5 países que já mudaram suas capitais

Conheça os principais países do mundo que substituíram suas capitais por outras cidades ao longo da história e suas curiosidades.

Thaís Garcez | 8 de Julho de 2021 às 16:00

dk_photos/iStock -

A mudança da capital de um país pode acontecer por diversos motivos; tanto históricos quanto geográficos. Nas capitais costumam estar reunidos os Poderes de um governo. Mas vale dizer que cada país tem as suas particularidades sobre esse assunto.

Leia também: Conheça Havana, a capital cubana repleta de encantos

Na África do Sul, por exemplo, cada Poder se encontra em um local diferente. Por isso, o país conta com 3 capitais: Cidade do Cabo (Legislativo), Pretória (Administrativo) e Bloemfontein (Judiciário). Algo que pode parecer inusitado, mas não incomum, visto que outros países também possuem mais de uma capital, como a Holanda e o Chile.

Outros países, entretanto, possuem apenas uma capital, mas que durante sua história passou a ser em outro lugar. Então, para que não haja tanta confusão, vamos te contar quais países fizeram essa transição e quais são os novos centros do poder nacional deles.

As novas capitais

1. Rio de Janeiro → Brasília

Brasília reúne os três Poderes e está localizada no Distrito Federal. (Imagem: VelhoJunior/iStock)

Antes de Brasília, o Brasil teve outras duas capitais: Salvador (1549-1763) e Rio de Janeiro (1763-1960). Porém, a mudança da capital para o Centro-Oeste é a mais comentada. A ideia surgiu ainda nos tempos do Império, sugerida, em 1821, por José Bonifácio. Sua preocupação era a vulnerabilidade da cidade litorânea a possíveis ataques de corsários pelo mar.

Sendo assim, Bonifácio alertou Dom Pedro I sobre o assunto, mas a ideia não foi para a frente. Com o passar do tempo, o projeto inicial foi sofrendo mudanças por políticos e sistemas de governo. Somente na década de 1950, no governo do presidente Juscelino Kubitschek, o projeto desenhado por Oscar Niemeyer para a nova capital brasileira saiu do papel e começou a ocupar o Planalto Central.

2. Filadélfia → Washington D.C.

Em Washington D.C., encontram-se as sedes dos 3 poderes federais americanos: o Capitólio, a Casa Branca e a Suprema Corte. (Imagem: Matt Anderson/iStock)

A princípio a cidade da Filadélfia era onde as decisões sobre o país eram tomadas. Porém, surgiu a necessidade de se ter uma capital independente. Então, foi inserida na constituição a possibilidade de o Congresso poder determinar um novo local para a sede do governo dos Estados Unidos.

Na época, em 1971, o presidente George Washington escolheu um local estratégico, entre os estados do Sul e do Norte e às margens do rio Potomac. Além disso, deu o seu nome para a nova capital: Washington D.C., que significa Distrito de Colúmbia, onde a cidade está localizada.

3. Jacarta → Ilha de Bornéu

Jacarta em breve não poderá ser mais a capital da Indonésia, devido ao processo de afundamento que vem sofrendo. (Imagem: Felix_Indarta/iStock)

A mudança da capital da Indonésia acontecerá em breve. Isso porque Jacarta vem sofrendo um progressivo afundamento devido ao aumento populacional da cidade e ao peso das edificações. Por ser um país insular, as consequências desse fenômeno podem ser catastróficas; dois quintos da cidade já estão embaixo d’água.

Além de ser superpovoada, Jacarta sofre com altos índices de poluição e congestionamento por causa do trânsito. Recentemente, no fim de 2019, o presidente do país informou que a nova capital deverá ser localizada na parte oriental da Ilha de Bornéu.

4. São Petersburgo → Moscou

Por ter uma localização central, Moscou se tornou a nova capital da Rússia. (Imagem: yulenochekk/iStock)

Às margens do rio Neva, no golfo da Finlândia, São Petersburgo foi a capital do Império Russo por dois séculos. Fundada em 1703, por ordem do czar Pedro I, manteve-se como centro político do país até 1918. A partir de então, com a entrada do governo bolchevique, Moscou passou a ocupar esse posto.

Além da influência dos acontecimentos políticos e históricos, Moscou também leva vantagem por estar localizada mais ao centro do país. Sendo assim, não está tão vulnerável ao ataque marítimo como São Petersburgo.

5. Melbourne → Canberra

Ainda que muitos achem que Sydney é a capital da Austrália, esse título é da cidade de Canberra. (Imagem: IIIShutter/iStock)

Talvez você não saiba, mas a capital da Austrália não é, e nem nunca foi, Sydney. Apesar da frequente confusão, a primeira capital do país foi Mebourne, mas por pouco tempo. Em 1901, uma reunião entre as federações das colônias, como o país era dividido na época, decidiu escolher uma capital federal.

Sydney e Melbourne entraram na disputa, mas Canberra foi a escolhida. Assim como Brasília, a cidade foi construída do zero, pois era apenas um território aos pés dos alpes australianos. Durante sua construção, entre 1901 e 1927, Melbourne respondeu como capital.

Aproveite e conheça mais sobre um país encantador que fica bem próximo da Austrália, a Nova Zelândia.