de cápsulas, o gengibre é um recurso potente para tratar náuseas e tontura.

Os estudos em mulheres submetidas a laparoscopia exploradora ou cirurgias ginecológicas de grande porte mostraram que o consumo de 1 g de gengibre antes da cirurgia pode reduzir inegavelmente as náuseas e os vômitos pós-operatórios, efeitos colaterais comuns da intervenção cirúrgica e da anestesia.

O gengibre também parece aliviar as náuseas provocadas pela quimioterapia, embora seja melhor ingeri-lo às refeições para minimizar a irritação gástrica. Os efeitos antieméticos do gengibre ajudam a aliviar a tontura, problema comum em pacientes idosos, assim como o enjoo matinal.

Durante anos, o gengibre tem sido um elemento importante da medicina popular, basicamente para aliviar o desconforto gástrico. Dessa forma,  os suplementos de gengibre (ou o rizoma fresco misturado com suco de limão) também são bons para combater a flatulência. (Saiba mais sobre esse assunto aqui).

E mais

As propriedades anti-inflamatórias e analgésicas do gengibre ajudam a aliviar as dores musculares (mialgia) e a dor crônica associada a artrite e a outros problemas de saúde. De acordo com um estudo com mulheres que sofrem de artrite reumatoide (uma doença autoimune caracterizada por inflamação grave), o consumo de apenas 5 g de gengibre fresco ou de cápsulas contendo até 1 g de gengibre em pó reduziu não somente a dor como também as inflamações articulares. Por isso, suas propriedades anti-inflamatórias sugerem que pode aliviar a constrição brônquica decorrente de resfriado ou alergia.

E ainda tem propriedades termogênicas, isto é, acelera o metabolismo, fazendo com que você queime mais calorias e contribuindo para a perda de peso.

Como tomar

Dosagem:
Para evitar o enjoo causado pelo movimento, tontura e náuseas; para reduzir a flatulência e aliviar dor crônica ou da artrite reumatoide: Tome gengibre até três vezes ao dia ou a cada quatro horas, conforme a necessidade.

A dose habitual é de 100 a 200 mg do extrato padronizado na forma de comprimidos; 1 a 2 g de pó fresco ou uma fatia (1,25 cm) de raiz fresca de gengibre.

Outra apresentação é o chá de gengibre (em saquinhos ou 1/2 colher de chá de raiz de gengibre ralada por xícara de água bem quente), que pode ser tomado várias vezes ao dia para fins semelhantes e para artrite e analgesia.

Se for viajar, use cristais de gengibre: Cada cristal contém cerca de 500 mg de gengibre.

Para dores musculares: Friccionar várias gotas de óleo de gengibre, misturado com 15 ml de óleo de amêndoas ou outro óleo neutro, nas áreas doloridas.

Para alívio de alergia: Beba até 4 xícaras de chá de gengibre por dia para aliviar os sintomas. (Veja mais sobre alergias aqui).

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