Faça uma busca
|
Publicado em: 17 de dezembro de 2021

Você ainda atende ligações no celular?

Ligações indesejadas se tornaram parte do cotidiano dos brasileiros nos últimos anos; Brasil lidera ranking de spam via chamadas telefônicas.

Imagem: ronstik/iStock

Quarenta e dois minutos. Esse foi o tempo que se passou desde que retornei de viagem de férias no exterior — e reativei meu chip brasileiro no aeroporto — até que a primeira chamada de spam chegasse ao meu smartphone.

Leia também: Lei Geral de Proteção de Dados: o que é e como funciona?

Surpresa? De jeito nenhum! Poucos dias antes de viajar, cheguei a receber um número recorde de 16 ligações indesejadas no mesmo dia. Acredito, inclusive, que as empresas estavam com saudade de mim durante os 9 dias em que fiquei fora do país. Já virou uma relação sólida — elas me ligam mais do que qualquer familiar ou amigo, mais do que meu namorado, sem dúvidas.

Brasil tem um problema sério com spam

Um relatório divulgado pela BBC News e realizado pelo aplicativo Truecaller, que identifica e bloqueia chamadas de spam em celulares, mostra que o Brasil é o país que mais registra ligações desse tipo no mundo inteiro. Segundo o levantamento, em média, são 32,9 chamadas de spam por usuário mensalmente.

O número é bem maior do que em outros países e evidencia o problema do país com spam. Em segundo lugar, está o Peru, e em terceiro a Ucrânia. Vale acrescentar que este é o quarto ano consecutivo em que o Brasil lidera o ranking — entretanto, em 2020, a média de ligações indesejadas por usuário no mês era de 49,9. Isto é, tivemos uma redução ano a ano. Ainda assim, a maioria dos países na lista elaborada pelo Truecaller registra média menor do que 15 ligações de spam por usuário por mês.

Por aqui, a maioria das chamadas indesejadas consideradas spam vêm de prestadoras de serviços financeiros. A categoria inclui as populares ligações de bancos, ofertas de cartão de crédito e de empréstimo, e representa um total de 44% de todas as chamadas de spam recebidas.

Spam pode ser mais do que irritante — cuidado com os golpes

Há também um lugar para os vilões de verdade nesta conta. Segundo o Truecaller, 16,9% das chamadas indesejadas são “scam” (nomenclatura que corresponde às ligações que contém tentativa de golpes).

E é bom ficar atento: esse tipo de ação tende a se intensificar com o aumento de casos de vazamentos de dados no Brasil. Essa verdadeira “onda” de insegurança digital facilita a vida de criminosos oferecendo mais munição para a prática de golpes cada vez mais difíceis de serem identificados.

Para se proteger, é importante evitar passar informações como senhas, número de cartão de crédito ou outros dados confidenciais por telefone, e-mail e mensageiros. Se a ida até uma agência física não for uma opção, é mais seguro começar uma ligação do seu próprio smartphone para um canal oficial da empresa que deseja contatar.

Não Me Perturbe e código 0303

Ciente dos problemas com chamadas de spam, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou em 2019 o cadastro Não Me Perturbe em parceria com teles e prestadoras de crédito consignados. A lista tem o objetivo de reunir clientes que não desejam receber ligações com ofertas de serviços. Empresas como Claro, Vivo e TIM fazem parte da iniciativa.

Uma nova ação que entra em vigor em 2022 é o código 0303 para ligações de grandes empresas. Com a implementação da regra, sempre que uma chamada de telemarketing vier de uma operadora de telecomunicações, você poderá identificá-la facilmente por meio deste prefixo.

Ana Marques
Ana Marques
Jornalista formada pela UFRJ, Ana é entusiasta de tecnologia, dos dispositivos móveis e da inteligência artificial, mas também defensora das relações humanas e das conexões feitas por meio de encontros. Sua relação com a cobertura tecnológica teve início em 2016, no TechTudo, ainda como estagiária. Em 2018, passou a integrar a equipe de Conteúdo do comparador Zoom.com.br, onde foi editora de Mobile (Celulares, Tablets e Wearables) & Eletrônicos até agosto de 2020. Atualmente é editora-assistente de Notícias no Tecnoblog, o maior veículo independente de Tecnologia do Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close