Faça uma busca


|
Publicado em: 16 de setembro de 2018

Faça você mesmo: como consertar aspirador de pó e economizar!

Calma antes de comprar um novo aspirador de pó, muitos problemas do aparelho podem ter soluções simples

Imagem: Dzurag/iStock
Iana Faini
Por: Iana Faini

Um aspirador de pó é um ventilador elétrico que suga ar e poeira por um tubo para dentro de um saco ou de uma câmara. O ar é, então, filtrado e expelido. Aspiradores verticais também têm escovas rotativas, movidas por correias, para retirar a poeira, enquanto modelos cilíndricos se valem apenas da sucção. Um aspirador de pó pode limpar quilômetros quadrados ao longo de uma década. Mas, quando o motor queima, o custo de um conserto profissional raramente vale a pena e sairá mais barato comprar um novo. Confira abaixo como consertar aspirador de pó e economize:

O aspirador perdeu a sucção

Nesse caso, verifique se não há entupimentos nem vazamentos de ar:

  • Veja se algo está entupindo a mangueira. Desligue o aparelho e retire cada seção, a começar pela mais distante do motor. Religue-o e confira: se a sucção voltar ao normal, a obstrução deve estar na seção que você acabou de remover.
  • Se a mangueira estiver desobstruída, veja o saco de poeira e os filtros. Substitua um saco rasgado ou esvazie o receptáculo da poeira. Lave ou troque filtros entupidos.
  • Verifique a escova rotativa de seu aspirador vertical. Ela pode ficar emaranhada em chumaços de cabelos ou linha, que reduzem o poder de limpeza. Corte os fios com uma tesoura e desprenda-os da escova.
  • Confira se não há rachaduras na mangueira. Faça um curativo nas áreas danificadas com fita adesiva, colando-a nos recessos da mangueira sanfonada.

A mangueira está entupida

Algo está preso na mangueira do seu aspirador? Se balançar, soprar e sacudir falharam, tente empurrar para fora, mas não com uma vara qualquer, isso poderia danificar o aparelho. Uma mangueira de jardim é a ferramenta perfeita: flexível, longa o suficiente e o plástico emborrachado não rasgará a mangueira do aspirador. Para isso, siga os passos:

  • Desconecte o tubo entupido e insira a mangueira de jardim pelo lado do aspirador até chegar à obstrução. É mais fácil fazer a obstrução voltar por onde veio. Cutuque para tentar desprendê-la.
  • Se você não conseguir fazer a obstrução se mover, retire a mangueira de jardim e tente pelo outro lado, alternando os lados até soltar.

Previna problemas futuros

Agora que você já sabe como consertar aspirador de pó, veja como fazer o aparelho durar mais:

  • Sempre esvazie os sacos de poeira antes que fiquem cheios. Um saco cheio exige mais do motor do aspirador e torna mais provável que ele pife antes do tempo.
  • Ouça o seu aspirador. Se o som mudar de repente para um tom mais agudo, desligue o aparelho, tire-o da tomada e verifique se não há obstrução na bolsa, na mangueira ou nos filtros.
  • Confira as mangueiras com frequência, e troque ou lave os filtros a cada três meses.
  • Veja por onde anda, pois sugar objetos como clipes de papel ou brinquedos pode danificar a parte interna.
  • Tente fixar um imã na frente das cabeça de limpeza: ele capturará pequenos objetos de metal antes que eles possam ser sugados.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados