Conheça a festa que deu origem ao Carnaval no Brasil

Você sabe o que é entrudo? Saiba mais sobre a festividade trazida ao Brasil por migrantes portugueses que deu origem ao Carnaval brasileiro.

Letícia Taets | 27 de Fevereiro de 2022 às 10:00

Reprodução/Jean Baptiste Debret -

Você já parou para pensar sobre a origem do Carnaval? Muitas pessoas têm a impressão de que a festividade que é a cara do Brasil sempre existiu por nossas terras. No entanto, um dos festejos que deu origem ao nosso Carnaval chegou no pais somente na segunda década do século XVIII com os migrantes portugueses de Açores, Cabo Verde e Madeira, sob o nome de entrudo.

Entrudo: a festa que deu origem ao Carnaval brasileiro

O entrudo era uma festividade na qual os habitantes saiam às ruas para extravasar criando uma espécie de “guerra” na rua, jogando água com farinha uns nos outros, além de utilizar como armas o que quer que fosse possível encontrar: bisnagas de lata, laranjas de cera, bombinhas de mau cheiro, pedaços de madeira, entre outros. O que quer que estivesse à mão poderia ser utilizado no entrudo.

Leia também: 17 destinos tranquilos para fugir do Carnaval

As festividades do entrudo, na época, já apresentavam o caráter de irreverência e de extravasamento de tensões que vemos na contemporaneidade. Uma das fantasias mais populares da época do entrudo era a de “Velho Europeu”, em que o povo se vestia como as classes mais poderosas da época, imitando seus gestos e maneira de se vestir em forma de troça.

Obra Marimba, de Jean Baptiste Debret/1823 (Imagem: Reprodução)

Especialmente no Rio de Janeiro, também era comum que pessoas escravizadas saíssem às ruas para o entrudo com farinha no rosto e usando roupas velhas de seus senhores. Alguns senhores, inclusive, liberavam seus escravos para participar dos festejos.

O entrudo foi bastante popular até meados do século XX no Rio de Janeiro, quando o prefeito Pereira Passos proibiu a festividade com o slogan “O Rio civiliza-se”. A partir de 1904, com a intensa campanha do prefeito da Belle Époque, o Carnaval carioca passou para os bailes, em espaços privados e regados a serpentina e a lança-perfume.

Até chegarmos ao Carnaval como o conhecemos hoje foram muitas mudanças. Outras práticas festivas, como o rancho carnavalesco, também se misturaram ao entrudo e foram adicionando mais elementos à nossa folia, tão completa e diversa por todo o país.