Já pensou em enviar dinheiro diretamente pelo WhatsApp? Na última segunda-feira (15), o Facebook – empresa dona do mensageiro mais popular do mundo – anunciou um novo recurso que permite fazer pagamentos pelo app. A função chega aos poucos aos usuários brasileiros do aplicativo, e em um primeiro momento está disponível para clientes do Banco do Brasil, Nubank e Sicred, que tenham cartões com as bandeiras Visa e Mastercard.

A seguir, saiba como usar o WhatsApp Pay de forma segura para evitar golpes ao realizar transações.


Leia também: WhatsApp clonado: como recuperar e se proteger de golpes


(Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Como enviar dinheiro pelo WhatsApp Pay?

Para enviar dinheiro pelo WhatsApp utilizando o recurso de pagamentos Facebook Pay, basta tocar sobre ícone de clipe de papel, como se fosse enviar um arquivo em uma conversa do app. Em seguida, procure a opção “Pagamento” e toque sobre ela. Depois, insira o valor que deseja transferir.


Enviando dinheiro pelo WhatsApp. (Imagem: Reprodução)

Caso você ainda não tenha configurado o Facebook Pay, toque no botão de enviar e aparecerá uma tela para que você realize esse processo. Toque em “Começar”, depois em “Continuar” e aceite os termos e políticas do serviço.


Adicionando um cartão para pagamento no WhatsApp. (Imagem: Reprodução)

Em seguida, crie um PIN para o Facebook Pay. Posteriormente você deverá inserir seus dados pessoais e do cartão que deseja usar nas transações. Para confirmar, você deverá verificar seu cartão por meio de SMS, e-mail ou pelo app do seu banco – escolha a opção que preferir.

É importante ressaltar que transações entre pessoas físicas só podem ser feitas com cartões de débito, e de acordo com o WhatsApp, sem taxas (isso não isenta possíveis taxas de transferências entre bancos).

Já empresas que utilizam o WhatsApp Business terão uma taxa de processamento de 3,99% para receber pagamentos de clientes, já que aceitam também pagamentos por cartão de crédito.

Para receber pagamentos, basta tocar em “Aceitar pagamento” – os usuários também deverão ter o Facebook Pay configurado.

Não é possível enviar dinheiro pelo WhatsApp Web ou pelo o app para PC.

Como evitar golpes ao enviar dinheiro pelo WhatsApp?

Para evitar vazamentos dos seus dados e transações não autorizadas em sua conta do Facebook Pay, é importante tomar alguns cuidados. O primeiro deles (que também protege as suas mensagens e qualquer conteúdo compartilhado pelo aplicativo) é ativar a confirmação em duas etapas. Desse modo, você precisará inserir seu PIN ao tentar registrar novamente seu celular no WhatsApp. Além disso, é recomendado ativar o desbloqueio do app mediante impressão digital.

Por fim, nunca compartilhe o seu PIN do Facebook Pay, senha de cartões ou códigos de segurança e confirmação com terceiros.

Ana Marques
Ana Marques
Jornalista formada pela UFRJ, Ana é entusiasta de tecnologia, dos dispositivos móveis e da inteligência artificial, mas também defensora das relações humanas e das conexões feitas por meio de encontros. Sua relação com a cobertura tecnológica teve início em 2016, no TechTudo, ainda como estagiária. Em 2018, passou a integrar a equipe de Conteúdo do site Zoom.com.br, onde atualmente é a editora de Mobile (Celulares, Tablets e Wearables) & Eletrônicos.