Alguns cuidados com o carro devem ser tomados para que ele mantenha por mais tempo a aparência que ele tinha quando saiu da concessionária. Além de bonito, dessa forma ele mantém as condições necessárias para ter um bom preço de revenda posteriormente. Portanto, se a grana anda curta e você quer economizar, uma boa pedida é evitar os lava jatos e investir em cuidados caseiros na hora de polir e lavar o seu carro.

Veja como é fácil e econômico seguindo essas dicas!

Lavando seu carro

lavar carro

Nem todos os produtos que você tem em casa são adequados para limpar o seu carro. Por isso, não caia na tentação de usar sabão em pó ou detergente. Invista em produtos específicos para a limpeza do seu carro, que são vendidos em mercados e lojas de autopeças. Você consegue encontrar uma seleção de produtos, dos mais baratos aos mais caros. Escolheu o produto? Agora é hora de lavar.

1 – Estacione o carro numa área com sombra. Isso é importante porque a exposição ao sol faz com que a água seque, podendo danificar a pintura e deixar marcas. Em seguida, friccione o shampoo para carros sobre todas as áreas manchadas, como as tingidas por excrementos de passarinhos ou folhas secas.

2 – Lave as rodas antes da carroceria. Mas antes, confirme se estão frias. Então, molhe-as com mangueira. Após isso, aplique um pouco de shampoo para carros com o pano de microfibra e esfregue-os com uma escova macia. Você pode usar uma escova de dentes velha para alcançar as frestas menores. Em seguida, enxague com água.

Dica extra: Para carros que possuam bancos de couro, em geral um pano úmido ou uma esponja macia é suficiente para limpá-los, sobretudo se for couro natural. Porém, se a sujeira for mais persistente, o ideal é usar sabão ou detergente neutro.

3 – Molhe todo o carro com mangueira. Encha um balde pela metade com a mistura de shampoo, de acordo com as instruções do fabricante, e outro com água. Não fique tentado a usar o detergente normal – é provável que forme ainda mais marcas de água enquanto o carro seca.

4 – Molhe a luva na água com shampoo e esfregue-a por todo o carro, começando pelo teto e depois pelos vidros do carro. Não o faça com muita força, senão você corre o risco de riscá-lo. Para tirar a sujeira da luva, enxágue-a no balde de água limpa antes de recolocá-la no que contém shampoo. Continue molhando o carro com a mangueira – não o deixe secar naturalmente.

5 – Quando tiver limpado todas as partes do carro, jogue água em todo ele com a mangueira. Assim, seu carro ficará limpo.

6 – Seque imediatamente com uma toalha ou camurça. Isso evitará manchas de água.

Polindo seu carro

polindo o carro

A pintura de um carro está sujeita ao desgaste diário. Seja por cascalhos, lascas de pedra, insetos ou produtos químicos, a pintura, com o passar do tempo, se torna opaca e coberta de riscos finos.

Dessa forma, apenas lavar o carro não é suficiente para garantir sua manutenção. De tempos em tempos haverá necessidade de polir e – com mais frequência – encerar, que são processos muito diferentes. Você deve encerar o carro com intervalo de alguns meses para conservar a camada protetora sobre a pintura. Já o polimento não precisa ser tão regular.

⇒ Carroceria

A cera protege o veículo do clima e o faz brilhar. Por isso, encere sempre que for polir o carro. Há centenas de produtos disponíveis, desde as tradicionais até polímeros avançados. As ceras em spray são muito mais fáceis de aplicar que as sólidas.

Aplique-a à sombra, e não sob a luz direta do sol. Siga as instruções do fabricante – algumas ceras precisam ser passadas na pintura, algumas via aplicador que acompanham o produto.

Lataria: faça pequenos reparos e economize

⇒ Para-choque

Antes de mais nada é importante verificar o material da superfície do seu para-choque. Em geral, eles podem ser de aço cromado ou plástico cromado. Para fazer o teste, ponha um imã no para-choque: se grudar ele é de aço cromado. Com uma palha de aço 0000 você pode fazer com que o aço cromado de seu para-choque, que já esteja opaco ou com pontos de ferrugem, seja restaurado. Basta que você esfregue vigorosamente. Não use palha de aço em plástico cromado. Em vez disso, esfregue-o com uma mistura de dois para um de vinagre branco e água ou com um composto especial para polimento de cromo.

Gostou dessas dicas? Experimente também essas 13 maneiras criativas de usar shampoo para limpeza.