25 melhores livros de autoajuda que você precisa ler

Uma lista imperdível de livros de autoajuda consagrados e mais vendidos que vão te motivar e te guiar para uma vida consciente e bem-sucedida.

Redação | 8 de Julho de 2022 às 13:00

-

Sempre marcando forte presença nas listas de mais vendidos, os livros de autoajuda estão entre as principais leituras dos brasileiros. Com conteúdos motivacionais que incentivam o aprimoramento em diversos aspectos da vida, essas obras lançam luz a um caminho de paz, harmonia e autoconhecimento assim como para a realização pessoal e profissional.

Confira agora 25 livros de autoajuda para ler, refletir e aplicar na prática para uma vida melhor!

1. Mais esperto que o Diabo, de Napoleon Hill

Lançado originalmente em 1938, Mais esperto que o Diabo: O mistério revelado da liberdade e do sucesso era inédito no Brasil até 2020, e imediatamente se tornou um best seller no país. Ao destrinchar a mente do Diabo e sua influência sobre nossas atitudes, Napoleon Hill identifica quem se aliena e apresenta formas de combater essa dominação. Para ele, em toda adversidade existe uma semente de benefício equivalente. A busca por uma vida repleta de realizações é uma das muitas questões que o autor traz por meio de respostas do próprio Diabo. Um manual para todos que aspiram ser mais espertos que as próprias limitações. Dessa forma, a obra cumpre o intuito de ajudar as pessoas a descobrirem o seu verdadeiro potencial, desvendando a autossabotagem criada a partir de armadilhas mentais que impedem a transposição de desafios para a conquista de objetivos e a consolidação do direito de viver uma vida com alegria e liberdade. 


2. O poder do hábito, de Charles Duhigg

Em O Poder do Hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios, o premiado Charles Duhigg afirma que a chave para o sucesso é entender como os hábitos funcionam. Os padrões que moldam nosso cotidiano, ao longo no tempo, causam um enorme impacto em âmbitos da nossa vida como saúde, produtividade, estabilidade financeira e felicidade. Por isso, se propor a mudar hábitos que podem ser nocivos é um passo muito importante para conseguir êxito em coisas que parecem inalcançáveis. De modo inteligente, o autor aborda uma nova perspectiva da natureza humana e seu potencial para a transformação.


3. O milagre da manhã, de Hal Elrod

Em O milagre da manhã: O segredo para transformar sua vida (antes das 8 horas), Hal Elrod levanta os benefícios de acordar cedo para o desenvolvimento pleno das nossas capacidades. O livro propõe um desafio de transformação em 30 dias para que o leitor alcance níveis de sucesso jamais imaginados, seja na vida pessoal ou profissional. A nova rotina matinal, aliada a uma mudança de postura, proporcionará melhorias significativas na saúde, na felicidade, nos relacionamentos, na espiritualidade, nas finanças ou em qualquer outra área que necessite ser aprimorada. Afinal, o que você faz nas primeiras horas do dia determina como ele será.


4. A Sutil Arte de Ligar o F*da-se, de Mark Manson

A Sutil Arte de Ligar o F*da-se: Uma estratégia inusitada para uma vida melhor é um livro nada convencional, revolucionário. Sua proposta é traçar um rumo mais coerente com a realidade de cada um, sem a pressão para que sejamos otimistas. Com sagacidade, Mark Manson critica a imposição de que sempre devemos olhar o lado bom e que só se pode fracassar tirando um aprendizado disso. Consciente dos nossos limites, ele traz reflexões bem humoradas que ajudam a preparar os leitores para enfrentar este nosso mundo cão.



5. As coisas que você só vê quando desacelera, de Haemin Sunim

As coisas que você só vê quando desacelera: Como manter a calma em um mundo frenético é um livro cheio de sabedoria e leveza que cultiva a autocompaixão e ensina a tranquilizar os pensamentos. Escrito pelo mestre zen-budista Haemin Sunim, revela como a prática da atenção plena pode nos transformar profundamente, impactando no modo como lidamos com tudo o que fazemos. Consequentemente, a forma como percebemos o mundo é um reflexo do que se passa em nossa mente se a mente descansa, o mundo descansa também. Com ilustrações repletas de delicadeza, esta obra é um verdadeiro fenômeno que vem encantando leitores de todos os cantos.


