5 formas criativas de comemorar as festas de final de ano à distância

É possível se divertir com a família e os amigos sem se arriscar. Veja como será fim de ano de muitos brasileiros.

Paula Vieira | 23 de Dezembro de 2020 às 12:00

fizkes/iStock -

Celebrar as festas de fim de ano em família ou com os amigos é uma tradição para muitos brasileiros. Inclusive, há pessoas que só conseguem se reunir nesta época, seja pela correria do dia a dia ou por morarem longe uma das outras, o que torna o período ainda mais especial. Mas em 2020, com a pandemia de Covid-19, as celebrações deverão ser à distância.

Manter o isolamento é um verdadeiro ato de amor, pois, assim, quem é importante estará protegido e uma maior disseminação do novo coronavírus será evitada. Mas não pense que o Natal e o Réveillon serão tristes por causa disso. Organizar uma comemoração, mesmo que pequena, é muito importante para manter a união e gerar a esperança de dia melhores.

A playlist compartilhada é uma boa maneira de lembrar as pessoas queridas com música e celebrar à distância (fizkes/iStock)

Reunir os amigos e a família que está longe por chamada de vídeo, ligar para quem você não viu durante o ano e mostrar que essas pessoas são importantes ou enviar lembrancinhas para a casa de quem você gostaria de ter ao lado são só algumas ideias para deixar a época mais feliz. Veja outras maneiras de celebrar para se inspirar.

A professora aposentada Linda Setton, de 77 anos, tem a tradição de almoçar com a família no dia 25 de dezembro todos os anos. Desta vez, a quantidade de comida será menor, mas a celebração ainda vai ser em família, só que por chamada de vídeo.

— Nos anos anteriores, eu me reunia com a minha família em um almoço de Natal. Aí fazíamos uma oração e nossos pedidos de saúde, paz e luz. Agora, por causa da pandemia, estou de quarentena e não vou me reunir com a minha família, mas pode ser que façamos uma chamada de vídeo. Para não deixar passar em branco, vou fazer alguma comida que me lembre os anos anteriores, como umas fatias de peru, uma maionese que eu gosto muito, rabanada, com certeza! Vai ser simples, mas vamos nos prevenir para que ninguém se contamine e todos fiquem bem — contou Linda Setton, que pertence ao grupo de risco e está seguindo as recomendações de higiene e isolamento social à risca.

Muitas famílias terão a ceia reduzida esse ano, já que não devem recebem convidados (gkrphoto/iStock)

Quem também costuma reunir grande parte da família no Natal, mas vai comemorar de forma mais íntima neste ano é o arquiteto Yuri Mafra, de 24 anos. Além de ter optado por ficar em casa e fazer a ceia com os pais, ele já combinou um encontro online com os amigos para depois do jantar e a ideia vai se repetir no ano novo.

— Praticamente todos os anos da minha vida, eu passei o Natal reunido com a minha família materna na casa de uma tia, nos dias 24 e 25. Em 2020, vou passar o Natal em casa, com meu pai e minha mãe e estou esperando receber uma visita da minha namorada. Mas para não perder aquele clima de união com um grande grupo, planejei realizar chamadas de vídeo e um encontro virtual com meus amigos, para falarmos sobre como foi a noite de Natal e fazermos planos para o réveillon — explicou.

E se alguém tem dúvidas de que os pets terão presença certa nas comemorações de final de ano, a publicitária Giselle Montes, de 30 anos, veio para mostrar que eles são verdadeiros integrantes da família e não ficarão de fora das celebrações. Além disso, a Giselle, que sempre tem a casa cheia no Natal, optou por manter o isolamento e vai enviar o presente da avó diretamente para a casa dela.

Os pets já são da família e terão um lugarzinho ainda mais especial nas comemorações de final de ano (Ирина Мещерякова/iStock)

— Esse ano não vai ser possível fazer uma reunião com tantas pessoas, como é de costume. Então, vamos passar o Natal só eu e meu esposo com nossos bichos. O jeito que encontramos de ver as pessoas foi através de vídeo. Minha mãe mora em outra cidade e não vem por causa da pandemia, então vamos vê-la por vídeo chamada e assim vai ser com algumas outras pessoas. Minha avó, por exemplo, vai passar sozinha também, aí agendei a entrega de uma cesta de Natal para ela e também vamos nos ver por vídeo, assim ela não fica tão chateada. Vai ser um Natal diferente e difícil, mas nos próximos a gente compensa — disse otimista.

Veja outras ideias para celebrar as festas de fim de ano à distância

Chamada de vídeo durante a ceia

Se você vai passar o Natal ou réveillon sozinho(a), ligar para a família por vídeo na hora da ceia é uma boa maneira de se reunir. Assim, as pessoas envolvidas conseguirão manter a tradição de jantarem juntas, relembrando as boas histórias que já viveram.

Jogos online após o jantar

Para quem costuma jantar com a família e depois se divertir com os amigos, os jogos online podem ser uma ótima opção. Em aplicativos como o Discord, você pode conversar com um grupo de pessoas enquanto todas jogam na mesma sala. O Among Us, que caiu nas graças dos jovens em 2020 é um jogo super divertido e com muita interação, interessante para o pós-ceia.

Amigo secreto online

Amigo secreto virtual é um jeito divertido de brincar com os amigos e a família (Drazen Zigic/Istock)

Muito comum entre amigos e familiares nesta época do ano, o amigo secreto pode ser sorteado online e a ideia é comprar o presente pela internet e enviar diretamente para a casa de quem você tirou. Para ficar ainda mais especial, você pode mandar uma cartinha, sem se identificar, claro. Na hora da revelação, vale fazer aquele encontro por chamada de vídeo e abrir os presentes em frente à câmera. Assim, todos vão se divertir e sentir-se acolhidos.

Playlist compartilhada

Já pensou em estar nos pensamentos de quem você gosta por meio da música? Criar uma playlist compartilhada para ser o repertório da noite de Natal e réveillon é uma ótima ideia. Assim, todos os colaboradores serão lembrados por suas canções favoritas.

Ligar para pessoas queridas que você não viu em 2020

Como os primeiros casos de Covid-19 foram registrados no Brasil em março deste ano, muitos amigos não conseguiram se encontrar. Mas não é por isso que eles deixaram de ser importantes, não é mesmo? Aproveite a data para ligar para aquelas pessoas queridas que você gostaria de dar um abraço. Com certeza, elas vão se sentir felizes e especiais.