Faça uma busca
|
Publicado em:

Por:

Imagem:

Os romances de época são histórias de amor envolventes que têm leitores em todo o mundo. Das obras clássicas até às mais recentes, como as de Julia Quinn, esse gênero literário têm alcançando públicos bem diversificados. Para aumentar sua lista e ajudá-lo a conhecer novos autores, separamos os 27 melhores livros de romance de época!


1. Orgulho e Preconceito, de Jane Austen

Livro Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, na lista de melhores livros de romance de época
(Imagem: Revista Seleções/Canva)

A obra foi escrita pela autora inglesa Jane Austen, uma das precursoras do gênero na literatura. Na história, Elizabeth Bennet é a heroína do romance e uma mulher independente a frente de seu tempo, mas por uma jogada do destino conhece Mr. Darcy, com quem vive uma relação de amor e ódio. O livro é considerado um clássico e leitura obrigatória para quem deseja se aventurar nesse gênero.


2. Persuasão, de Jane Austen

Livro Persuasão, de Jane Austen
(Imagem: Revista Seleções/Canva)

Este livro foi o último trabalho completo de Austen, o que revela grande importância entre os livros dessa lista. Adaptada para o cinema algumas vezes, Persuasão é uma das obras mais conhecidas da autora e ganhará uma nova adaptação cinematográfica pela Netflix ainda este ano. Cada vez mais leitores estão se apaixonando pela história de Anne Elliot, heroína reservada, mas ao mesmo tempo forte. A história tem como plano de fundo as Guerras Napoleônicas e como a Inglaterra foi afetada, além de contar com o toque romântico típico da autora.


3. Mulherzinhas, de Louisa May Alcott

Livro Mulherzinhas, de Louisa May Alcott
(Imagem: Revista Seleções/Canva)

Obra que já foi adaptada para o cinema e para a televisão, Mulherzinhas retrata a vida de várias mulheres na Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, contando com drama familiar e desilusões amorosas. As irmãs March são o fio condutor da história e convidam o leitor a refletir sobre liberdade artística, obrigação social e liberdade pessoal. A obra é um ícone feminista nos dias de hoje. Um clássico dos romances de época e digno da atenção de leitoras contemporâneas.


4. O Duque e Eu, de Julia Quinn

Livro O Duque e Eu, de Julia Quinn, na lista de melhores livros de romance de época
(Imagem: Revista Seleções/Canva)

Esse é o primeiro volume da famosa série de livros Os Bridgertons, escrita pela autora Julia Quinn. Neste livro, os leitores vão acompanhar a história de amor de Daphne Bridgerton e do duque de Hastings, Simon Basset, que retorna para Londres após uma viagem pelo mundo. O duque não está procurando uma esposa no momento em que chega na cidade, mas, ao conhecer Daphne, acaba se apaixonando. A primeira temporada da série Bridgerton, da Netflix, adapta este primeiro volume.


5. A Viajante do Tempo, de Diana Gabaldon

Livro Outlander - A Viajante do Tempo, de Diana Gabaldon, na lista de melhores livros de romance de época
(Imagem: Revista Seleções/Canva)

Primeiro volume da série Outlander, a obra narra a jornada de Claire Randall, enfermeira que vai passar uma segunda lua de mel com o marido em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Porém, após ter contato com um lugar mágico, acaba sendo transportada para a Escócia de 1743, onde encontra um homem chamado Jamie Fraser, com quem vive várias aventuras. Essa história de amor e guerra é adaptada para a televisão desde 2014, uma série de mesmo nome que continua aclamada.


6. Perdida, de Carina Rissi

Livro Perdida, de Carina Rissi
(Imagem: Revista Seleções/Canva)

Leia também: 10 jovens escritores brasileiros que você precisa conhecer

Escrito pela autora brasileira Carina Rissi, Perdida é um romance de época e faz parte de uma série. Nesse primeiro volume, Carina Rissi nos apresenta a história de Sofia, uma jovem moradora da cidade grande que tem aversão a casamento, até que um dia, após comprar um celular novo, acorda misteriosamente no século XIX, onde é recebida pelo galante Ian Clarke. Você vai conhecer uma história em que dois mundos completamente diferentes colidem, mas as diferenças são superadas pelo amor. O primeiro livro já tem uma adaptação cinematográfica confirmada. 


