Como pintar parede: passo a passo completo

Como pintar parede: confira quais são os materiais necessários e dicas práticas para deixar a sua casa de cara nova

Marcela Barros | 15 de Agosto de 2022 às 09:30

kitzcorner/iStock -

Pintar as paredes é uma ótima forma de dar cara nova aos cômodos da casa. Há muitas opções de cores e tipos de tinta no mercado: difícil é escolher a mais bonita! Pintar as paredes pode ser a opção para quem quer fazer mudanças na casa sem gastar muito. Se você quer fazer isso, mas não sabe como, confira a seguir o nosso guia completo de como pintar parede.

Leia mais: 8 dicas de desenhos para fazer na parede

Guia completo de como pintar parede

Imagem: monticelllo/Istock

Ferramentas que você irá precisar

Passo a passo de como pintar parede

Imagem: Berezko/iStock

Passo 1: Vista os equipamentos de proteção. Em seguida, forre o chão e cubra os móveis com lona plástica. Também é importante retirar os espelhos dos interruptores e das tomadas. Cole fita crepe nos rodapés e nos cantos do teto.

Passo 2: A parede tem que ser preparada: se tiver buracos, cubra com massa corrida ou argamassa. Depois, será necessário usar um fundo preparador de paredes. Após isso, a parede poderá ser lixada.

Passo 3: Prepare a tinta; ela precisa ser diluída em água ou solvente, e a instruções para isso você encontra na lata. Depois disso, coloque a tinta na bandeja.

Passo 4: Use o rolo para pintar o teto, tomando cuidado para não deixá-lo encharcado. Em seguida, com a ajuda do pincel, comece a pintar os cantos da parede. Pinte os cantos do teto, parede e rodapé.

Passo 5: Depois, use o rolo para pintar a parede, tomando cuidado para não deixá-lo encharcado. Pinte a primeira demão executando movimentos uniformes de vai e vem na vertical. Faça isso em toda a parede e deixe secar por 5 horas (esse tempo pode variar dependendo da tinta).

Passo 6: Avalie se a segunda demão é necessária. Se sim, repita o processo.