Entenda por que as mulheres sofrem menos casos graves de Covid-19

Os casos graves de Covid-19 acometem mais homens do que mulheres, segundo estudos. Onde está a chave desse mistério?

Elen Ribera | 26 de Setembro de 2020 às 20:00

boggy22/iStock -

O novo coronavírus é, por definição, novo para os cientistas, e eles têm se esforçado para entender, entre outras coisas, quem corre maior risco.

Mas uma coisa ficou clara desde o início: simplesmente ser homem coloca você em maior perigo de desenvolver casos graves devido à Covid-19.

“No início de março, ficamos instigados com as notícias que vinham da China mostrando uma maior tendência do sexo masculino aos casos graves da Covid-19; o que logo foi confirmado por dados italianos que mostram um número quase quatro vezes maior de homens internados com o novo coronavírus do que mulheres”, diz Leanne Groban, MD, pesquisadora da Wake Forest School of Medicine.

De acordo com o relatório dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC-EUA) publicado em julho de 2020, globalmente, mais homens do que mulheres morreram de Covid-19. E a proporção de casos de Covid-19 para mortes é 2,4 vezes maior entre os homens do que entre as mulheres.

Na China, a taxa de mortalidade por Covid-19 entre os homens foi de 2,8%, em comparação com 1,7% entre as mulheres.

Leia também: 13 mitos sobre o coronavírus em que você deve parar de acreditar

Cerca de 57% das mortes por Covid-19 nos EUA foram de homens, embora o relatório observe que os estados não têm sido consistentes em relatar dados sobre gênero. Além disso, a Covid-19 atinge as pessoas negras com mais intensidade.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também publicou um boletim apontando que a Covid-19 é mais letal nos homens do que nas mulheres. A informação está disponível no Observatório Covid-19 da Fiocruz.

Veja, a seguir, as razões pelas quais os homens podem estar correndo maior risco: