Já sabe quando vai receber a restituição do IR? Não? Veja como descobrir no nosso artigo Descubra quando você vai receber a restituição do Imposto de Renda e planeje como usar esta graninha extra que vai cair na conta!

Quem tem dívidas

Deve aproveitar a grana extra para quitar os débitos. A restituição do IR pode ser a solução para sair do vermelho ou pelo menos ajudar nessa meta fundamental. Essa é a melhor sugestão para quem:

  • está no cheque especial;
  • parcelou a fatura do cartão de credito ou entrou no rotativo pagando o mínimo da fatura;
  • está pagando parcela de empréstimo de crédito pessoal;
  • tem outras dívidas, como: prestações atrasadas de financiamentos, mensais de condomínio, aluguel ou mensalidades da escola dos filhos atrasadas, etc.

Em todos esses casos lembre-se de negociar um desconto ou redução dos juros ou multas pelo pagamento. Argumente que você fará pagamento à vista do débito ou uma grande parte dele.

Quem não está endividado, mas tem despesas previstas

Essa pode ser a hora de fazer aquele tratamento dentário ou de saúde que o plano não cobre. Ou mesmo o procedimento estético dos sonhos. Quem sabe fazer um curso de extensão ou de línguas que você queria há tempos, mas estava sem grana. Pode também aproveitar para antecipar parcelas de financiamentos ou crediários, que não estejam atrasadas. Nesse último caso, negocie um desconto na taxa de juros, o que será um ótimo negócio para as suas finanças.

Todas essas opções serão um bom negócio se o valor da restituição for suficiente para arcar com essas despesas. Não vale a pena fazer dívidas novas e enrolar o orçamento. Escolha a opção que caiba dentro do valor que você vai receber e pague as despesas.

Quem está no azul

Para quem não tem dívidas nem despesas previstas no curto prazo, a restituição é mesmo um saldo extra no orçamento. Aproveite bem essa graninha que pode ser um benefício vantajoso. Quem tem privilégio pode aproveitar para comprar um objeto de desejo ou fazer uma viagem. Mas da mesma forma como no caso anterior, não vale a pena fazer dívidas novas e enrolar o orçamento. Gaste somente o valor que irá receber. Quem sabe comprando aquela roupa que você está namorando na vitrine há alguns dias…

Porém se você é uma pessoa precavida ou preocupada com o futuro, aproveite para investir essa grana. Essa é uma excelente oportunidade para formar a sua reserva de emergência. Aquela grana extra que vai te socorrer na hora de um aperto. Mesmo que o valor da restituição não seja uma fortuna, o aproveite bem. Veja nossas dicas sobre como investir no Tesouro Direto (a partir de R$ 30,00).

Dependendo do valor que você vai receber, quem sabe dá para fazer as duas coisas. Gastar uma parte e investir outra parte? Essa seria a situação ideal!

E aí, já decidiu como vai usar a sua restituição do imposto de renda 2019?

Aqui no canal de economia você encontra muitas informações que pode te ajudar a decidir. Leia sobre os diversos tipos de investimentos, sugestões de planejamento familiar e orçamento, e dicas de como sair do vermelho. Temos tudo isso aqui, gratuitamente à sua disposição.

POR SAMASSE LEAL

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!