Faça uma busca
|
Publicado em: 26 de novembro de 2021

Hummus de cenoura com tomate para a ansiedade e saúde do coração

Aprenda uma receita rica em licopeno e betacaroteno e garanta muitos benefícios para a sua saúde.

Imagem: vaaseenaa/iStock

Os compostos naturais chamados de fitonutrientes, ou fitoquímicos, são componentes de plantas que são poderosos defensores da saúde. Estudos mostram que pessoas que comem mais alimentos vegetais reduziram o risco de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, câncer e problemas cardíacos.

Outros estudos também mostraram que comer mais alimentos vegetais está associado a uma melhor saúde do cérebro e menor inflamação. Por isso é tão importante fazer refeições coloridas, pois as cores dos vegetais e frutas são os fitoquímicos em sua diversidade terapêutica.

Hoje eu escolhei a família da cor alaranjada e avermelhada para a nossa receita.

Licopeno

O licopeno é um fitonutriente de cor avermelhada. Algumas evidências sugerem que uma dieta rica em licopeno está associado a um menor risco de câncer de próstata.

Esse fitonutriente é normalmente encontrado em tomates e produtos à base de tomate, como suco de tomate, molho de espaguete, sopa de tomate e pasta de tomate, bem como melancia, toranja rosa e goiaba.

Leia também: Estudos apontam que tomate ajuda a prevenir o câncer de próstata

Produtos de tomate cozido fazem com que o licopeno fique mais “disponível” para ser absorvido pelo corpo. O licopeno é também solúvel em gordura, o que significa que a gordura é necessária para otimizar a absorção pelo corpo. Portanto, uma combinação ideal pode ser um molho de tomate cozido com azeite de oliva.

Betacaroteno

O betacaroteno é importante porque pode se transformar em vitamina A no corpo. A vitamina A tem muitas funções, como a promoção da visão saudável, função imunológica, crescimento celular e reprodução.

Para absorer o máximo possível de carotenóides de sua comida, aqui está outro exemplo em que cozinhar alimentos como cenouras será importante. Cozinhar vegetais contendo carotenóides permite que o calor "libere" os fitonutrientes dos alimentos para serem absorvidos pelo nosso organismo.

Um pouco de gordura também é necessária para tornar os carotenóides mais disponíveis para o corpo. Portanto, tendo cenouras cozidas regadas com azeite de oliva seriam uma combinação ideal para maximizar a quantidade de betacaroteno que seu corpo absorve.

Gostou dos benefícios dos licopeno e do betacaroteno? Então veja agora uma receita muito especial que irá ajudá-lo a garantir a ingestão desses dois fitonutrientes.

Hummus de cenoura com tomate para a ansiedade e saúde do coração

Rendimento: 8 porções

Ingredientes

  • 2 cenouras cozidas e amassada
  • 100 g de grão de bico cozido, drenado, enxaguado
  • 1⁄4 xícara de tahine
  • 1⁄4 xícara de suco de limão fresco
  • 3 colheres (sopa) de azeite virgem extra
  • 1 dente de alho pequeno, dividido pela metade
  • 1 1⁄2 colher (chá) de sal
  • 1 tomate italiano médio aquecido (pode ser na panela, microoondas ou assado)

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes em um processador de alimentos e bata até ficar homogêneo. Guarde em geladeira em pote fechado por até 5 dias.

Use esse creme para passar em uma torrada integral, uma tapioca com chia ou um pão de fermentação natural. Dessa forma conseguimos um creme com bons teores de vitamina A e triptofano ajudando na ansiedade, disposição, proteção da saúde do coração e dos olhos.

Para explicar melhor o motivo de aquecer os alimentos e dessa sinergia da vitamina A, a Nutri Aline Quissak do @nutri_secrets preparou um video muito especial aqui:

Confira mais informações sobre alimentação terapêutica no instagram @nutri_secrets!

Aline Quissak
Aline Quissak
Aline é nutricionista com 8 especializações internacionais no Canadá e Estados Unidos e Brasil. É formada em Nutrição pela Universidade Federal de Alfenas (MG), tendo cursado Applied Humman Nutrition na University of Guelph, no Canadá. Possui aprimoramentos em Oncologia (University of Guelph, Canadá), Obesidade, Diabetes e Doenças Cardiovasculares (University of Toronto, Canadá) e Fitoterapia (University of Toronto, Canadá), Psicologia da Nutrição (Institute for the Psychology, UA) e curso de aprimoramento em Nutrição Esportiva voltada para HIIT e CrossFit nos EUA. Com experiências no Brasil e no exterior nas áreas de avaliação nutricional e rotina hospitalar em oncologia e cirurgia bariátrica, Aline também tem capacitações em Nutrição no envelhecimento e Nutrigenética. Ganhou prêmio de Melhor Nutricionista do Ano em 2018 pelo Prêmio Personalidades Topview. É apaixonada por cozinhar e dedica seu tempo e suas pesquisas no desenvolvimento de receitas terapêuticas. Tem desenvolvido nos últimos anos pesquisas científicas relacionadas às propriedades terapêuticas do cacau e suas sinergias nutricionais.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close