6. A coragem de ser imperfeito, de Brené Brown

(Imagem: Revista Seleções/Canva)

Em A coragem de ser imperfeito: Como aceitar a própria vulnerabilidade, vencer a vergonha e ousar ser quem você é, Brené Brown mostra que ser vulnerável não é uma fraqueza, e sim sinônimo de coragem. De acordo com a autora, fugir das emoções ruins nos fecha para o amor, a aceitação e a criatividade. Não adianta se defender do medo e se distanciar do que dá significado à vida. Se desarmar e se abrir pode ser o caminho para nos realizarmos e nos tornarmos mais autênticos. Ousando não evitar assuntos que podem causar desconforto, ela apresenta suas estratégias bem-sucedidas e toca em feridas frágeis. O livro nos desafia a repensar a maneira como vivemos e nos relacionamos. Não à toa, sua palestra sobre vulnerabilidade, imperfeição e vergonha já conta com mais de 25 milhões de visualizações.


7. Nunca desista de seus sonhos, de Augusto Cury

Nunca desista de seus sonhos é um livro de Augusto Cury que examina a vida de grandes ícones mundiais, tais como Jesus Cristo, Abraham Lincoln e Martin Luther King. Lançada em 2004, esta obra inspiradora mostra a importância de sonhar e de acreditar nos nossos sonhos para nos realizarmos. Pensamentos grandiosos são indispensáveis para sermos vitoriosos. Dessa forma, o conceituado psiquiatra e escritor analisa trajetórias simbólicas que proporcionam uma profunda reflexão para quem lê.


8. Como fazer amigos e influenciar pessoas

Como fazer amigos e influenciar pessoas é um livro que se destina àqueles que buscam desenvolver estratégias efetivas de comunicação e cooperação interpessoal. Ao longo dos últimos oitenta anos, se tornou referência em desenvolvimento das relações humanas, bem como das habilidades sociais. É preciso se interessar pelas pessoas com quem interagimos para que se sintam mais seguras e confiantes, seja social ou profissionalmente. Assim, os princípios ensinados funcionam apenas se forem genuínos. Motivador, cheio de exemplos práticos e bons conselhos, trata-se de uma leitura imprescindível para criar bons vínculos e ser mais persuasivo. Mude seu estilo de vida, deixe uma marca positiva sendo gentil, dando atenção. Sem truques, DaleCarnegie direciona os leitores a perceber suas riquezas ocultas para transformarem seu modo de se relacionar.


9. Os segredos da mente milionária, de T. Harv Eker

(Imagem: Revista Seleções/Canva)

Os segredos da mente milionária: Aprenda a enriquecer mudando seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas, obra máxima de T. Harv Eker, mostra como mudar uma mentalidade financeira destrutiva. O livro enumera os modos de pensar e agir que distinguem os ricos das demais pessoas. Para conseguir ajustar a vida financeira, se faz necessária uma reflexão sobre o próprio modelo de dinheiro. É possível não se deixar cair em uma situação difícil. Ao aplicar o método eficiente do autor para administração do dinheiro, o leitor será capaz de aumentar seu patrimônio líquido. Com foco nos resultados e não nas horas de trabalho, o propósito é transmitir como não ficar prisioneiro do dinheiro. Assim, fica a ideia de que enriquecer trata-se da pessoa que você se torna para alcançar esse objetivo.


