Como se proteger de raios em tempestades

Saiba como se proteger dos raios e os cuidados essenciais que você precisa ter em casa e na rua. Veja também como socorrer alguém atingido.

Thaís Garcez | 5 de Maio de 2022 às 11:00

Caballe/iStock -

Junto com a chegada dos meses mais quentes do ano, também se inicia a temporada de chuvas. Quando acompanhada de raios, é recomendável não sair na rua. Porém, algumas vezes podemos ser pegos de surpresa fora de casa, nesses casos é importante saber como se proteger de raios.

Estima-se que a chance de ser atingido por um raio é de 1 em 1 milhão, mas os danos causados vão desde sequelas graves até a morte. Para não dar chance ao acaso, veja algumas dicas que te ajudarão a se proteger.

Como agir dentro de casa

Ainda que seja o local mais seguro para se estar durante uma chuva de raios, isso não significa que você esteja completamente fora de perigo. Sendo assim, alguns cuidados devem ser tomados.

Imagem: mantinov/iStock

Primeiro, evite utilizar equipamentos eletrônicos como computadores, tablets, celulares, entre outros; principalmente se estiverem conectados diretamente com a rede elétrica, como um celular carregando, por exemplo.

Aguarde a tempestade passar para tomar banho. Ainda que seu chuveiro não seja elétrico, o encanamento e a própria água são bons condutores de eletricidade, podendo passar à você no caso de um raio atingir a casa.

Além disso, evite usar a torneira e se afaste de objetos metálicos durante toda a duração da tempestade. Desse modo você estará mais seguro.

Como se proteger na rua

Se a tempestade começou enquanto você estava fora de casa, a primeira coisa a se fazer é não ficar em locais abertos. Campos de futebol, quadras esportivas e estacionamentos são exemplos de locais onde não se deve ficar em hipótese alguma.

Imagem: Eshma/iStock

Procure um ambiente fechado para se abrigar, seja uma loja, estação de metrô ou shoppings. Também nunca se abrigue debaixo de uma árvore, além delas atraírem raios, podem pegar fogo, caso sejam atingidas, e causar queimaduras em quem está abrigado. 

Não fique em locais altos nem perto de postes, redes elétricas ou objetos pontiagudos de qualquer espécie, pois eles podem atrair raios com bastante facilidade.

Caso esteja de carro, permanecer dentro do veículo é a melhor escolha, desde que se feche os vidros e não encoste em objetos metálicos. Evite sair do carro antes da tempestade acabar.

O que fazer em caso de emergência?

Se alguém for atingido por um raio, ligue imediatamente para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) por meio do número 192. Não se aproxime nem encoste de imediato na pessoa atingida, caso contrário a corrente elétrica pode acabar passando para você.

Imagem: Kanizphoto/iStock

Caso tenha experiência com primeiros socorros ou seja um profissional de saúde, inicie os procedimentos necessários antes da ambulância chegar. Os sintomas, além de queimaduras, podem ser parada cardíaca e pulmonar e paralisia do sistema nervoso central e do corpo.