Faça uma busca
|
Publicado em: 26 de agosto de 2021

Todo programa de exercícios tem data de validade

Entenda por que trocar seu programa é tão importante

Imagem: Bojan89/iStock

Notei que Adriana estava desanimada na academia. Ela é aluna há 1 ano e sua frequência diminuiu bastante, e claramente fazia os exercícios sem muita vontade. Perguntei o que estava acontecendo. Adriana me disse que estava na academia havia um 1 ano e que nos primeiros meses sentiu muitas melhoras na sua saúde, qualidade de vida e em seu corpo. Porém, fazia algum tempo que não via mais mudanças.

Fiz algumas perguntas e descobri que Adriana estava com o mesmo programa de exercícios havia 6 meses! Seu treino de musculação fora constituído pelos mesmos exercícios por todo esse tempo. Fomos conversar.

Ao entrar na academia, Adriana teve um programa elaborado por um professor e, após 2 meses, esse programa foi alterado. Em geral, os programas são alterados a cada 2-3 meses, dependendo da frequência do aluno, nível de condicionamento e objetivos.

O professor a orientou que voltasse a procurá-lo para que o programa fosse novamente alterado e solicitou que ela estivesse atenta à data de validade dele.

Acontece que Adriana não notou que o tempo de trocar o programa já havia passado e permaneceu com os mesmos exercícios. Obviamente, seu corpo já estava adaptado, e as mudanças que desejava não estavam acontecendo.

A importância de trocar seu programa de exercícios

A aluna me disse que seu programa estava muito fácil e que estava desanimada também por isso. Perguntei-lhe porque não foi conversar com o professor. Acontece que ela é muito tímida e ficou com vergonha. Como não estava mais vendo modificações em seu corpo e em seu condicionamento, começou a faltar muitas vezes.

Conversei com ela que não pode ser assim. Precisamos expor, com diálogo e educação, o que nos incomoda e não podemos deixar as dúvidas se acumularem.

Também falei para Adriana que os professores elaboram muitos programas de treinamento e que há muitos alunos. Então, nem sempre eles irão lembrar (ainda mais da data certa de ajustá-los), por isso é necessário que os alunos fiquem atentos ao prazo de validade do programa.

Leia também: Repetições e carga: é preciso encontrar o equilíbrio

O organismo se adapta aos estímulos que recebe e, com o tempo, esses estímulos precisam ser alterados para que o ganho de força, resistência, velocidade e outros componentes do condicionamento continuem ocorrendo. Se a pessoa permanece dando os mesmos estímulos por mais tempo do que deveria, haverá estabilização, e a evolução deixará de ocorrer. 

A dificuldade pode ser um bom sinal

Agendei um horário com um professor para Adriana e seu programa foi modificado. Como ela estava fazendo os mesmos exercícios há muito tempo, não estava com níveis satisfatórios de força e sentiu bastante dificuldade nos primeiros dias.

Como ela havia mencionado: seu programa estava fácil. Isso é um sinal de que o treino precisa ser alterado para que as melhoras continuem acontecendo. 

É importante lembrar que não se deve treinar sempre com muitas dificuldades e não é saudável sair exausto do treino. Precisamos respeitar nossas limitações e treinar com qualidade. Ainda que dificuldades e obstáculos sejam vitais para o nosso crescimento, temos de estar atentos para não levarmos nosso corpo para além de suas capacidades.

Adriana voltou a ficar animada. Seu novo programa estava sendo feito com dedicação e em poucas semanas seu corpo já começou a mudar. Agora, toda vez que a encontro na academia, ela me agradece e brinca comigo dizendo quantos dias faltam para trocar o programa de exercícios novamente.

O tempo passa. Precisamos viver o que ele nos reserva e estar atentos às mudanças necessárias.

André Messias
André Messias
Doutorando em Epidemiologia em Saúde Pública pela FioCruz, é mestre em Ciências Cardiovasculares pelo Instituto Nacional de Cardiologia, o professor e personal trainer André Messias tem como prioridade a saúde e a qualidade de vida. Ele acredita que as escolhas relacionadas ao estilo de vida, em especial à prática de exercícios físicos, são essenciais para nossa saúde física, mental e social. E que, portanto, cabe a todos nós uma reflexão de como estamos vivendo.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close