7. Romance com o Duque, de Tessa Dare

Livro Romance com o Duque, de Tessa Dare
(Imagem: Revista Seleções/Canva)

O primeiro volume da série Castle Ever After, de Tessa Dare, narra a história de Izzy, jovem que acaba de perder o pai e fica sem nenhum dinheiro para sobreviver. A personagem recebe uma carta sobre uma herança esquecida e parte para o Castelo Ghostley, onde encontra o duque de Rothbury. Os dois começam uma briga pelo castelo, mas acabam em uma relação enemies to lovers das melhores. O livro é uma ótima escolha para os fãs do gênero que procuram algo diferente das histórias convencionais.


8. De Repente uma Noite de Paixão, de Lisa Kleypas

Livro De repente uma noite de paixão, de Lisa Kleypas, na lista de melhores livros de romance de época
(Imagem: Revista Seleções/Canva)

Kleypas é uma das autoras mais bem sucedidas do gênero romance de época e, nessa história, ela acerta novamente. O livro narra a história de Amanda Briars, escritora de romances que realiza as próprias fantasias através de suas personagens, mas nunca experimentou nada na vida real. Até que um dia ela convida um profissional para resolver tal situação, sem sucesso. Porém, um tempo depois, descobre que o homem é seu novo editor. Não precisa de muito para os dois se apaixonarem perdidamente. 


9. Lágrimas de Amor e Café, de Babi A. Sette

Livro Lágrimas de Amor e Café, de Babi A. Sette
(Imagem: Revista Seleções/Canva)

O livro escrito pela autora brasileira Babi A. Sette conta a história de amor entre Angelina, senhora em uma lavoura de café, e Vicenzo, imigrante italiano que consegue emprego na mesma lavoura. Porém o marido cruel da moça pode colocar tudo a perder. Esse é o segundo livro brasileiro do gênero em nossa lista. 


10. Um Acordo de Cavalheiros, de Lucy Vargas

Livro Um Acordo de Cavalheiros, de Lucy Vargas
(Imagem: Revista Seleções/Canva)

Os personagens principais desta história são Tristan Thorne, homem amado e odiado na sociedade em que vive, e Dorothy Miller, mulher determinada a ser dona do próprio destino. Os dois acabam firmando um acordo que muda tudo. Lucy Vargas é brasileira, mas escreveu essa história ambientada em Londres com maestria. Uma narrativa sedutora para os fãs dos romances de época mais apimentados.


11. A Rosa da Meia-noite, de Lucinda Riley

Livro A Rosa da Meia-noite, de Lucinda Riley, na lista de melhores livros de romance de época
(Imagem: Revista Seleções/Canva)

Anahita é a personagem principal deste romance. Ela é indiana e acaba se apaixonando por um lorde inglês quando se muda para a Inglaterra antes da Primeira Guerra Mundial. Mas a história não acaba por aí, pois muitos anos mais tarde o bisneto de Anahita decide investigar o próprio passado e descobre segredos sombrios. A autora consegue envolver o leitor com um enredo que passa por diversas gerações de uma mesma família, utilizando como fio condutor o amor.


12. Cilada para um Marquês, de Sarah MacLean

Livro Cilada para um marquês, de Sarah MacLean
(Imagem: Revista Seleções/Canva)

Neste livro conheceremos Lady Sophie Talbot, considerada uma das Irmãs Perigosas, mulheres que fazem de tudo para arrumar um aristocrata, e o Marquês de Eversley, um homem que tem fama de arruinar noivados. Os dois se encontram inesperadamente em uma viagem e vivem uma relação de amor e ódio. 


