Faxina planejada: veja como manter sua casa sempre limpa

Confira aqui como organizar a faxina e, assim, deixar todos os cômodos de sua casa sempre limpos e em ordem.

Redação | 25 de Março de 2022 às 13:00

Deagreez/iStock -

Manter a casa arrumada é muito fácil. A palavra mágica é organização. Quem planeja as tarefas diárias, semanais e ocasionais – e cumpre esse planejamento com disciplina – poupa tempo e energia. Confira a seguir como organizar a faxina e, assim, deixar todos os cômodos de sua casa sempre limpos e em ordem.

Como organizar a faxina

Leia também: Conheça 6 produtos de limpeza caseiro naturais

Antes de dar início à faxina, é importante certificar-se de que todos os produtos e aparelhos de limpeza estejam disponíveis. Não há necessidade de produtos químicos especiais para a limpeza, nem mesmo para a faxina geral. Basta um produto para limpeza geral, vinagre, limão e um ou outro lustra-móveis aqui citado. 

Planeje bastante tempo para a faxina. Como você pode suar ou eventualmente se sujar durante a faxina, é melhor usar roupas velhas e confortáveis. Além disso, é recomendável o uso de sapatos antiderrapantes e luvas e, dependendo do trabalho, óculos protetores. 

Para uma faxina planejada, deve-se ter em mente estas três regras: de cima para baixo, de trás para a frente e materiais iguais de uma só vez. Ou seja, comece pelas teias de aranha no teto, depois tire o pó, limpe as prateleiras e estantes, depois madeira, vidro e assim por diante. Por fim, limpe o chão. Trabalhe sempre do canto mais extremo em direção à porta. Destros limpam melhor da direita para a esquerda, e canhotos, da esquerda para a direita.

Limpeza diária

Em geral, as tarefas diárias podem ser liquidadas num piscar de olhos. Além do mais, é mais fácil manter limpa uma casa organizada. Acostume-se a arrumar roupas, sapatos, brinquedos, jornais etc. diariamente. Dessa forma, você evita que todas as tarefas se acumulem e tenham de ser realizadas em um só dia. Além disso, sacuda bem os lençóis e ventile bastante o quarto para evitar a umidade. 

No banheiro, enxágue bem a pia após escovar os dentes de manhã e enxugue com pano para evitar o acúmulo de poeira. Por fim, na cozinha, limpe a superfície de trabalho na cozinha uma vez por dia para evitar o acúmulo de sujeira.

Faxina semanal

Se a limpeza semanal também for cumprida, o trabalho da grande faxina anual será menor. Para facilitar, siga a lista de afazeres abaixo:

Limpeza ocasional

Leia também: 6 receitas de pastas de limpeza para fazer em casa

Para não perder de vista aquelas tarefas que só precisam ser cumpridas de vez em quando, é recomendável fazer um planejamento de faxina. Assim, é possível se lembrar de tudo e nenhuma área deixa de ser limpa. 

Faxina geral 

Quando você for dar aquela faxina geral, limpe um cômodo por dia, como o quarto, por exemplo, e no dia seguinte o banheiro, e assim por diante. 

Não esqueça de empurrar os móveis e limpe os cantos esquecidos. Arrume o armário, separando roupas que há muito não são usadas. Limpe cômodos de armazenamento de objetos e móveis velhos e jogue fora o que não usa mais.

Verifique a data de vencimento dos alimentos congelados e jogue fora os que estiverem fora da validade. Em seguida, descongele e limpe a geladeira. Verifique a data de vencimento de outros alimentos guardados e descarte o que estiver com a validade vencida. 

Confira também: 5 truques para fazer uma faxina inteligente