13 mitos sobre o coronavírus em que você deve parar de acreditar

Quando o assunto é coronavírus, aprender a separar o que é fato de ficção é mais do que uma questão de bom senso, é saúde. Confira o que é mito!

originalmente em Rd.com por Jenn Sinrich e Denise Mann | 6 de Maio de 2020 às 10:00

bowdenimages/iStock -

Quando o assunto é coronavírus, aprender a separar o que é fato de ficção é mais do que uma questão de bom senso, é também de saúde. Por isso, nós perguntamos a especialistas sobre os mitos mais comuns acerca do surto global de coronavírus, para que eles nos ajudem a desmistificar a quantidade de fake news que tem circulado sobre o assunto.

Mapa do coronavírus no mundo

O Covid-19 têm se espalhado rapidamente em diversos países e territórios do mundo. Até agora, mais de 2.6 milhões de pessoas já foram infectadas, e mais de 180.000 morreram na pandemia.

No Brasil, o número de mortes já ultrapassou 7.000 e a quantidade de infectados segue crescendo. Para acompanhar o número de casos em tempo real, você pode acessar esta ferramenta desenvolvida pela Microsoft.

“Não há alguma parcela da população que seja imune. E isso significa que qualquer um pode ser suscetível ao vírus”, explica a doutora Alexea Gaffney-Adams, especialista em doenças infectuosas. “Também pouco se sabe até agora sobre quanto tempo pacientes assintomáticos são contagiosos, o que faz com que a infecção seja ainda mais difícil de conter”.

Há muitas mensagens contraditórias e bastante falácias em torno dos porquês da Covid-19. Por isso, confira agora quais mitos sobre coronavírus que você deve parar de acreditar!

13 mitos sobre o Covid-19 que você deveria parar de acreditar:

Mito: testes feitos em farmácia são efetivos

Alguns países já estão disponibilizando testes realizados em farmácias para averiguar a presença do coronavírus. Entretanto, essa opção ainda está muito incipiente no Brasil, e a Anvisa informou que os resultados negativos não excluem totalmente a infecção por Sars-Cov-2 e resultados positivos não devem ser utilizados como evidência absoluta de infecção, devendo ser interpretados por um profissional de saúde.

Mito: você pode pegar coronavírus por meio de suas encomendas

Isso é muito improvável. “Se você lavar suas mãos antes e depois de pegar sua encomenda, você estará se protegendo”, diz o Dr. Adirim. “O coronavírus sobrevive no papelão por até 24 horas e em superfícies de plástico ou metal por até três dias."

Por isso, você não precisa parar de fazer compras pela internet por medo de se contaminar. É só manter a higienização adequada das mãos.

Mito: as máscara nos protegem completamente do coronavírus

Essa questão não é tão simples. E isso porque as máscaras protegem principalmente os outros das gotículas de sua respiração, e não o contrário. Recentemente, o Ministério da Saúde recomendou o uso de máscaras feitas em casa quando as medidas de distanciamento social forem difíceis de evitar (como ir ao mercado ou à farmácia, por exemplo).

Embora não seja uma máscara N95, melhor opção para proteger de vírus e bactérias, as máscaras ajudam a reduzir a exposição às gotículas.

Mito: Coronavírus é o vírus mais perigoso e letal

Falso.Mais de 80% dos infectados irão se recuperar. Isso é o que afirma a doutora Len Horovitz, de Nova York. “Nem todo paciente precisa ir para o hospital também. Muitos se recuperam em casa”, diz. Falta de ar ou desidratação severa são as principais razões para procurar ajuda médica.

Mito: essa é uma doença de idosos e enfermos

"Isso não é verdade", diz Peter Gulick, médico de Michigan. Pessoas de todas as idades correm risco com o coronavírus. “Idosos maiores de 65 anos têm maior risco de adoecerem severamente, mas todos nós estamos em risco de contrair a doença, independentemente da idade”, diz Gulick.

Mito: coronavírus se originou com o consumo de “sopa de morcego”

Não há evidência que confirme esse rumor. "É verdade que o coronavírus pode ser encontrado em morcegos, contudo, não se transmite de morcegos para pessoas", diz o Dr. Adirim, da Flórida. Esse rumor ganhou forças por conta de um vídeo de 2016, em que uma vlogger aparece tomando “sopa de morcego”. O vídeo, que voltou a circular após o surto de coronavírus, incitou boatos de que teria sido essa a origem do Covid-19. Porém, o vídeo não foi filmado durante o surto atual ou em Wuhan, como muitos reportaram erroneamente, mas na ilha do Pacífico Sul, em Palau.

Mito: delivery de restaurantes chineses estão espalhando o vírus

Restaurantes chineses estão vendo seus negócios desmoronarem. Mas especialistas dizem que não há absolutamente nenhuma razão para que se pare de pedir comida de seus restaurantes favoritos.

Ao contrário: fazendo isso você incentiva a descriminação e prejudica a renda de muitas famílias. 

Mito: vitamina C combate a Covid-19

Vitamina C é um potente antioxidante e pode oferecer muitos benefícios à saúde, mas combater a Covid-19 não é um deles.

“Não há dados científicos que sugiram que isso funcione e uma alta dose de vitamina C pode causar pedras nos rins”, diz o Dr. Asim Jani, de Orlando.

Mito: quando a febre passa, você está curado

Isso nem sempre é verdade. “Muitas pessoas com essa doença acham que estão melhorando e, então, a febre retorna. Esse é um padrão que nós temos visto", diz o Dr. Horovitz.

Mito: a vacina para o Covid-19 chegará logo

Infelizmente, isso não é verdade. “Produzir uma nova vacina é um processo muito delicado. Nós precisamos determinar sua segurança, pois uma vacina em potencial poderia tornar as coisas piores, transformando o sistema imunológico e piorando a infecção”, diz o Dr. Adirim.

O processo envolve laboratórios e testes em animais e humanos.

Mito: é preciso evitar ibuprofeno se você tem Covid-19

Muitas pessoas acreditaram que era preciso evitar ibuprofeno, um anti-inflamatório, se elas estivessem com Covid-19. E isso porque, em teoria, o remédio iria prejudicar o quadro clínico. Porém, isso não é verdade. 

Mito: a vacina da gripe ajuda na prevenção

Isso não é verdade. As vacinas são importantes, principalmente para pessoas que estão no grupo de risco, mas elas não ajudam a prevenir o coronavírus, e sim o vírus que causa a gripe.

Mito: não há nada que você possa fazer

Todo mundo pode fazer algo, mesmo na quarentena. O alfaiate Cláudio Menegatti, de 91 anos de idade, é uma das pessoas empenhadas na luta contra o coronavírus.

E como ele ajuda? Produzindo máscaras para distribuição em sua cidade, Mirandópolis. Ações solidárias – individuais e coletivas – vêm se espalhando para minimizar as consequências da pandemia da Covid-19. E você também pode embarcar nesta ideia!