Faça uma busca
|
Publicado em: 4 de junho de 2021

Na disputa pelo seu stream, Spotify faz até Mapa Astral

Com a nova brincadeira #SóVocê, do Spotify, usuários podem compartilhar peculiaridades musicais nas redes sociais

Imagem: Logan Weaver/Unsplash

O Spotify ataca novamente. O serviço de streaming lançou uma nova brincadeira, chamada “Só você”, que informa aos usuários algumas estatísticas peculiares sobre seu modo de ouvir música e podcasts.

Por exemplo: aparentemente só eu ouço Billie Eilish imediatamente após ouvir Enya. E é a “minha cara” misturar o gênero Emo com músicas relaxantes ao longo do dia.

Leia também: Os números de likes estão de volta ao Instagram (se você os quiser)

Em uma jogada de marketing genial, a empresa une dois assuntos com alto potencial viral nas redes: gosto musical e mapa astral – todo mundo quer compartilhar qual artista é seu Sol, ainda que possam discordar um pouco da escolha para a Lua ou ascendente.

(Imagem: Cezar Sampaio/Unsplash)

E essa é só mais uma cartada do Spotify para cativar usuários frequentes. A plataforma já fazia os compilados anuais para reunir artistas mais ouvidos, o que tem sido um sucesso há alguns anos.

Mas há duas grandes sacadas nisso tudo: a primeira é que para ter dados legais para compartilhar, e da forma mais fiel possível, você precisa usar o serviço com frequência: ao trabalhar, ao arrumar a casa, em uma social com amigos, ao se deslocar pela cidade…

Você precisa ensinar ao Spotify o que você gosta de ouvir, quais são as músicas e estilos que representam a sua personalidade. Dessa forma, a empresa também alimenta seus algoritmos para sempre oferecer o que você tem mais chances de aceitar, criando um vínculo forte.

A segunda sacada é que você não pode compartilhar a sua conta individual, para não misturar gostos. E eu parei para refletir sobre isso após uma conversa com meu namorado esta semana – ele é fã de New Metal, Punk Rock e gêneros afins. Mas teve o lapso de esquecer seu Spotify conectado à Alexa da casa, até que a mãe acabou ouvindo músicas com a conta dele. Já viu, né? Sol em Bring Me The Horizon e Lua em Barões da Pisadinha.

Com isso, o Spotify, que aumentou o preço de sua assinatura recentemente, consegue ter mais atrativos do que apenas o conteúdo em si, oferecendo mais motivos para que você permaneça fiel à plataforma.

Afinal, deve ser um pouco triste assinar o Apple Music e não poder compartilhar essas estatísticas peculiares com ninguém, né?

Como fazer o Mapa Astral do Spotify

Se você não vê a hora de saber quais astros regem seu perfil, é simples. Basta entrar no aplicativo do Spotify (para Android ou iOS), e tocar sobre a opção “Descubra o que te toca”, que aparece na tela inicial do app, em um banner amarelo.

A partir daí, a plataforma mostra diversos cards em forma de Stories que falam dados curiosos sobre sua personalidade musical. Você pode compartilhar cada um deles tocando em “Compartilhar este Story”.

Ana Marques
Ana Marques
Jornalista formada pela UFRJ, Ana é entusiasta de tecnologia, dos dispositivos móveis e da inteligência artificial, mas também defensora das relações humanas e das conexões feitas por meio de encontros. Sua relação com a cobertura tecnológica teve início em 2016, no TechTudo, ainda como estagiária. Em 2018, passou a integrar a equipe de Conteúdo do comparador Zoom.com.br, onde foi editora de Mobile (Celulares, Tablets e Wearables) & Eletrônicos até agosto de 2020. Atualmente é autora no Tecnoblog.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados