Faça uma busca
|
Publicado em: 7 de abril de 2021

15 celebridades que nunca ganharam Oscar – mas mereciam!

Conheça os principais atores e atrizes que já receberam muitas indicações mas nunca ganharam o prêmio.

Imagem: Modelo foto criado por freepik

Os critérios de premiação da Academia podem ser um pouco polêmicos para os espectadores. Afinal, quem não ficou indignado quando Fernanda Montenegro perdeu o Oscar de melhor atriz em 1999? Ou sofreu a cada indicação de Leonardo DiCaprio que acabou não dando em nada? Pois a lista dos injustiçados, que nunca ganharam Oscar, não para por aí.

Nem todos os atores e atrizes tiveram o desfecho do ator Leonardo DiCaprio, que depois de várias indicações, finalmente, em 2016, ganhou o prêmio de melhor ator por O Regresso. Amy Adams, por exemplo, é considerada uma colecionadora de indicações; até o momento já são 6. Já Glenn Close, que soma 7 indicações em sua longa carreira, concorre este ano como melhor atriz coadjuvante por sua atuação em Era uma vez um sonho. Será que este ano ela ganha?

Leia também: Oscar 2021: confira a lista dos indicados aos prêmios

Grandes atores de filmes de sucesso já chegaram bem perto de colocar as mãos na estatueta. Mas para a Academia uma longa carreira não é o suficiente. Apesar de serem artistas consagrados e respeitados pelo público, muitos ainda não puderam fazer seus cronometrados discursos de agradecimento.

Polêmicas em todas as categorias

Cinéfilos e críticos de cinema apontam grandes injustiças da premiação, não só com atores e atrizes, mas também em outras categorias. Como o diretor italiano Frederico Fellini, que mesmo depois de 12 indicações de melhor direção, morreu sem ser anunciado como vencedor. Além disso, há também as polêmicas do grande público. Depois da confusão na entrega do prêmio de melhor filme de 2017, iniciou-se o debate: Quem realmente merecia, La La Land ou Moonlight?

Opiniões à parte, o fato é que muitas celebridades que nunca ganharam o Oscar seguem esperando o seu grande momento. Conheça alguns dos artistas que já atravessaram o tapete vermelho confiantes, mas saíram de mãos abanando diversas vezes.

  • Reprodução

    Amy Adams

    Amy Adams já foi indicada 6 vezes como melhor atriz e melhor atriz coadjuvante. Sua última indicação foi por sua atuação em Vice, em 2019. Ela perdeu para Regina King, por Se a rua Beale falasse, que ganhou como melhor atriz coadjuvante.


  • Reprodução

    Edward Norton

    Edward Norton já possui 25 anos de carreira e durante esse tempo recebeu 3 indicações ao Oscar. Em 2015 concorreu ao prêmio de melhor ator coadjuvante por Birdman, mas perdeu para J. K. Simmons, em Whiplash.


  • Reprodução

    Glenn Close

    A veterana das indicações, Glenn Close, este ano concorre novamente ao Oscar dessa vez por sua atuação em Era uma vez um sonho. Em 2019 concorreu na categoria melhor atriz por sua atuação em A esposa, mas Olivia Colman levou a melhor, por A favorita.


  • Reprodução

    Ralph Fiennes

    Apesar de só ter sido indicado duas vezes ao Oscar, por A lista de Schindler e O paciente Inglês, Ralph Fiennes tem no currículo grandes sucessos. Porém, mesmo assim ainda não conseguiu levar a estatueta para casa.


  • Reprodução

    Keira Knightley 

    Apesar de sua atuação sempre impecável, vide O cisne negro, Keira Knightley ainda não ganhou um Oscar. Indicada duas vezes, sua última vez na cerimônia foi em 2015, concorrendo ao prêmio de melhor atriz coadjuvante no filme O jogo da imitação.


  • Reprodução

    Michelle Pfeiffer

    Mesmo com uma lista imensa de atuações em filmes, Michelle só recebeu três indicações, em 1989 (Ligações perigosas), 1990 (Susie e os Baker Boys) e 1993 (As barreiras do amor). Desde então, não foi nomeada para nenhuma categoria.


  • Reprodução

    Johnny Depp

    Mesmo tendo declarado que não gostaria de ganhar um Oscar, a gente sabe que ele merece. E a Academia também sabe. Tanto que já o indicou 3 vezes, sendo a última indicação por seu papel em Sweeny Todd, um musical dirigido por Tim Burton.


  • Reprodução

    Michelle Williams

    Ela já fez discursos impactantes e profundos em premiações como Globo de Ouro e no Emmy. Mas infelizmente ainda não pode falar em agradecimento por uma estatueta do Oscar. Indicada 4 vezes, Michelle Williams ainda espera seu grande momento de celebrar.


  • Reprodução

    Bradley Cooper

    Se você não chorou com a atuação de Bradley Cooper em Nasce uma estrela, assistiu errado ao filme. Mas apesar de sua brilhante atuação, foi por Coringa sua última indicação. Ele concorreu como produtor do filme na categoria melhor filme, mas não levou.


  • Reprodução

    Helena Bonham Carter

    A atriz britânica já recebeu duas indicações ao Oscar nas categorias melhor atriz e melhor atriz coadjuvante. A última vez em que concorreu foi em 2011 por O discurso do Rei. Porém, perdeu a estatueta para Melissa Leo, em O vencedor.


  • Reprodução

    Bill Murray

    Ator veterano, Bill Murray já trabalhou em filmes de todos os gêneros, desde comédias infantis até dramas. Mas mesmo com tantos trabalhos de sucesso, ele só recebeu 1 indicação em toda a sua carreira, e foi em 2004 por sua atuação em Encontros e Desencontros.


  • Reprodução

    Ed Harris

    Com 4 indicações na bagagem, Ed Harris ainda não foi contemplado com uma estatueta; o que é uma grande injustiça. Em 2003 foi a última vez em que concorreu ao Oscar, pelo filme As horas. Mas que levou foi Chris Cooper por Adaptação.


  • Reprodução

    Robert Downey Jr. 

    Conhecido por seus filmes de super heróis e também por interpretar Sherlock Holmes, curiosamente Robert Downey foi indicado duas vezes por filmes que fogem desse universo. Em 2008, recebeu a indicação de melhor ator coadjuvante por sua atuação em Trovão tropical.


  • Reprodução

    Laura Linney

    Com quase trinta anos de carreira, Laura Linney já recebeu diversos prêmios, como o Globo de Ouro e o SAG Awards, mas nunca um Oscar. Durante sua carreira já foi indicada três vezes, sendo a última em 2008 como melhor atriz por A família Savage.


  • Reprodução

    Tom Cruise

    Mais do que um rostinho bonito, Tom Cruise tem em sua carreira atuações brilhantes, como no filme Nascido em 4 de julho. Entretanto, sua última indicação foi em 1999, por Magnólia. Na ocasião ele perdeu a estatueta para James Coburn, por seu papel em Temporada de Caça. Integrando, assim, a lista das celebridades que nunca ganharam Oscar.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados