Aprenda como limpar tapete e tirar 9 tipos de manchas

Aprenda como limpar tapete de pelo e de fios curtos com uma solução de água, detergente neutro e um pouquinho de vinagre, e outras dicas.

Douglas Ferreira | 14 de Julho de 2022 às 19:00

SasinParaksa /iStock -

Tapetes são ótimos objetos de decoração e podem transformar um ambiente. No entanto, para isso, é preciso mantê-los bem cuidados. Algumas manchas, como as de vinho, por exemplo, são difíceis de remover e podem arruinar o seu tapete. Contudo, elas não são impossíveis de serem retiradas e nós temos ótimas dicas de como limpar tapete para ensiná-lo.

Leia também: 8 dicas de como usar tapete na decoração

Se você tem um tapete que precisa de uma boa limpeza e não sabe por onde começar, fique calmo! Nós preparamos um guia para ajudá-lo e separamos algumas dicas de como limpar o seu tapete corretamente e como retirar algumas manchas difíceis!

Como limpar tapete

O “jeito certo” de limpar o seu tapete irá depender de vários fatores, como do espaço que você tem, do tipo de tecido do tapete, quão sujo ele está… No entanto, na maioria dos casos, é possível deixá-lo novinho com alguns produtos encontrados na sua cozinha.

O ideal é limpar o seu tapete pelo menos duas vezes ao mês. Dessa forma, você evita sujeiras muito profundas e difíceis de tirar. Veja, abaixo, algumas dicas que irão ajudá-lo.

Como limpar tapete de pelo

Para limpar tapetes de pelo ou com fios curtos experimente uma solução de água, detergente neutro e um pouquinho de vinagre; use um borrifador para umedecer os pelos. Em seguida, com uma escova macia, escove os pelos delicadamente. Depois, utilize um pano umedecido para retirar todo o produto e coloque o tapete para secar em um local arejado.

Como limpar tapetes a seco

Caso você não tenha espaço para colocar o tapete para secar, uma boa pedida é a lavagem a seco. Para lavar o seu tapete a seco, você irá precisar de um aspirador de pó, bicarbonato de sódio e amido de milho. Antes de começar a limpeza, misture porções iguais de amido de milho e bicarbonato de sódio. Em seguida, espalhe o pó por todo o tapete e passe uma escovinha, de forma leve, no seu tapete. Aguarde alguns minutos e passe o aspirador de pó.

9 dicas de como tirar manchas do tapete

Primeiro, tenha em mente que quanto mais tempo demorar para limpar, mais difícil será remover a mancha. Além disso, não esfregue, caso contrário você acabará espalhando a mancha em uma área mais ampla. Em vez disso, absorva o líquido derramado com um pano limpo ou papel-toalha. Procure remover a mancha de fora para dentro usando movimentos circulares, e não acrescente nenhum líquido. Você só dificultará ainda mais a tarefa.

É possível limpar o seu tapete e retirar manchas sem fazer muito esforço. (Imagem: Mukhina1/iStock)

Para absorver grandes quantidades de líquido, coloque uma camada de panos brancos e limpos ou toalhas de papel sobre a mancha. Ponha uma camada de 1 cm sobre o local e deixe que o líquido seja absorvido de um dia para o outro.

Leia também: Cronograma de limpeza para manter sua casa sempre impecável

Agora que você já passou pelo princípio básico da limpeza de tapetes, veja, abaixo, como tirar mancha de tapete e carpete, de acordo com a substância derramada:

1. Como tirar mancha de cera de vela do tapete

Deixe a cera endurecer, depois raspe o máximo que puder. Cubra o resíduo com mata-borrão, papel pardo ou papel-toalha e passe com a ponta de um ferro levemente morno. A cera derreterá e será absorvida pelo papel. Não deixe o ferro chamuscar o tapete.

2. Como tirar mancha de chiclete do tapete

Ponha uma sacola de cubos de gelo sobre a goma de mascar para congelá-la. Em seguida você pode quebrar a goma de mascar com um pequeno martelo e remover os pedaços. Esfregue qualquer resíduo com álcool mineral ou álcool metilado num pano macio.

3. Como tirar mancha de tinta do tapete

Marcas de tinta de caneta esferográfica devem ser esfregadas de leve com um cotonete mergulhado em álcool metilado. A tinta de uma caneta-tinteiro deve ser meticulosamente absorvida e limpa com água fria, antes de se usar um removedor de manchas de tinta adequado. Algumas canetas hidrográficas são à base de água, e as marcas de tinta devem ser tratadas com xampu para tapetes; se a caneta hidrográfica for à base de álcool, trate as marcas com álcool metilado.

4. Como tirar mancha de lama do tapete

Deixe a lama secar completamente e depois remova-a com uma escova. Então, aspire e use shampoo para tapetes em qualquer mancha residual.

5. Como tirar mancha de chá e café do tapete

Absorva meticulosamente e trate com shampoo para tapetes. Para as manchas difíceis de remover, use um solvente para limpeza a seco.

6. Como tirar mancha de urina do tapete

Absorva com lenços de papel e trate com shampoo para tapetes com adição de vinagre de vinho (50 ml de vinagre para meio litro de shampoo). Use um neutralizador de cheiros de animais de estimação para eliminar qualquer cheiro residual.

7. Como tirar mancha de vômito do tapete

Raspe quaisquer depósitos, tomando cuidado para não os espalhar sobre uma área mais ampla. Absorva meticulosamente com papel-toalha. Trate com shampoo para tapetes e um pouco de desinfetante para remover qualquer odor desagradável.

8. Como tirar mancha de vinho do tapete

Absorva até secar as manchas frescas, depois use shampoo para tapetes. Não ponha vinho branco sobre manchas de vinho tinto ou cubra com sal; isso é um mito!

9. Como tirar mancha de gordura do tapete

Solvente para limpeza a seco é a melhor forma de remover manchas de gordura em tapetes. Você pode comprar o produto na maioria das lojas de material de construção.