10. Atenção plena, de Napoleon Hill

Em Atenção plena: Mindfulness – Como encontrar a paz em um mundo frenético, os autores descrevem técnicas fundamentadas que podem ser usadas para enfrentar as crises e provações cotidianas. Com mais de 300 mil exemplares vendidos, esse sucesso apresenta uma série de hábitos simples para quebrar o ciclo de ansiedade e exaustão. Recomendado pelo Instituto Nacional de Excelência Clínica do Reino Unido, este é um método que ajuda a recuperar a paz e o contentamento. Uma leitura que estimula a renovar a coragem e adotar um estilo de vida que abre a mente para a experiência presente. O livro proporciona um curso de oito semanas com exercícios e meditações diárias para se libertar das pressões, parar de se julgar tanto e se tornar uma pessoa mais ponderada. Promove, assim, uma sensação de calma que está a uma respiração de distância.


11. Por que Fazemos o que Fazemos?, de Mário Sergio Cortella

Em Por que fazemos o que fazemos? – Aflições vitais sobre trabalho, carreira e realização, Mario Sergio Cortella desvenda os principais anseios a respeito do trabalho. Um verdadeiro guia para quem busca uma carreira, mas se questiona sobre o presente e o futuro. Para isso, divide-se em vinte capítulos que abordam questões sobre ter uma vida com propósito e buscar motivação em tempos difíceis. O escritor e filósofo ensina a dar valor ao próprio emprego, a ter paciência na turbulência e sabedoria na travessia. Esta é uma obra indispensável para quem sonha com realização profissional sem abrir mão da vida pessoal.


12. Ansiedade: Como enfrentar o mal do século, de Augusto Cury

(Imagem: Revista Seleções/Canva)

Em Ansiedade: Como enfrentar o mal do século – A Síndrome do Pensamento Acelerado: como e por que a humanidade adoeceu coletivamente, das crianças aos adultos, apresenta a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Augusto Cury aponta que pensar em excesso é danoso para a qualidade de vida. De acordo com o autor, ser muito cobrado e pressionado nos torna reféns da nossa mente. Para se ter um intelecto criativo e produtivo é preciso preservar a tranquilidade mental. Afinal, o bombardeio de informações pode gerar consequências graves para a saúde emocional, pois na maioria das vezes, não conseguimos processar tudo. O ritmo da construção de pensamentos é vital para o aumento da alegria de viver e do intelecto. Ainda pouco conhecida por psicólogos e psicopedagogos, essa é uma das doenças mais disseminadas nos dias atuais. Neste livro, o leitor conhecerá os sintomas e as consequências desse mal, bem como as técnicas para combatê-lo.


13. As cinco linguagens do amor, de Gary Chapman

Em As 5 linguages do amor: Como expressar um compromisso de amor a seu cônjuge, Gary Chapman identifica cinco formas pelas quais as pessoas expressam e recebem amor. Com mais de trinta anos de experiência em aconselhamento de casais, o autor já vendeu mais de 8 milhões de exemplares. Apresentando um questionário para os cônjuges descobrirem a sua linguagem de amor, promove benefícios à comunicação entre o casal. Esta terceira edição de sua clássica obra sobre relacionamentos contém uma seção especial que esclarece as dúvidas e direciona o leitor a compreender sua forma de manifestar o sentimento. Com palavras de afirmação, tempo de qualidade e outras demonstrações afetivas, as pessoas experimentam como é ser realmente amado e compreendido dentro de um relacionamento.


14. Especialista em pessoas, de Tiago Brunet

é preciso que nossa mente e nosso coração se protejam das mazelas da realidade. Uma obra escrita para este tempo, com um método que já ajudou milhões de pessoas em palestras por mais de 30 países.


15. O poder da autorresponsabilidade, de Paulo Vieira

Em O poder da autorresponsabilidade: A ferramenta comprovada que gera alta performance e resultados em pouco tempo, Paulo Vieira nos ensina a reconhecer a responsabilidade e a construí-la. Para assumir as rédeas da própria vida na prática, é preciso ter autorresponsabilidade. O livro é um manual que apresenta a metodologia das 6 leis para alcançá-la, para que o leitor assuma o comando. Ao aplicar este conceito, é possível chegar à alta performance na vida pessoal e profissional, saindo de um estado de insatisfação para um de abundância e sucesso.


