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Publicado em: 3 de dezembro de 2021

Sorvete de banana que afasta o cansaço e melhora o sono

Aprenda esta receita terapêutica ideal para saborear em dias quentes.

Imagem: Cortesia/Aline Quissak

O sono é importante em várias funções fisiológicas, incluindo a atividade cerebral, respiração e frequência cardíaca. Ter uma boa noite de sono melhora a atenção, criatividade, memória e aprendizagem, já o sono insuficiente ou a má qualidade do sono podem atuar como um fator de risco para uma variedade de doenças, incluindo demência, psicose e diabetes.

Alimentos ricos em triptofano e vitaminas do complexo B podem auxiliar na modulação e qualidade do sono. Sendo assim, se você tiver problemas para ter uma boa noite de sono, dê preferência a refeições que contenham kiwi, morango ou cereja, eles contêm fito melatonina, o hormônio do sono. Outra opção é ficar atento às receitas que contenham banana e abacate como ingrediente. Esses alimentos possuem vitamina B6, magnésio e triptofano, que ajudam a formar melatonina.

Leia também: Especialistas explicam por que você deve ter 8 horas de sono

Chás como melissa (erva-cidreira) também ajudam a relaxar e a acordar mais bem disposto. O selênio, mineral presente em alguns alimentos, também melhora o sono e confere uma qualidade restaurativa, para acordarmos mais bem dispostos. 

Agora que você já entendeu como a alimentação contribui para uma boa noite de sono, que tal aprender uma receita deliciosa para incluir no seu cardápio? Veja agora como fazer um sorvete terapêutico para mandar o cansaço embora nesse final de ano.

Sorvete de banana com castanha-do-pará e baunilha

Rendimento: 01 porção

Cortesia/Aline Quissak

Ingredientes

  • 2 bananas maduras
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 2 unidades de castanhas-do-pará
  • 1 colher (sopa) de coco ralado desidratado sem açúcar

Modo de preparo

  1. Corte as bananas em pedaços e congele. Caso você queira pode deixar várias picadas e congeladas para as próximas vezes. Você pode ainda aproveitar bananas já muito maduras para preparar a receita também.
  2. Bata no processador as bananas congeladas com a baunilha, a castanha-do-pará e o coco ralado. Se precisar adicione um pouquinho de leite (ou leite vegetal) para ajudar o processador, porém não adicione mais do que 3 colheres de sopa para não perder a textura. Pronto! Seu sorvete saudável e modulador do sono está pronto!

Se for consumir na hora não precisa voltar para o freezer, pois logo após bater no processador ele já estará na consistência de sorvete. O sorvete pode permanecer congelado por até 6 dias. Quando for tirar do freezer, espere amolecer um pouco para conseguir fazer a bola de sorvete.

Se você quiser saber mais sobre como a alimentação pode auxiliar o seu sono, não perca a live especial sobre sono e cansaço com a Nutri Aline Quissak lá no Instagram @nutri_secrets amanhã (04/12) às 10:30h.

Aline Quissak
Aline Quissak
Aline é nutricionista com 8 especializações internacionais no Canadá e Estados Unidos e Brasil. É formada em Nutrição pela Universidade Federal de Alfenas (MG), tendo cursado Applied Humman Nutrition na University of Guelph, no Canadá. Possui aprimoramentos em Oncologia (University of Guelph, Canadá), Obesidade, Diabetes e Doenças Cardiovasculares (University of Toronto, Canadá) e Fitoterapia (University of Toronto, Canadá), Psicologia da Nutrição (Institute for the Psychology, UA) e curso de aprimoramento em Nutrição Esportiva voltada para HIIT e CrossFit nos EUA. Com experiências no Brasil e no exterior nas áreas de avaliação nutricional e rotina hospitalar em oncologia e cirurgia bariátrica, Aline também tem capacitações em Nutrição no envelhecimento e Nutrigenética. Ganhou prêmio de Melhor Nutricionista do Ano em 2018 pelo Prêmio Personalidades Topview. É apaixonada por cozinhar e dedica seu tempo e suas pesquisas no desenvolvimento de receitas terapêuticas. Tem desenvolvido nos últimos anos pesquisas científicas relacionadas às propriedades terapêuticas do cacau e suas sinergias nutricionais.

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