13. O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë

Livro O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë
(Imagem: Revista Seleções/Canva)

A obra de Emily Brontë é um clássico entre os romances de época, por mais que tenha também elementos do gótico. Aqui você vai conhecer a história de amor entre Heathcliff e Catherine, um romance correspondido, mas na época impossível, que perdura pela eternidade. A autora conseguiu trazer características sombrias ao romance, o que torna o livro ainda mais interessante. 


14. Jane Eyre, de Charlotte Brontë

Livro Jane Eyre, de Charlotte Brontë, na lista de melhores livros de romance de época
(Imagem: Revista Seleções/Canva)

A personagem principal deste romance é uma mulher forte chamada Jane, que sempre foi desprezada pela família. Aos 18 anos, ela acaba na casa de Edward Rochester como governanta. A partir desse momento a narrativa toma um rumo inesperado de mistério e se torna uma história de amor. Se você gosta de romances de formação que têm traços de romance de época, você vai gostar deste livro. 


15. Para Conquistar um Libertino, de Suzanne Enoch

Livro Para conquistar um libertino, de Suzanne Enoch
(Imagem: Revista Seleções/Canva)

O livro faz parte da série Receba esta Aliança de Suzanne Enoch e conta a história da governanta Alexandra Gallant quando chega à casa do libertino Lucien Balfour. Ele é conhecido como belo, mas extremamente fora dos padrões convencionais de comportamento. Alexandra decide ensiná-lo como se portar, mas acaba se apaixonando. 


16. A Torre do Amor, de Eloisa James

Livro A Torre do Amor, de Eloisa James
(Imagem: Revista Seleções/Canva)

A autora Eloisa James apresenta uma versão diferente dos contos de fadas tradicionais, sendo esta obra o volume 4 de uma série. Aqui a escritora traz a história de Rapunzel de um jeito diferente, abordando a história de amor de Edie, uma jovem que se tranca em uma torre para não casar com o duque de Kinross. Mas isso acaba fazendo com que os dois se aproximem de um jeito inesperado. 


17. Senhora, de José de Alencar

Livro Senhora, de José de Alencar
(Imagem: Revista Seleções/Canva)

Clássico da literatura brasileira, Senhora tem todos os traços que os fãs de romances de época gostam: desencontros amorosos, vida na corte, crítica dos costumes da época e casamento por interesse. Aqui nós vamos conhecer a vida amorosa das personagens Aurélia Camargo, Fernanda Seixas e Adelaide Amaral na sociedade burguesa carioca.  


18. Cortesã por uma Noite, de Lisa Kleypas

Livro Cortesã por uma noite, de Lisa Kleypas
(Imagem: Revista Seleções/Canva)

Esse é o primeiro livro da série Os mistérios de Bow Street, e conta a história de amor inesperada entre o policial Grant Morgan e a cortesã dos salões londrinos Viven Rose Duvall. Quando Viven é encontrada à beira do rio Tâmisa ainda com vida após uma tentativa de assassitnato, o policial precisa investigar o que ocorreu naquela noite. Mistura de livro policial com romance de época, a autora Lisa Kleypas é uma das melhores do gênero. 


19. Uma Proposta e Nada Mais, de Mary Balogh

Livro Uma proposta e nada mais, de Mary Balogh
(Imagem: Revista Seleções/Canva)

O primeiro volume da série Clube dos Sobreviventes narra a história da jovem viúva Gwendoline, conhecida como Lady Muir, satisfeita com sua rotina calma e cansada de relacionamentos amorosos. Até que ela encontra Lorde Trentham, também completamente desiludido pelos problemas da vida. Juntos eles vivem um romance inesperado. A série já conta com sete livros.


20. O Príncipe dos Canalhas, de Loretta Chase

Livro O príncipe dos canalhas, de Loretta Chase, na lista de melhores livros de romance de época
(Imagem: Revista Seleções/Canva)

O livro apresenta aos leitores o personagem Sebastian Ballister, conhecido como Lorde Belzebu, jovem que vive uma vida depravada e pecadora. Porém, quando conhece Jessica Trent, uma jovem liberal e à frente da sua época, acaba nutrindo um sentimento pela dama. A relação se transforma em um jogo de gato e rato recheado de desejos ardentes.