16. 12 regras para a vida, de Jordan B. Peterson

influencia a compreensão moderna sobre a personalidade. O autor, que se tornou um dos mais populares pensadores  do mundo, atrai dezenas de milhões de espectadores em suas palestras sobre tópicos que vão desde a bíblia, às relações amorosas e à mitologia. O livro passa uma mensagem sincera e revitalizante sobre o valor da responsabilidade individual e da sabedoria ancestral. A partir de experiências vividas e lições extraídas das histórias e mitos mais antigos da humanidade, oferece doze princípios profundos e práticos sobre como viver uma vida significativa. Verdades eternas aplicadas aos nossos problemas modernos. 

17. Mindset, de Carol S. Dweck

(Imagem: Revista Seleções/Canva)

Em Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso, Carol S. Dweck desenvolveu um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida é o que nos leva ao sucesso. Segundo a especialista internacional em motivação e realização pessoal, o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. Ao longo de décadas de pesquisa, ela constatou que o mindset não é um mero traço de personalidade, mas sim a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Revela brilhantemente esse fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado. A professora de psicologia da Universidade de Stanford define, ainda, a maneira como educamos nossos filhos, além da nossa relação com o trabalho e com as pessoas.

18. Propósito, de Sri Prem Baba

(Imagem: Revista Seleções/Canva)

Em Propósito: A coragem de ser quem somos, Sri Prem Baba segue seu desígnio de expandir o diálogo amoroso que abrange temas inerentes ao ser humano. Ele aborda os eternos questionamentos da humanidade sobre o porquê de existirmos e qual é a nossa missão nesta vida. Através da leitura, o leitor vai vislumbrar o horizonte de uma jornada preciosa que o levará ao interior de si mesmo. Quando chegar ao seu destino, encontrará o Propósito de sua existência. Uma viagem transformadora, guiada para ser realizada com serenidade. O líder humanitário que afirma que o amor pode alterar os rumos da vida pessoal e coletiva, também acredita no poder de esquadrinhar nosso interior para discernir o nosso papel no mundo. Dividido em sete partes, o livros leva a uma experiência transcendental até o aprendizado sobre as chaves práticas que nos direcionam ao despertar do amor.

19. Sonhos Lúcidos, de Dylan Tuccillo, Jared Zeizel e Thomas Peisel

(Imagem: Revista Seleções/Canva)

Por meio de orientações práticas e ilustrações inspiradoras, Sonhos lúcidos: um guia para dominar a arte de controlar seus sonhos vai te ajudar a se conectar com seu subconsciente e descobrir as infinitas possibilidades que surgem quando fechamos os olhos no mundo real e os abrimos no reino dos sonhos. Nesse livro – uma mistura de guia prático e manual científico –, você vai aprender todas as técnicas necessárias para controlar seus sonhos, enfrentar seus pesadelos, aumentar sua criatividade e até mesmo encontrar a sabedoria que pode mudar a sua vida. Como os sonhos são espelhos da mente, explorá-los significa fazer uma viagem para dentro de nós mesmos, confrontando medos, desejos, angústias e paixões. Experimente qualquer coisa que imaginar – sentindo tudo como se estivesse vivendo de fato. 

20. Inteligência emocional, de Daniel Goleman

(Imagem: Revista Seleções/Canva)

EmInteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente, Daniel Goleman traz um grito de alerta aos que ainda pensam que a razão é a única coisa responsável pelo rumo da vida. Publicado pela primeira vez em 1995, nos Estados Unidos, este livro transformou a maneira de pensar a inteligência. Alterou práticas de educação e mudou o mundo dos negócios. Das fronteiras da psicologia e da neurociência, trouxe o conceito de “duas mentes” – a racional e a emocional – e mostrou que juntas elas moldam nosso destino. Segundo o autor, a consciência das emoções é essencial para a inteligência do indivíduo se desenvolver. Partindo de casos cotidianos, o autor mostra como a incapacidade de lidar com as próprias emoções pode minar a experiência escolar, acabar com carreiras promissoras e destruir vidas. Utilizando exemplos marcantes, Goleman descreve as cinco habilidades-chave da inteligência emocional e como determinam nosso êxito nos relacionamentos, no trabalho e até nosso bem-estar físico.

