Estamos na estação mais quentes do ano: o verão! E com a temperatura nas alturas o aumento do consumo de água é inevitável. Mas por meio do uso inteligente da água e de pequenos ajustes no encanamento, é possível reduzir o consumo à metade. Além de economizar ajudará a preservar o meio ambiente.

Então, confira abaixo nossas dicas de como economizar água e criar o hábito do consumo consciente.

kieferpix/Istock

Dica 1

Pequenos vazamentos podem desperdiçar muita água e pesar na conta no fim do mês. Por isso, é aconselhável fazer a checagem periódica do encanamento. Feche todas as torneiras e canos de máquinas que usam água. Anote a leitura do hidrômetro. Verifique-o novamente meia hora depois. Se a medição subiu, existe vazamento.


Choreograph/iStock

Dica 2

Tome banhos mais rápidos. Cada minuto a menos no chuveiro pode evitar o desperdício de 23 litros de água, dependendo do chuveiro.


turk_stock_photographer/iStock

Dica 3

Se você tem uma torneira pingando, conserte-a logo – o desperdício de água pode chegar a 2.000 litros por mês. Não tente apertar mais a torneira, pois isto desgastará a arruela e agravará o vazamento.


NikolayShubin/iStock

Dica 4

Sempre que abrir o chuveiro ou a torneira e esperar a água ficar quente, guarde a água fria numa jarra ou balde e use-a para regar as plantas, lavar roupas ou qualquer outra finalidade. Você pode economizar 4 litros de água a cada vez que fizer isso.