Revestimento 3D: conheça essa tendência de decoração para a casa

Você conhece o revestimento 3D? Essa nova tendência de decoração de interiores tem ganhado cada vez mais adeptos pela beleza e baixo custo!

Ana Luiza Vasconcelos | 22 de Dezembro de 2020 às 15:00

Pinterest -

Moderno, elegante, original e com uma grande variedade de preços e formatos, o revestimento 3D chegou com tudo nas lojas de construção e de decoração de interiores. Dando fim às paredes lisas e sem graça, ele vem ganhando um grande destaque nas redes sociais também.

O que é o revestimento 3D?

Também chamado de 3D board, o revestimento 3D consiste em um compilado de placas de alto e baixo relevo que, quando colocadas em sequência, formam um painel tridimensional, criando um belo efeito visual na parede onde aplicado. Além de paredes, podem ser utilizadas em muros externos e tetos.

Quais os tipos de revestimento 3D?

Imagem: Pinterest

Existe uma variedade enorme de tamanhos e opções de desenhos para as placas e elas podem ser feitas de diversos materiais, tais como:

Por toda essa pluralidade, os preços também variam bastante, mas em uma rápida pesquisa é possível encontrar na internet ofertas de 25 placas por R$249,99, cerca de R$10 por placa; um preço bastante atrativo.

Como utilizar o revestimento 3D?

Antes de tudo é preciso decidir em que parte interna ou externa da casa o revestimento será instalado e escolher o revestimento que melhor se adapta e combina com o local.

Em lugares úmidos como cozinha e banheiros, as placas feitas de gesso, por exemplo, não são recomendadas por serem mais suscetíveis à umidade. Nesse caso, o mais recomendável são placas de azulejo, cimentício e porcelana.

Com a ressalva das áreas úmidas, as placas feitas de gesso são recomendáveis para quaisquer outros locais internos da casa, principalmente por terem um excelente acabamento com um custo inferior às de outros materiais.

Confira também: Como usar espelhos na decoração? 6 dicas para te inspirar!

A aplicação do material é bastante simples, rápida e sem aquela sujeirada de quando se pinta paredes.

É realizada, quase sempre, diretamente sobre a parede e, dependendo das peças que escolha, podem ser instaladas por você mesmo! E para limpar, basta um pano úmido!

Dicas de decoração com o revestimento 3D

Imagem: alfexe/iStock

Por se tratar de uma decoração que prende a atenção, é sempre bom ter cuidado na hora de decorar para que não ocorram exageros. A iluminação do ambiente também pode ser utilizada de maneira que dê ainda mais destaque para a parede revestida.

Sala

No ambiente que recebemos as visitas sempre queremos algo mais jeitoso e elegante, portanto aqui é possível ousar mais na decoração.

Mas atenção, além de escolher um estilo de placa que também combine com os donos da casa, é preciso também harmonizar a textura e a quantidade das placas com os móveis do ambiente, uma vez que os móveis desse local da casa também costumam ser maiores e mais chamativos.

É necessário ter cuidado em especial para que o local não fique com muita informação.

Quarto

O revestimento 3D é uma ótima opção para aqueles que cansaram das paredes lisas ou do mesmo papel de parede.

A dica é escolher as placas que mais combinem com o dono do aposento e que tragam harmonia ao local de descanso. Procure investir em cores mais suaves.

Banheiros

Como já foi dito, evite placas de gesso nesse espaço e dê preferência às placas feitas de PVC ou cerâmica. Esses modelos são impermeáveis, de fácil limpeza e ainda ajudam a evitar infiltrações.

Veja também: 8 ideias para organizar o seu banheiro

Cozinha

O coração da casa também pode ficar ainda mais bonito com essa decoração elegante e moderna. Dê preferência a placas feitas de cerâmica e porcelanato, materiais de grande resistência e fácil limpeza. Nesse caso, PVC não é indicado por ser um material inflamável.

Áreas externas

Mais uma vez, atenção para a escolha do material correto para uma área exposta ao tempo e que pode pegar chuva, sol, calor e frio com muita frequência.

Opte por materiais resistentes e apropriados para o local como cimentício e cerâmica para evitar prejuízos inesperados. Nessas áreas abertas é possível brincar mais com cores mais vivas e, dependendo da situação, relevos mais chamativos e/ou sofisticados.