Faça uma busca
|
Publicado em: 20 de setembro de 2021

Veja como lavar travesseiro na máquina e na mão de forma correta

Muitas doenças respiratórias, como a asma, podem ser causadas por diversos motivos, entre eles a falta de higienização do travesseiro

Imagem: Deagreez/iStock

O travesseiro é o refúgio de muitas pessoas. Depois de um dia longo e cheio de estresse, tudo o que muitas pessoas desejam é deitar a cabeça em um local limpo e confortável. Para ter um sono tranquilo, em primeiro lugar, é necessário saber como escolher um travesseiro. Depois de escolher um modelo adequado e confortável para as suas necessidades, vem a parte mais difícil: cuidar para que ele não fique sujo e higienizá-lo de maneira adequada. Porém, os cuidados com o travesseiro muitas vezes são negligenciados, o que pode acarretar em diversas doenças que podem prejudicar ainda mais o seu dia.

Ao longo da noite de sono, são transferidas partículas de suor e de oleosidade para o travesseiro. Nesse sentido, ele se torna o local ideal para proliferação de ácaros. Por esse motivo, é essencial entender como lavar o travesseiro e como cuidar dele no dia a dia, seja ele da Nasa, de espuma ou até mesmo de penas.

Como lavar travesseiro na máquina de lavar

Passo 1: Retire as fronhas e as capas protetoras dos seus travesseiros. Estes itens devem ser lavados separadamente.

Passo 2: Coloque os travesseiros para serem lavados sempre em duplas. Assim, a máquina de lavar ficará com o peso balanceado, evitando problemas técnicos no futuro.

Passo 3: Deposite o sabão líquido no recipiente indicado na máquina. O sabão em pó também pode ser utilizado, porém tem maiores chances de acumular na parte interna do travesseiro, o que dificulta a lavagem.

Passo 4: Substitua o amaciante pelo vinagre. Ele vai garantir que o seu travesseiro fique bem limpo, tanto por fora como por dentro.

Passo 5: Selecione o ciclo frio de lavagem na máquina. Dessa forma, você consegue prevenir danos ao material.

Passo 6: Assim que o ciclo de lavagem for encerrado, retire os travesseiros da máquina e deixe-os apoiados horizontalmente em uma superfície longe do sol, porém bem ventilada.

Dica para afofar

Ao terminar a higienização, coloque o travesseiro na secadora junto com 3 bolas de tênis dentro de meias limpas e inicie o ciclo. As bolas de tênis farão com que o seu travesseiro fique mais fofinho ainda!

Como lavar travesseiro na mão

Passo 1: Enxarque o travesseiro no tanque ou em uma bacia grande.

Passo 2: Use um sabão neutro para a lavagem da superfície e do interior.

Passo 3: Enxágue bem para tirar todo o resquício de sabão.

Passo 4: Aperte bem para sair toda a água.

Passo 5: Deixe secar numa posição horizontal e longe do Sol.

Como lavar travesseiro a seco

Passo 1: Aplique bicarbonato de sódio por toda a superfície do travesseiro.

Passo 2: Deixe agir por pelo menos meia hora.

Passo 3: Use aspirador de pó para remover o bicarbonato ou bata o travesseiro em uma pia.

Passo 4: Borrife uma mistura de 1/2 xícara de vinagre e 1/2 xícara de álcool 70%.

Passo 5: Repita o processo do outro lado.

Como lavar travesseiro amarelado

Passo 1: Passe água oxigenada cremosa em toda a superfície da mancha.

Passo 2: Esfregue bem com uma escovinha até a mancha sair.

Passo 3: Retire o produto com um pano úmido macio.

Passo 4: Deixe secar numa posição horizontal e longe do Sol.

Cuidados e precauções ao lavar travesseiro

É preciso verificar as informações do fabricante na etiqueta do produto. (Imagem: UltraONEs/iStock)

Antes de lavar o seu travesseiro, sempre verifique a informação na etiqueta para confirmar as instruções do fabricante. Mas, em geral, se o travesseiro for de poliéster, plumas ou penas pode ser lavado e, até mesmo, você pode jogá-lo direto na máquina. O ideal é conferir o material antes da lavagem. Isso porque, dependendo do material, a máquina de lavar pode alterar o formato do travesseiro se o material for muito consistente. Veja abaixo outros cuidados que você deve tomar!

Seque bem o travesseiro

Muitos materiais de travesseiros não se dão muito bem com água e secagens de diversos tipos. A lavagem de alguns modelos na máquina, por exemplo, pode danificar o formato e causar incômodos musculares na hora de dormir. Além disso, se não secarem bem, podem acumular fungos, o que é péssimo principalmente para o seus olhos.

Dê prioridade ao uso de borrifadores de água e panos limpos em vez de colocá-lo diretamente na máquina. Se ainda assim você preferir molhá-lo inteiramente, aperte-o bem para tirar toda a umidade e não exponha ao sol. Prefira deixá-lo secando na sombra e em locais bem ventilados.

Dicas para o travesseiro ideal

Apertar o travesseiro pode ser reconfortante e dobrá-lo pode ser mais confortável, mas você deve evitar. Isso porque, com o tempo, o material pode perder a sua resistência e pode acabar deformando o travesseiro. Assim, há uma probabilidade maior de ocorrência de torcicolos.

Os travesseiros devem ser higienizados a cada 6 meses e trocados a cada 2 anos. Caso o seu demonstre sinais de que precisa ser trocado antes disso, não hesite. Opte por modelos hipoalergênicos para evitar problemas respiratórios no futuro. Da mesma forma, dê preferência para modelos mais estruturados que ofereçam sustentação para a musculatura.

Não dispense a fronha

Se você não se preocupa em forrar o travesseiro com uma fronha, pense duas vezes! Isso porque usá-lo sem a fronha pode aumentar as chances de desgastá-lo com o tempo e diminuir as lavagens. Já a fronha pode ser reposta e facilmente lavada com frequência. O ideal é trocar a fronha duas vezes por semana. A fronha também pode evitar o acúmulo de bactérias, ácaros e insetos que se alojam no colchão e no travesseiro expostos.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close