10 jovens escritores brasileiros que você precisa conhecer

Nova geração da literatura brasileira explora prosa, poesia e contos

A literatura brasileira é muito rica em autores e histórias. Romancistas, poetas, cronistas, contistas… São muitas as possibilidades, nas prateleiras, dedicadas ao nosso cenário literário. Temos verdadeiros mestres da palavra em nossa história. Mas você sabia que existem jovens escritores brasileiros continuando esse legado?
Leia também: 12 livros para crianças com protagonistas negros
Novos escritores nacionais estão lançando seus livros e fazendo burburinho entre leitores e críticos. Os temas e gêneros são variados e contam histórias de perspectivas bem diferentes. Selecionamos alguns desses nomes que você precisa conhecer.
Conheça 10 jovens escritores brasileiros
Raphael Montes
Raphael Montes é um carioca de 30 anos que se dedica a livros policiais e de suspense. Foi publicado em mais de 14 países e vendeu mais de 100 mil cópias. É autor de “Dias perfeitos” (2014) e “Suicidas” (2012); ambos devem virar filme em breve. Já teve colunas em jornais e revistas e apresentou o programa de TV “Trilha de letras”, com a temática da literatura.
Vitor Martins
Vitor é autor dos livros “Quinze dias” (2017) e “Um milhão de finais felizes” (2018). Suas temáticas giram em torno do universo de jovens LGBTs. Além disso, Vitor atua como tradutor e ilustrador.
Leia também: 10 livros de autores LGBTs para você conhecer
Jarid Arraes
Jarid tem 30 anos e é escritora, poeta e cordelista. Natural de Juazeiro do Norte, Ceará, ela foi indicada e vencedora de importantes prêmios da literatura brasileira com seu “Redemoinho em dia quente”. Suas temáticas principais giram em torno da questão do território nordestino, da negritude e da questão da mulher na sociedade atual. Também é autora do livro “As lendas de Dandara”, com contos sobre Dandara dos Palmares.
Lucas Rocha
Antes de estrear como escritor solo, Lucas trabalhava como bibliotecário. Foi nessa função que ele teve o desejo de desenvolver o livro “Você tem a vida inteira”, que conta a história de jovens que vivem com o HIV. O romance é uma vontade de Lucas de desmistificar as narrativas em torno do vírus. Seu livro inicial ganhou uma tradução em inglês.
Natasha Felix
Natasha é de Santos e atua como educadora, escritora, redatora, poeta, e performer. Ela escreveu “Use o alicate agora” (2018), seu livro de estreia. É coautora de “Movimento – da palavra ao texto” (2014) e está na coletânea “Nossos poemas conjuram e gritam” (2019). Seus textos têm uma forte marca de oralidade e atravessam temas como o feminino e a violência.
Pam Gonçalves
Natural de Santa Catarina, Pam tem um canal no YouTube no qual ela fala sobre literatura, dá indicações de livros e comenta temas relacionados. Em 2016, ela decidiu parar de apenas falar sobre ler e partiu para a escrita de “Boa noite”.
Luisa Geisler
Nascida em Canoas, Rio Grande do Sul, Luisa trabalha como escritora e tradutora. Premiada desde os 19 anos, é autora de “Contos de mentira” (2010), “Quiçá” (2011) e “Enfim, capivaras” (2019). Em 2012, a revista britânica Granta a selecionou para constar na lista que indicava “Os melhores jovens escritores brasileiros”.
Alice Sant’Anna
Alice é uma poeta carioca, autora dos livros “Dobradura” (2008), “Rabo de baleia” (2013) e “Pé do ouvido” (2016). Mestra em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio.
Miguel del Castillo
Miguel atua como escritor, editor e tradutor. Natural do Rio de Janeiro, lançou seu primeiro livro em 2015, “Restinga”. Em 2019, saiu “Cancún”. Ambos os livros tiveram repercussão de público e crítica. Também esteve, em 2012, na lista “Os melhores jovens escritores brasileiros”, da revista britânica Granta.
Mel Duarte
Mel é campeã de batalhas de Slam Poetry, batalhas de poesia falada nas quais interpretam-se poesias e um júri selecionado as julga. É autora de “Fragmentos dispersos” (2013), “Negra nua crua” (2016) e “Colmeia: Poemas reunidos” (2021). Em 2019, tornou-se uma das pioneiras no lançamento de um CD com poesias faladas, chamado “Mormaço – Entre outras formas de calor”.