Lava-louças: 12 dicas de reparos simples na sua máquina

Além de economizar água, o lava-louças pode ser um aliado na correria do dia a dia. Veja como resolver pequenos problemas e não ficar na mão.

Thaís Garcez | 18 de Janeiro de 2020 às 16:00

ronstik/iStock -

Lavar louça é um trabalho do qual poucas pessoas gostam. Mas com um lava-louças essa tarefa pode ser menos sofrida. Além de favorecer a economia de água, a máquina aquece a água e deixa as louças mais limpas. Entretanto, com o uso contínuo alguns defeitos podem surgir.

A maioria dos problemas pode ser evitada com uma limpeza regular e com o uso da quantidade correta de produtos para a lavagem. Veja como solucionar com medidas simples!

O lava-louças não liga 

Reinicie a programação. Os painéis de controle permitem que você escolha dentre uma variedade de programas de lavagem. Falhas nos circuitos são uma causa comum de defeitos em eletrodomésticos. 

Se o lava-louças não funciona, certifique-se de que ele esteja ligado. Depois, tente zerar o controle. Você precisará apertar uma combinação de botões e esperar certo tempo antes de reiniciar. Consulte o manual. 

O lava-louças está vazando 

Identifique a fonte e acabe com o problema. Se o vazamento ocorre apenas de vez em quando, verifique se você arrumou corretamente a louça na máquina; se os braços da máquina tiverem o giro interrompido por uma panela ou cabo de faca, a água pode estar jorrando pela porta e vazando da máquina.

Se o vazamento for persistente, localize a fonte. Para isso, primeiro esvazie o lava-louça, afaste-o da parede e execute um ciclo normal. Observe a máquina para identificar se o vazamento está vindo da frente ou das mangueiras de entrada e saída da parte de trás. 

Verifique a vedação da porta 

Se a água estiver pingando da frente do aparelho, confira o filtro e a mangueira de saída; entupimentos farão o nível de água subir no interior do lava-louças e se infiltrar na vedação de borracha da porta. Abra a máquina e verifique os selos de borracha da porta. Se estiverem sujos ou com acúmulos minerais, limpe-os com um pano embebido em vinagre branco. 

Selos gastos ou rachados precisarão ser trocados. Os selos no topo e dos lados são fáceis de substituir; os inferiores são mais difíceis, pois a porta precisa ser retirada primeiro. Deixe este trabalho para um profissional. Tire os selos antigos, certificando-se de remover quaisquer fragmentos de borracha presos nas bordas. Limpe a estrutura de metal sob os selos e encaixe a borracha nova. Lembre-se de comprar selos adequados ao modelo do seu lava-louças. 

Ajuste os tubos 

Se a água estiver vazando das mangueiras de entrada ou de saída na parte de trás da máquina, tente apertar as juntas de compressão plásticas entre o lava-louças e as mangueiras. 

Verifique se não há rachaduras nas mangueiras. Dependendo do modelo, pode ser fácil substituir mangueiras danificadas por novas, ou será necessário desmontar parte do aparelho. 

Chame um técnico se o vazamento vier do corpo do lava-louças. É provável que a máquina precise de assistência profissional.

 

A pintura do escorredor está danificada 

Quando o revestimento de seu escorredor lasca ou arranha, o calor e a umidade logo corroem o metal sob ele. Isso não é apenas feio, mas pode arranhar sua louça, e manchá-la de ferrugem. Uma solução temporária é cobrir os buracos com um pouco de tinta, mas você deve substituir o escorredor assim que possível. 

Retoque com tinta epóxi 

Use uma tinta epóxi espessa e à prova d’água (disponível em lojas de ferramentas e materiais de construção) para pintar as áreas danificadas. Deixe secar por ao menos 24 horas antes de começar um ciclo de lavagem. Se o problema voltar, você pode não ter opção além de comprar um novo escorredor. 

O lava-louças não drena 

A maioria dos problemas de drenagem provém de entupimentos no filtro. Você deve limpá-lo toda semana. 

Limpe o filtro e verifique a mangueira de saída 

Tire o lava-louças da tomada e, então, retire pratos, panelas e talheres, e o escorredor inferior. Sob ele, você verá o mecanismo do filtro. Acione a alavanca no topo do mecanismo para removê-lo. 

Lave-o em água corrente quente, com uma escova para limpar. Recoloque o filtro e certifique-se de que esteja firme e bem encaixado. Se ele estiver frouxo, a água suja circulará pelo lava-louças. 

Afaste com cuidado o lava-louças da parede e localize a mangueira de saída, um tubo de plástico sanfonado que sai da parte de trás da máquina (geralmente na parte inferior à esquerda). Certifique-se de que a mangueira não tenha ficado amassada atrás do lava-louças, e acerte quaisquer dobras. 