21. Alguém para amar, de Judith McNaught

Livro Alguém para amar, de Judith McNaught
(Imagem: Revista Seleções/Canva)

Uma das autoras mais amadas do gênero nos agracia com uma história de amor entre Elizabeth Cameron, a Condessa de Havenhurst, e Ian Thornton, um jovem atraente, mas charlatão. A relação deles é recheada de intrigas e suspeitas. Será que é amor de verdade? Descubra nesta história duas pessoas extremamente diferentes ligadas pelo laço da paixão.


22. O Destino das Terras Altas, de Hannah Howell

Livro O destino das Terras Altas, de Hannah Howell, na lista de melhores livros de romance de época
(Imagem: Revista Seleções/Canva)

Primeiro livro da série Os Murrays, a obra tem como plano de fundo a Escócia medieval e a guerra entre clãs. Mas não falta pode faltar o relacionamento amoroso entre Maldie Kirkcaldy e Sir Balfour Murray, mas a jovem não pode revelar sua verdadeira identidade para o guerreiro. Uma história para fãs de romances de época medieval, com muitas cenas de luta.


23. Os Quatro Ventos, de Kristin Hannah

Livro Os Quatro Ventos, de Kristin Hannah
(Imagem: Revista Seleções/Canva)

O livro conta a história de Elsa Wolcott, considerada velha demais para se casar na época, e Rafe Martinelli, resultando em um casamento inesperado. Com o tempo os dois acabam se apaixonando e cuidando de suas terras. Até que chega a Grande Depressão nos Estados Unidos, e eles precisam fazer a vida em outro lugar, tentando sempre superar os problemas. Uma história de amor e resiliência. 


24. Agnes Grey, de Anne Brontë

Livro Agnes Grey, de Anne Brontë
(Imagem: Revista Seleções/Canva)

No primeiro livro publicado por uma das irmãs Brontë, Agnes Grey é a protagonista do romance e atua como governanta na casa de nobres famílias na Inglaterra. Além de toda a parte progressista da narrativa, traço clássico nas obras das irmãs, nesse livro podemos perceber a protagonista descobrindo o amor. 


25. O Segredo da Duquesa, de Courtney Milan

Livro O Segredo da duquesa, de Courtney Milan
(Imagem: Revista Seleções/Canva)

Nessa história conheceremos a Srta. Minerva Lane, jovem que prefere viver com discrição sem chamar muita atenção. Mas logo conhece Robert Blaisdell, o duque de Clermont, um homem forte e honrado. O destino faz com que os dois se encontrem e acabam se apaixonando. O livro faz parte de uma série chamada Os Excêntricos. 


26. Uma União Extraordinária, de Alyssa Cole 

Livro Uma união extraordinária, de Alyssa Colelyssa
(Imagem: Revista Seleções/Canva)

O livro conta a história de Elle Burns, uma ex-escravizada que vive no norte dos Estados Unidos, e Malcolm McCall, um dos melhores detetives do serviço secreto. Os dois acabam se infiltrando em uma casa para arruinar o plano da Confederação, organização escravocrata que pretende manter a escravidão no país. Os dois tentam atrapalhar os planos dos inimigos para ajudar o presidente Lincoln a abolir a escravidão nos EUA. Romance de época com protagonismo preto e escrito por uma autora preta. 


27. Ventos de Mudança, de Beverly Jenkins

Livro Ventos de Mudança (Mulheres Pioneiras #1), de Beverly Jenkins)
(Imagem: Revista Seleções/Canva)

Esse é o primeiro volume da série Mulheres Pioneiras, escrita por Jenkins, e narra a história de Valinda Lacy, professora que ajuda ex-escravizados a conseguir oportunidades melhores de vida, e Drake LeVeq, arquiteto interessado na reconstrução da cidade de Nova Orleans. Uma história que perpassa pela triste escravidão nos Estados Unidos e nos apresenta personagens que tentam fazer a diferença.


Gostou da nossa lista de livros de romance de época? Então siga o nosso perfil no FacebookInstagram e Pinterest para ficar por dentro das novidades!