À medida que, lentamente, os casos de Covid-19 passam a dar sinais de queda, governos estaduais têm liberado o retorno de atividades comerciais — incluindo os shoppings centers.

Embora os shoppings tenham ficado abandonados nos últimos meses, a expectativa é que em breve eles voltem a funcionar a todo vapor. Porém, cumprindo todos os protocolos sanitários exigidos, que podem incluir redução de público, medição de temperatura corporal na entrada, disponibilização de álcool em gel 70% e proibição de ingresso de consumidores sem máscaras.

No entanto, mesmo com essas determinações, também é importante que você saiba garantir sua própria segurança. Por isso, confira algumas recomendações indispensáveis caso você precise ir ao shopping.

Por Deniz Sahinturk

Artem Tryhub/iStock

1. Use máscaras

É muito importante que você não se esqueça de usar sua máscara quando for ao shopping. Como você provavelmente já sabe, a máscara serve de barreira física contra a entrada do vírus, tanto pela boca quanto pelo nariz. Por isso, seu uso é indispensável.

Quer aprender a fazer sua própria máscara caseira? Então confira este post!


Sinenkiy/iStock

2. Evite contatos físicos

Se você é uma pessoa muito amigável, e não resiste em dar um afetuoso abraço naquele conhecido que cruza o seu caminho, ir ao shopping não é uma boa opção para você neste momento.

Ainda é recomendado que se evite quaisquer contatos físicos, mesmo um simples aperto de mão, já que você nunca sabe se a pessoa com quem você entrará em contato pode estar contaminada ou não.

Lembre-se: para se proteger, não faz mal ignorar algumas regras de etiqueta.


dragana991/iStock

3. Não passe muito tempo dentro das lojas

Não é momento de se distrair permanecendo uma hora inteirinha dentro daquela loja que você adora. Está precisando comprar um calça nova? Seja objetivo. Evite permanecer em locais fechados por muito tempo — principalmente se estiver cheio.


SbytovaMN/iStock

4. Evite tocar em muitos produtos

Quando estiver dentro de uma loja, evite tocar em tudo que você vê. Certifique-se se você realmente precisa pegá-lo. Se for necessário, pegue-o, mas, em seguida, desinfete suas mãos com álcool em gel.

Entenda por que você não deve fazer álcool em gel caseiro.