Como responder perguntas comuns de crianças sobre a Covid-19

A pandemia não está sendo fácil para ninguém, sobretudo para pais de crianças pequenas. Confira algumas dicas de especialistas.

Douglas Ferreira | 25 de Setembro de 2020 às 19:00

vlada_maestro/iStock -

A pandemia não está sendo fácil para ninguém, sobretudo para pais de crianças pequenas. A maioria dos pais não é especialista em desenvolvimento infantil ou terapia de crise, e lidar com os questionamentos dos pequenos durante a pandemia tem sido um grande desafio.

Para ajudá-lo, conversamos com especialistas e preparamos uma lista com dicas de como responder às perguntas comuns que as crianças fazem sobre Covid-19. Nós dividimos em o que dizer para crianças pequenas e o que dizer para adolescentes e pré-adolescentes.

Pergunta 1: Eu vou morrer?

Mesmo que as crianças não digam isso diretamente, é provável que estejam pensando sobre a morte de uma maneira nova e pessoal, diz o Dr. Hamilton.

O que dizer para crianças pequenas: “Crianças quase nunca morrem desta doença, você ficará bem e eu estou aqui para cuidar de você.”

O que dizer para crianças mais velhas: “Todo mundo fica doente de vez em quando, mas vamos olhar os números para sua faixa etária juntos. É muito raro em adolescentes, mas se acontecer de você pegar, eu vou cuidar de você e os médicos e enfermeiras também.”

Leia também: Covid-19: conheça os 3 sintomas mais comuns em crianças

Pergunta 2: E se você ficar doente?

A preocupação com os pais e avós é uma coisa muito natural para as crianças, pois afeta não apenas as pessoas que amam, mas também quem cuidará delas, diz Hafeez.

O que dizer para crianças pequenas: “Sou um adulto e você não precisa se preocupar em cuidar de mim. Se eu ficar doente, vou ficar bem, embora possa ter que ficar na cama por um tempo.”

O que dizer para os mais velhos: “Sou um adulto e você não precisa se preocupar em cuidar de mim. Mas vamos fazer um plano sobre o que fazer se eu ficar doente. Eu provavelmente não teria um caso muito grave, mas aqui está uma lista de pessoas para as quais você pode ligar pedindo ajuda, incluindo o médico e parentes próximos.”

Pergunta 3: Por que não posso ver a vovó? E se ela morrer?

Imagem: Gargonia/iStock

A verdade é que pessoas mais velhas correm um risco muito maior de ter complicações com a Covid-19 e de morte pela doença. Você não deve esconder esse fato de seus filhos, especialmente porque pode ajudá-los a entender por que usamos máscaras e praticamos o distanciamento social, diz Hafeez.

O que dizer para crianças pequenas: “Precisamos proteger seus avós, o que significa que não podemos visitá-los por um tempo. Se vovó ou vovô ficarem doentes, não significa que vão morrer. Mas, se isso acontecer, então esse será um dia muito difícil e triste para todos, mas a família ficará bem e vamos superar isso juntos.”

O que dizer para crianças mais velhas: “A vovó é do grupo de risco, por isso tomamos cuidado redobrado para protegê-la. No entanto, todo mundo morre em algum momento e será algo que teremos que superar juntos como uma família. Por que não escrevemos uma carta para a avó contando a ela algumas de suas memórias favoritas ou fazemos uma videochamada com ela?”

Pergunta 4: Voltar para a escola é perigoso?

O debate sobre retornar à escola pessoalmente ou aprender remotamente está muito acalorado agora e as crianças definitivamente pegaram essa ansiedade, diz o Dr. Hamilton.

O que dizer para crianças pequenas: “Você não precisa ter medo. Você pode confiar que seus professores e nós faremos a melhor decisão para mantê-lo seguro e ajudá-lo a aprender.”

O que dizer para crianças mais velhas: “Sim, a escola é muito incerta agora e pode haver muitas mudanças durante o ano letivo. Com o que exatamente você está preocupado? Aqui estão algumas coisas que podemos manter normais e aqui estão algumas maneiras de ajustar, se necessário. Este ano provavelmente será difícil, mas a pandemia não durará para sempre.”

Pergunta 5: Eu realmente preciso usar máscara?

O uso de máscara facial e as práticas de distanciamento social são grandes mudanças para crianças de todas as idades e faz sentido que muitas estejam recuando ou buscando mais informações, diz o Dr. Hamilton.

O que dizer para crianças pequenas: “Sim, isso não é divertido, mas é algo que precisamos fazer para ajudar a manter todos seguros e saudáveis. É como usar um cinto de segurança ou um colete salva-vidas. Vamos fazer um jogo para ver quem consegue manter a máscara por mais tempo sem tocá-la?”

O que dizer para crianças mais velhas: “A regra agora é que isso é algo que todos precisam fazer sempre que estão em público, mesmo que não seja totalmente confortável. Se todos usarem máscara, isso pode reduzir a transmissão do vírus a níveis muito baixos. Você pode não se sentir doente, mas crianças da sua idade podem carregar o vírus e espalhar para outras pessoas sem saber, então é melhor estar seguro.”

Pergunta 6: Por que não consigo parar de me preocupar com isso?

Imagem: coscaron/iStock

Os níveis de ansiedade estão altos para todos, inclusive as crianças, e isso os ajudará a controlar melhor seus medos se puderem falar sobre isso, diz Hafeez.

O que dizer para crianças pequenas: “É normal se preocupar com essas coisas. Se você sentir medo ou tiver um pesadelo, fale comigo e podemos nos apoiar.”

O que dizer para crianças mais velhas: “Algumas preocupações são normais, mas se você está se sentindo ansioso o tempo todo e isto está afetando negativamente sua vida, podemos conversar com seu médico sobre outras maneiras de ajudá-lo. Saiba que estou sempre aqui para ouvir. Vamos pensar em algumas maneiras de ajudar outras pessoas? Isso sempre me ajuda a quebrar o ciclo de pensamentos ansiosos.”

Pergunta 7: Por que não posso fazer uma festa de aniversário?

As crianças estão perdendo muitas comemorações marcantes neste ano e isso parece uma perda real para elas, diz Hafeez.

O que dizer para crianças pequenas: “Isso é uma coisa triste! Mas ninguém deveria estar dando festas de aniversário, ou quaisquer festas, agora. É para ajudar a manter todos seguros. Vamos falar sobre algumas coisas que podemos fazer em casa para tornar aquele dia ainda mais especial.”

O que dizer para crianças mais velhas: “Isso não é justo e estou chateado também por você não poder dar uma festa este ano. Isso não vai durar para sempre e no próximo ano vamos fazer uma festa melhor. Posso fazer alguma coisa que para ajudá-lo a se sentir melhor no dia dos eu aniversário?”