Se a máquina ainda assim não drenar, você pode ter um defeito na bomba ou na válvula de drenagem. Chame um técnico. 

Minhas peças de vidro parecem embaçadas 

Faça com que elas brilhem com um banho de vinagre. Vidros que saiam do lava-louças com um embaçamento azulado muitas vezes podem ser limpos mergulhando-os em vinagre branco. Todavia, às vezes o embaçamento persistirá se o próprio vidro foi danificado pelo detergente muito alcalino do lava-louças, que pode corroer sua superfície.

Para minimizar este dano, tente lavar a uma temperatura mais baixa e reabastecer o sabão do lava-louças com regularidade. Trocar o detergente também pode ajudar. Vidros delicados ou caros devem ser sempre lavados a mão, e jamais no lava-louças. 

O lava-louças faz um barulho preocupante 

Remova obstruções e nivele o aparelho. Abra a porta do lava-louças e veja se nenhum utensílio se soltou ou ficou preso entre o escorredor e os braços. Certifique-se de que os escorredores móveis estão em seus trilhos. 

Use um prumo para garantir que a máquina esteja nivelada entre as partes de trás e da frente e entre um lado e outro. Gire os pés ajustáveis do aparelho até que ele esteja nivelado. 

Se os barulhos persistirem, chame um técnico. O suporte do motor pode estar desgastado. 

Meu lava-louças cheira mal 

Renove-o com suco de limão. Comece lavando o filtro e limpando os selos de borracha da porta com vinagre. Limpe o interior da máquina (vazia) com o ciclo mais intenso de lavagem. Ouça, no final do primeiro ciclo de drenagem, o som da água sendo puxada. Então, abra a porta e coloque um copo de vinagre branco na prateleira mais alta. Feche a porta e deixe o programa terminar. Em seguida, livre-se do cheiro de vinagre com meio copo de suco de limão no lava-louças e executando uma lavagem rápida.

Jamais use cloro no lava-louças e não deixe louça suja por muito tempo no lava-louças. Execute um ciclo de enxágue e espere se elas não forem ser lavadas no dia. 

Evite interromper um programa até que ele tenha terminado. Se o ciclo não estiver completo, haverá água suja na base do lava-louça. 

Ainda há comida grudada em minha louça 

Arrume o lava-louças para obter um resultado melhor. Se os seus pratos saem sujos de seu lava-louças, é provável que ele tenha sido mal arrumado. Todas as superfícies de seus pratos, potes e panelas precisam ser expostas aos jatos de água quente do lava-louças, e você precisa garantir que nada obstrua a rotação dos braços. 

Esfregue bem os pratos antes de colocá-los no lava-louças, mas não se preocupe em enxaguá-los. Na prateleira de baixo, ponha travessas pesadas levemente inclinadas, em vez de retas, para que elas não obstruam o fluxo da água. Disponha tábuas de corte e assadeiras nas laterais da prateleira inferior. 

Coloque os pratos na prateleira de baixo. Eles devem ficar voltados para dentro e com as superfícies bem separadas. Certifique-se de que coisas quebráveis, como vidros, não se toquem. A vibração pode fazê-los quebrar. 

Meus pratos continuam sujos 

Limpe os braços giratórios. Antes de suspeitar de um aquecedor ou uma bomba defeituosos, siga alguns passos fáceis que podem resolver o problema: 

Certifique-se de que a máquina esteja abastecida de sabão para lava-louças (para amolecer a água em certos locais) e líquido secante (para evitar manchas e reduzir o tempo de secagem). Não use sabão de cozinha, pois você pode danificar o aparelho. 

Limpe o filtro com frequência e encha a máquina com cuidado para garantir que a água e o detergente consigam chegar a todas as peças. 

Desobstrua os jatos dos braços rotativos

Com o tempo, os pequenos buracos podem ser obstruídos por pedaços de comida ou depósitos minerais. Retire os braços rotativos. Em geral eles são fixos por um simples clipe de plástico em torno do eixo ou um encaixe do tipo baioneta. Com uma agulha de costura, remova os detritos dos furos. Não use palitos de dentes, cujas pontas podem quebrar e ficar presas nos buracos. Jogue água no interior do braço e verifique se ela sai facilmente pelos furos antes de reencaixar a peça. 

Tente escolher um programa de lavagem diferente ou um detergente com outra fórmula. 

Não superlote a cesta de talheres, mas não se preocupe com a orientação de facas, garfos e colheres. Evite pôr facas de cozinha na máquina. Lave-as à mão.


E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!