Faça uma busca
|
Publicado em: 30 de outubro de 2020

Conecte SUS: plataforma permite ver exames, vacinas e consultas pela internet

Saiba como acessar os dados do SUS online para obter informações sobre atendimento, vacinação, consultas e exames

Conecte SUS: plataforma permite ver exames, vacinas e consultas pela internet Imagem: marchmeena29/iStock

O Sistema Único de Saúde Brasileiro (SUS) conta com uma plataforma online chamada Conecte SUS que permite realizar diversos procedimentos pela internet.

Com ela, o cidadão consegue marcar consultas, obter resultado de exames e certificados de vacinação, entre outras opções que facilitam a integração de informações.

Desse modo, além de maior conveniência um profissional de saúde pode recuperar o histórico do paciente e prestar um melhor atendimento.

Leia também: App ‘Coronavírus – SUS’ tira dúvidas e ajuda no diagnóstico; saiba como usar

Como usar o Conecte SUS

O Conecte SUS está disponível na web por meio do endereço https://conectesus-paciente.saude.gov.br/ ou pelo aplicativo disponível para Android e iPhone (iOS).

O cidadão deve fazer o login com a sua conta gov.br (a mesma utilizada para entrar em outros serviços do governo, como INSS e carteira de trabalho digital), utilizando o CPF e a senha cadastrada.

*Durante os meus testes com o serviço, encontrei uma experiência melhor de navegação pelos aplicativos para celular.

Quais procedimentos posso realizar no Conecte SUS?

1. Visualizar cartão SUS

Para visualizar o cartão SUS, basta tocar sobre o ícone do cartão na tela inicial do app. Além de exibir o número, você pode ainda tocar sobre o ícone de QR Code para exibi-lo.

Cartão SUS
Cartão SUS no app (Imagem: Reprodução)

2. Calendário de vacinação

Tocando em “Calendário”, é possível ver quais são as vacinas indicadas por período de idade ou condição: crianças, adolescentes, adultos, gestantes ou idosos.

3. Agendamentos

O app também permite que você agende consultas e veja sua situação em filas de espera. No entanto, você deve estar registrado em uma equipe de saúde de Atenção Básica para realizar agendamentos (o que deve ser feito presencialmente).

4. Medicamentos

Se você costuma receber medicamentos do SUS, é possível consultar o histórico do que foi recebido pelo app, na aba “Medicamentos”.

medicamentos
(Imagem: iStock)

5. Consultar hospitais, postos e outros serviços de saúde próximos

Pela seção “Serviços de saúde”, o app mostra estabelecimentos de saúde próximos, com base na sua localização atual. Para funcionar, o recurso requer a permissão para usar o GPS do seu smartphone.

6. Exames

O aplicativo também conta com uma área para o histórico e resultados de exames realizados. Até o momento, ela só inclui os testes para a COVID-19, mas o plano é que no futuro outros tipos de exame também entrem no sistema.

7. Histórico de atendimento, medicamentos e vacinas

A aba histórico, que exibe os resultados de exame, também conta com registro de atendimentos, medicamentos e vacinas. Atualmente, para muitas pessoas o histórico de vacinas ainda não está disponível, mas uma mensagem no app afirma que haverá uma atualização para integrar esses dados posteriormente.

Com informações: Governo Federal

Ana Marques
Ana Marques
Jornalista formada pela UFRJ, Ana é entusiasta de tecnologia, dos dispositivos móveis e da inteligência artificial, mas também defensora das relações humanas e das conexões feitas por meio de encontros. Sua relação com a cobertura tecnológica teve início em 2016, no TechTudo, ainda como estagiária. Em 2018, passou a integrar a equipe de Conteúdo do comparador Zoom.com.br, onde foi editora de Mobile (Celulares, Tablets e Wearables) & Eletrônicos até agosto de 2020. Atualmente é editora-assistente de Notícias no Tecnoblog, o maior veículo independente de Tecnologia do Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados