Faça uma busca
|
Publicado em: 15 de outubro de 2021

Comprovante de vacinação online: como acessar o certificado pelo celular?

Aplicativo Conecte SUS exibe comprovante de vacina da Covid-19; documento é exigido em algumas regiões para viagens, academia, cinema e shows

Imagem: Divulgação/SUS

Com a flexibilização das medidas de distanciamento social, o comprovante de vacinação contra a Covid-19 tem sido constantemente exigido em algumas regiões do Brasil. Com ele, indivíduos com o esquema vacinal em dia podem ter acesso a cinemas, shows e outros eventos restritos a vacinados.

Leia também: 10 mitos sobre a vacina da Covid-19 em que você não deveria acreditar

Para maior comodidade, você não precisa ficar andando por aí com o papel recebido no ato de vacinação (ou com a sua caderneta física de vacinas debaixo do braço). O aplicativo Conecte SUS, que reúne suas informações de saúde registradas pelo governo, permite ao cidadão comprovar o recebimento da vacina contra Covid-19.

Como emitir o certificado de vacina pelo celular?

Para obter o certificado com QR Code de autenticação, é necessário que o indivíduo tenha completado o esquema básico de vacinas. Isto é, ele precisa ter recebido a 1ª e a 2ª dose (ou dose única, quando for o caso) das vacinas AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer ou Janssen.

  1. Baixe o aplicativo Conecte SUS na Play Store ou App Store.
  2. Faça o login usando a sua conta gov.br (trata-se da conta unificada para acesso a diversos serviços do Governo Federal).
  3. Na página inicial do aplicativo, toque em "Vacinas".
  4. Toque sobre os registros de vacina contra Covid-19.
  5. Agora, basta tocar em "Certificado de Vacinação" para emitir o documento. Você pode salvá-lo em PDF ou obter o QR Code na tela do celular.

Como autenticar apenas com a 1ª primeira dose?

O Conecte SUS não emite o certificado específico de vacina autenticado apenas para a primeira dose de vacina contra Covid-19 (quando o esquema prevê mais de uma dose). Neste caso, se o estabelecimento aceitar indivíduos com apenas uma dose — como pessoas que ainda não se vacinaram inteiramente devido ao cronograma do governo — é possível obter a carteira de vacinação autenticada com QR Code. Nela, vão constar todas as doses de vacina registradas.

Para obtê-la, faça o seguinte:

  1. Na tela inicial do app Conecte SUS, acesse "Vacinas".
  2. Toque no botão azul "Carteira de Vacinação Digital", no final da página.
  3. Pronto! O certificado é emitido com QR Code e as doses já ministradas. Você pode salvá-lo em PDF para compartilhar via WhatsApp ou imprimir posteriormente.
Ana Marques
Ana Marques
Jornalista formada pela UFRJ, Ana é entusiasta de tecnologia, dos dispositivos móveis e da inteligência artificial, mas também defensora das relações humanas e das conexões feitas por meio de encontros. Sua relação com a cobertura tecnológica teve início em 2016, no TechTudo, ainda como estagiária. Em 2018, passou a integrar a equipe de Conteúdo do comparador Zoom.com.br, onde foi editora de Mobile (Celulares, Tablets e Wearables) & Eletrônicos até agosto de 2020. Atualmente é editora-assistente de Notícias no Tecnoblog, o maior veículo independente de Tecnologia do Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close