21. Viva a vida, de Max Lucado

(Imagem: Revista Seleções/Canva)

No livro Viva a vida: Redescobrindo uma vida de tranquilidade e paz interior, Max Lucado define os treze medos mais comuns de um mundo em crise. De acordo com ele, para aumentar a esperança no futuro, precisamos acreditar que os nossos maiores medos podem ser vencidos. Dessa maneira, encoraja a viver com menos medo e mais fé.

22. Uma vida com propósitos, de Rick Warren

(Imagem: Revista Seleções/Canva)

Uma vida com propósitos: Para que estou na Terra? traz 1.200 versículos bíblicos que buscam direcionar o leitor a respostas para o real sentido da vida. Uma nova edição, expandida e revisada para uma nova geração. Este clássico publicado em dezenas de idiomas se debruça sobre a grande questão da humanidade de forma profundamente sábia, porém com simplicidade. Ajudando a priorizar o que é importante na vida, o livro semeia a fé para que os frutos sejam colhidos com graça.

23. O poder do subconsciente

(Imagem: Revista Seleções/Canva)

O poder do subconsciente lhe ensinará técnicas para desenvolver todo o potencial da sua mente, superando adversidades, alcançando seus objetivos e mudando situações aparentemente irreversíveis. Não é mágica, não é mito nem lenda. O livro já ajudou milhões de pessoas a alcançarem grandes objetivos apenas mudando a maneira de pensar. As técnicas revolucionárias descritas pelo Dr. Murphy baseiam-se em um princípio simples e prático: se você acredita em algo sem restrições e faz um retrato disso em sua mente, remove os obstáculos subconscientes para que seu desejo se concretize. Assim, qualquer um pode transformar em realidade aquilo em que acredita. Você é um jardineiro e planta sementes (pensamentos) em seu subconsciente o dia inteiro. Com a descrição de histórias verídicas de sucesso, este é um guia para libertar o poder da mente que revela os segredos para melhor a vida e obter prestígio e felicidade pessoal.

24. Crer ou não crer

(Imagem: Revista Seleções/Canva)

O que pode dizer um homem que fez o voto de se dedicar a Deus a outro que está plenamente convencido de Deus não existe? O que pode ouvir um crente de um ateu? O que um ateu pode aprender? São questões assim que guiaram o encontro entre o padre Fábio de Melo e o historiador Leandro Karnal e resultaram neste livro. Um debate rico e respeitoso entre um cético e um católico que oferece uma referência importante aos brasileiros crentes e não crentes. Com coragem para provocar um ao outro e humildade para aceitar os argumentos, os autores discutiram pontos fundamentais, como se o mundo é melhor ou pior sem Deus e se a religião ajuda ou atrapalha. Questionaram o quanto a fé faz falta e discutiram as esperanças, os medos e a morte no horizonte de quem crê e quem não crê. Crer ou não crer é o resultado de muitas horas de conversa entre um dos padres mais amados do país com um dos mais populares historiadores. Uma obra que irá agradar e enriquecer milhões de leitores.

25. Ágape

(Imagem: Revista Seleções/Canva)

Em Ágape, Padre Marcelo Rossi ilustra as manifestações do ágape, seja pela via da caridade, seja na forma da compaixão, da dedicação e do amor ao próximo, sem exigências nem cobranças. O amor ágape, salienta o padre, não é contemplativo nem se encerra no indivíduo, mas exige ação pessoal e ação interpessoal.  Zilda Arns é apenas um dos exemplos trazidos pelo autor para descrever esse espelho do amor divino. Após 12 milhões de exemplares vendidos, a nova edição do livro originalmente lançado em 2010 inclui uma carta inédita do Padre Marcelo com palavras inspiradoras para seus leitores.

Gosta de variar nos gêneros literários? Então leia também sobre os 27 melhores livros de romance de época. E não deixe de seguir o nosso perfil no FacebookInstagram e Pinterest para ficar por dentro das novidades!