Faça uma busca
|
Publicado em: 9 de setembro de 2021

Conjunto de escolhas saudáveis: entenda a importância

Apenas a prática de exercícios não é garantia de uma vida saudável

Imagem: jacoblund/iStock

Rafaela é aluna da academia há dois anos. Dedicada, treina seis vezes por semana e tem um ótimo condicionamento. Costumo vê-la às 6 h da manhã na academia. Todavia, havia duas semanas que eu não a via. Resolvi lhe mandar uma mensagem. Ela me respondeu dizendo que não estava se sentindo bem e que sua pressão estava oscilando um pouco. Estranhei bastante, visto que a atividade física proporciona inúmeros benefícios fisiológicos, inclusive ao sistema cardiovascular, fazendo com que a pressão arterial seja normal. 

Duas semanas depois, Rafaela voltou a treinar. Perguntei se ela estava melhor, e ela disse que sim. Disse: “André, nos conhecemos há muito tempo, te considero um amigo. Então, posso me abrir com você”. 

Rafaela me contou que, há alguns meses, terminou seu relacionamento e desde então tem consumido muitos alimentos industrializados e bebido bastante álcool. Pensava que, por ser uma praticante de atividade física regular, que treina há anos, não teria problemas com seus novos hábitos. Precisei explicar a ela algumas coisas.

Suas novas escolhas (má alimentação e consumo excessivo de álcool) podem causar alterações na pressão arterial e em outros sistemas do corpo. Em poucos meses, são capazes de causar estragos na saúde. Diabetes, câncer, obesidade, dislipidemias são alguns exemplos de doenças associadas a esse tipo de comportamento.

Leia também: O passado repercute no presente

Alimentos industrializados, entre outras substâncias prejudiciais, contêm enorme quantidade de sal e podem levar à hipertensão. É provável que, se Rafaela não tivesse o nível de atividade física que tem, estaria correndo o risco de virar hipertensa. 

Muitas pessoas que praticam atividade física de forma regular pensam que não é necessário cuidar da alimentação, qualidade do sono, atentar-se ao excesso de álcool e outras variáveis. Já ouvi bastante, na academia, frases do tipo: “toda semana vou a um rodízio de pizza”, “estou bebendo quase todos os dias”, “tenho dormido bem, pouco vendo séries...” Na maioria das vezes, a pessoa argumenta que treina frequentemente, então, “não terá problemas’’. 

É necessário muito cuidado ao pensar assim. A atividade física não é um passaporte para inúmeros hábitos não saudáveis. Ademais, é preciso lembrar que nossa saúde é multifatorial e muitos benefícios do treinamento são prejudicados quando não são feitas escolhas corretas.

Felizmente, ainda existem muitas pessoas que entendem que as escolhas saudáveis precisam estar associadas a outras: boa alimentação, qualidade no sono, hidratação adequada, nível de ansiedade controlado, consumo moderado de álcool e, obviamente, prática de atividade física.  

A conversa com Rafaela foi positiva. Ela refletiu sobre o caminho que estava trilhando e percebeu que o destino poderia não ser legal. Sua alimentação melhorou, ela diminuiu o consumo de álcool, voltou a treinar bem e sua pressão estava novamente normal. 

A história de Rafaela permite uma reflexão sobre como têm sido nossas escolhas. São elas que determinam quem somos, e nossa saúde depende de uma combinação de escolhas saudáveis.

André Messias
André Messias
Doutorando em Epidemiologia em Saúde Pública pela FioCruz, é mestre em Ciências Cardiovasculares pelo Instituto Nacional de Cardiologia, o professor e personal trainer André Messias tem como prioridade a saúde e a qualidade de vida. Ele acredita que as escolhas relacionadas ao estilo de vida, em especial à prática de exercícios físicos, são essenciais para nossa saúde física, mental e social. E que, portanto, cabe a todos nós uma reflexão de como estamos vivendo.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close