Imposto de renda 2021: você já consultou o primeiro lote de restituição?

Hoje, a Receita Federal liberou a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda – IR de 2020. E o site está congestionado. Entre às 10hs e

Samasse Leal | 24 de Maio de 2021 às 16:30

dolgachov/iStock -

Hoje, a Receita Federal liberou a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda – IR de 2020. E o site está congestionado. Entre às 10hs e o meio-dia o site já apresentava lentidão. Mas, o que isso significa? Eu explico! Quem pagou mais imposto do que deveria em 2020 poderá saber, hoje, se receberá a restituição no primeiro lote.

Leia também: O que fazer com a sua restituição do imposto de renda?

A Receita Federal divide as restituições de impostos recolhidos a mais em 05 lotes. Quem declara primeiro, ou seja, quem envia a Declaração do início do prazo, recebe primeiro. Portanto, quem enviou a Declaração do IR ainda em fevereiro ou março, deverá estar listado neste primeiro lote de restituição. 

Contudo, se tiver cometido algum erro no preenchimento do formulário e tiver caído na malha fina, precisará enviar uma Declaração Retificadora. Neste caso, deverá aguardar os próximos lotes para receber a restituição. Na consulta disponibilizada hoje no site da Receita é possível checar essa situação.

Idosos também estão no grupo prioritário que poderá receber o reembolso ainda este mês. O grupo prioritário para recebimento da restituição inclui ainda: 

Esse ano, a restituição de IR paga a mais por contribuintes no primeiro lote chega a R$ 6 bilhões. Cerca de 3,4 milhões de pessoas devem receber os depósitos. Segundo a Receita, esse é o maior lote já pago, tanto em valor quanto em quantidade de pessoas.

Calendário de pagamentos da restituição

Imagem: iStock

Os depósitos nas cotas dos contribuintes são previstos sempre para o último dia do mês do calendário. Esse calendário não foi alterado por causa da pandemia.

Fique atento! Cuidado com golpes!

A Receita não avisa ao contribuinte quando ele vai receber. Assim, é necessário consultar nos canais disponibilizados pelo órgão. Cuidado com golpes! Não abra e-mail ou informe dados pessoais em ligações telefônicas. Quase todos os bancos oferecem empréstimos no mesmo valor da sua restituição.

Além disso, tenha cuidado também com essas ofertas. Não aceite informação ou faça contratação por contato telefônico. Entre em contato com o seu gerente ou acesse o seu banco nos aplicativos de celular e internet. Jamais confirme seu CPF ou senhas por telefone se receber uma ligação, qualquer que seja o motivo.

Da mesma forma, jamais responda mensagens recebidas por celular confirmando códigos ou outras informações. 

Onde consultar?

A consulta pode ser feita no site da Receita ou no aplicativo disponibilizado para dispositivos smartphones Androids e IOS. Acesse o portal Meu Imposto de Renda, ligue para o Receitafone (146) e clique aqui. 

Estou no primeiro lote! Quando vou receber?

A restituição será depositada até o dia 31 de maio na conta bancária informada na Declaração do IR. Se o crédito não for recebido por problemas na conta (ex. foi encerrada), poderá ser resgatado no Banco do Brasil.

O prazo para esse resgate no Banco do Brasil é de 01 ano. Nesse caso, o contribuinte pode fazer a solicitação pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento do Banco. Anote os números: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (número exclusivo para deficientes auditivos).

Quem digitou os dados bancários com erro, pode corrigir a informação enviando a Declaração Retificadora. 

O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda está acabando!

Imagem: iStock

Embora seja a maior restituição de imposto de renda já paga pela Receita, muita gente ainda nem declarou! O órgão informa que até o momento recebeu mais de 23 milhões de declarações. Contudo, ainda espera receber mais 32 milhões nesses últimos 8 dias de prazo, que termina em 31 de maio. O sistema para o recebimento das Declarações do IR pela Receita funciona 20 horas por dia. Fica indisponível somente entre 1 hora e 5 horas durante a madrugada.

De acordo com o órgão, a declaração pré-preenchida resgata informações que a Receita Federal já possui. Essa facilidade evita erros no preenchimento e simplifica o envio da declaração. Saiba mais como se utilizar essa opção clicando aqui.

Quem perder a data terá de pagar multa. Ela corresponde a 1% (com mínimo de R$ 165,74) até o máximo de 20% do imposto devido. Quem tiver imposto a pagar e perder o prazo também pagará multa pelo atraso do pagamento da parcela devida. Assim, ficará sujeito às duas multas: pelo atraso da entrega e pelo atraso no pagamento do imposto.