Faça uma busca
|
Publicado em: 14 de outubro de 2021

Um motivo a mais para realizar atividade física

Praticar atividade física com quem se ama pode ser um estímulo a mais para seguir firme.

Imagem: Merlas/iStock

Encontrei com Carla, uma ex-aluna particular, na padaria e conversamos um pouco. Ela me disse que sentia falta da academia e que gostaria muito de voltar. Disse também que a sua saúde não estava tão boa e que a atividade física lhe fazia muita falta. Perguntei por que ela não voltava. Carla me disse que, o único horário que seria possível seria pela manhã cedo visto que mudou de emprego. Todavia era o momento que ela tinha para ficar com o marido. Em seguida, ela me contou que seu marido estava com algumas taxas alteradas e que ele também precisava entrar na academia. Uma ideia me ocorreu.

Perguntei o que ela achava de treinar com o marido. Dessa forma, ambos fariam atividade física e não deixariam de estar juntos (ainda que fosse diferente de estar em casa). Ela gostou da ideia e me disse que iria conversar com o marido e que me daria retorno.

Leia também: Atividade física: como encontrar a sua?

Dias depois Carla me ligou e disse que seu marido topou e aceitou o desafio. Combinamos horários, valores, agendamos uma avaliação e iniciamos os treinos.

Praticando atividade juntos

Carla e seu marido estavam com condicionamento bem parecido e tinham o mesmo objetivo: melhorar a qualidade de vida. Porém, mesmo assim, os treinos não foram iguais visto que cada organismo é único e ela tinha um passado mais ativo do que ele. Então em muitos momentos do treino, eles não estavam juntos (nos momentos de recuperação eles sempre davam um jeito de se encontrar e conversar algum assunto importante). O casal estava gostando bastante das aulas e aproveitando o tempo da melhor forma possível: promovendo a saúde.

Com o passar do tempo, o condicionamento de ambos foi melhorando e eles passaram a fazer caminhadas juntos nos finais de semana. Um estava incentivando ao outro. Era um momento que estariam juntos e aprimorando a forma física. 

O exemplo desse casal representa um motivo a mais para que as pessoas possam fazer atividade física. Saímos para beber e comer com a pessoa que nos relacionamos, então por que não fazer atividade física juntos? Pode ser uma forma de aproximar o casal, se divertirem juntos, ficarem mais saudáveis e envelhecerem com qualidade e um ao lado do outro. 

É cientificamente comprovado que a atividade física proporciona inúmeros benefícios à saúde. Todavia é preocupante o número de pessoas que são inativas. Nesse sentido, é importante que sejam analisadas todas as possibilidades (como, por exemplo, treinar com o cônjuge) para que a saúde seja promovida. Casais ativos são mais próximos e felizes.

André Messias
André Messias
Doutorando em Epidemiologia em Saúde Pública pela FioCruz, é mestre em Ciências Cardiovasculares pelo Instituto Nacional de Cardiologia, o professor e personal trainer André Messias tem como prioridade a saúde e a qualidade de vida. Ele acredita que as escolhas relacionadas ao estilo de vida, em especial à prática de exercícios físicos, são essenciais para nossa saúde física, mental e social. E que, portanto, cabe a todos nós uma reflexão de como estamos vivendo.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close