Como fazer uma pergunta em espanhol: perguntas e respostas básicas do dia a dia

Quer saber como fazer uma pergunta em espanhol e não sabe por onde começar? Leia o nosso artigo e comece a praticar o quanto antes!

Letícia Taets | 24 de Junho de 2021 às 12:00

catalby/iStock -

O espanhol é falado por aproximadamente 538 milhões de pessoas, sendo a quarta língua mais falada do mundo. Apesar da proximidade com o português, o espanhol tem algumas singularidades que precisamos ficar atentos na hora de escrever e de falar, e, sobretudo, como fazer uma pergunta em espanhol.

Leia também: Conheça 20 falsos cognatos em espanhol

Se você está aprendendo agora esse belíssimo idioma e tem dúvidas sobre como fazer uma pergunta em espanhol, esse post é para você! Abaixo você irá aprender algumas frases básicas que irão ajudá-lo a se comunicar de forma prática e simples.

A língua espanhola, apesar de parecida com a portuguesa, tem características próprias. (Imagem: simonapilolla/iStock)

Não se esqueça do ponto de interrogação no início da frase

Ao contrário do português, em que inserimos o ponto de interrogação somente no fim da frase, no espanhol, usa-se também o ponto de interrogação, invertido (¿), no início de toda frase interrogativa.

Essa pontuação serve para informar previamente ao leitor que a frase a seguir trata-se de uma pergunta. Dessa forma, toda frase interrogativa em espanhol deve começar com o ponto de interrogação invertido e ser finalizada com o ponto de interrogação normal.

Portanto, se você estiver escrevendo uma pergunta em espanhol, não se esqueça de usar a pontuação corretamente no início e no fim da pergunta.

Por exemplo: ¿No quieres tomar algo? -> Você não gostaria de comer ou beber algo?

Aprenda a fazer perguntas simples em espanhol e fique mais confiante em sua próxima viagem. (Imagem: AntonioGuillem/iStock)

Veja como fazer perguntas simples

Se você estiver esperando uma resposta simples, sim ou não, existe uma maneira fácil de elaborar a pergunta. Assim como na língua portuguesa, você mantém a ordem das palavras exatamente como seria em uma frase afirmativa, mas a transforma em uma pergunta.

Quando o sujeito do verbo é um substantivo, pronome ou nome, ele pode estar antes do verbo, assim como em uma frase afirmativa. Mas você transforma a afirmação em uma pergunta:

Também é possível mudar a ordem das palavras para que o verbo venha antes do sujeito, ao invés de depois dele.

Pronombres interrogativos

Pronomes interrogativos são vocábulos usados para fazer perguntas e obter informações. Eles geralmente substituem o substantivo sobre o qual estamos fazendo a pergunta e cumprem a função sintática de sujeito nas orações em que são empregados. 

O pronomes interrogativos podem ser usados tanto em perguntas diretas (usando o ponto de interrogação) quanto em perguntas indiretas (sem o ponto de interrogação). No entanto, é importante acentuá-los para não confundi-los com os pronomes relativos.

Os pronomes interrogativos são:

Dica: Como em português, tenha cuidado para não misturar por qué (significando por que) com porque (significando porque).

Quando a pergunta começa com um pronome interrogativo que não é sujeito do verbo, o substantivo ou pronome (se fornecido), que é o sujeito, vai depois dele.

Na hora de saber quais pronomes usar, preste atenção nessas orientações:

  1. Use cuál (singular) ou cuáles (plural). Sempre use qué antes de um substantivo:

2. ¿Quién? e ¿quiénes? podem ser usados ​​para significar quem.

3. Use quién ao perguntar sobre uma pessoa: ¿Quién ganó? -> Quem ganhou?

4. Use quiénes ao perguntar sobre mais de uma pessoa: ¿Quiénes estaban? -> Quem eram os que estavam lá?

Para fazer perguntas negativas

Outro ponto importante para saber como fazer uma pergunta em espanhol é saber perguntar usando negativas. Quando você quiser fazer esse tipo de pergunta, coloque não antes do verbo, da mesma forma que você faz nas afirmações:

Você também pode usar o no no fim de uma pergunta.

Também é possível fazer como na língua portuguesa, colocando perguntas como: não é ?, estão?, e assim por diante ao fim de um comentário. Em espanhol, você pode adicionar ¿verdad? do mesmo jeito.

Por exemplo:

Você ainda pode usar ¿no ?, especialmente após comentários positivos.

Respondendo perguntas

Tão importante quanto saber como fazer uma pergunta em espanhol é saber como responder corretamente. Para responder a uma pergunta que exige uma resposta sim ou não, basta usar ou no.

Frequentemente, você também pode responder ou no seguido do verbo em questão. Em respostas negativas, isso pode significar que você diz não duas vezes.