Significado dos sonhos: desvende os 6 mais comuns

Ansiedade, raiva, ciúme, cansaço, estresse...Descubra o significado dos sonhos mais comuns e o que eles dizem sobre sua vida!

Julia Monsores | 13 de Outubro de 2019 às 12:00

- Choreograph/iStock

Você já acordou pela manhã querendo entender o significado dos sonhos que teve a noite? Há seis tipos de sonhos que costumam ocorrer com frequência entre as pessoas. Os cinco primeiro se encontram relacionados com estados de ansiedade. No entanto, o sexto é muito mais agradável, e indica autoconfiança. Sem nenhuma ordem especial, esses sonhos são:

1. Seus dentes estão caindo

Já teve um daqueles sonhos horríveis nos quais seus dentes caem? Às vezes, é possível que estejam balançando livremente, ou talvez apenas se esfacelem e virem poeira ao menor toque. Trata-se de uma sensação hedionda. E é esquisito como a sensação de ansiedade e de horror pode se prender a você por um bom tempo.

Nossos dentes falam muito sobre nós nos dias de hoje. Como uma sociedade, podemos gastar fortunas para branqueá-los, endireitá-los ou modificar o dentinho saliente... Aparelhos dentários, antes usados apenas por crianças na fase escolar, agora são vistos com frequência em adultos. Nos últimos anos, os dentes se tornaram um símbolo de status importante. E esse novo aspecto de nossos dentes apenas serve para aumentar a ansiedade que sentimos quando os perdemos, mesmo que seja apenas no sonho, e não na vida real.

Os dentes não são apenas um símbolo de status. Embora as dentaduras sejam comuns, os dentes – reais ou falsos – são uma parte vital do nosso equipamento de sobrevivência, sendo usados para quebrar os alimentos em pedaços aceitáveis para a digestão. Também são um símbolo poderoso de sexualidade. Você realmente iria querer beijar alguém com uma boca repleta de dentes podres?

E o que esse sonho significa?

Logo, é correto supor que sonhar com a perda de dentes seja um sonho de ansiedade por excelência. Depende de você descobrir quais são essas ansiedades e encontrar meios de minimizá-las. Quando tiver um sonho relacionado com a perda dos próprios dentes, reflita sobre o que aconteceu mais cedo durante o dia de modo que surja um padrão. As coisas nunca costumam ser tão ruins quanto talvez você pense. E o simples fato de examiná-las como alguém neutro costuma ajudar.

2. Você está nu em um lugar onde não deveria estar

Quase todo mundo já teve, pelo menos uma vez, um sonho no qual está nu. À primeira vista, tudo parece bem normal. Você está cuidando das suas atividades diárias. Pode estar em um ônibus, trem, ou em uma loja... Então, de repente, percebe que se encontra nu e não sabe o que fazer para esconder o embaraço. Também é comum descobrir que ninguém no sonho nota a ausência de roupas. Ou, ao menos, se as pessoas notam, não fazem questão de comentar. No entanto, isso é um ponto discutível.

Por milhares de anos, ocultamos nossa nudez com todos os tipos de peles, contas, penas e tecidos. Por esse motivo, sem levar em conta seu comportamento geral em relação à nudez, caso se veja nu em um lugar público no qual isso é inapropriado ou até ilegal, trata-se de um tabu sério.

E o que isso significa em um sonho?

Temos de pensar com muita clareza sobre o que as roupas são, o que fazem e o que representam. De modo efetivo, elas escondem nossa situação real. Também nos permitem dar uma impressão de nós mesmos. As roupas emitem para o mundo uma declaração clara sobre quem somos e o que fazemos.

Assim como revelam a nossa identidade, as roupas também são uma forma eficiente de mascará-la. Em resumo, podem ser um disfarce se desejarmos que sejam.

Logo, quando temos um sonho em que nos encontramos “nus”, estamos tendo um sonho de ansiedade no qual a nossa identidade aparece sendo retirada. Nós nos mostramos vulneráveis e desprotegidos. Há também a possibilidade de que, na vida real, você esteja tentando esconder alguma coisa.

Mas uma parte sua sente que você será pego. Por acaso, sente-se como se estivesse “escapando impune” a certos aspectos da sua vida? Talvez não se sinta qualificado para desempenhar o seu trabalho. Inseguranças implícitas de todos os tipos podem resultar em sonhos nos quais nos apresentamos “nus”.

3. Você está sendo perseguido – em geral por uma criatura não humana

O que você faz quando se vê em perigo? É provável que a maioria de nós tente escapar do perigo o mais rápido possível. Felizmente, é improvável que, na vida real, a maioria de nós seja perseguida por um urso, tigre, ou um louco com um machado. Bem, em um sonho, nossa reação costuma ser a mesma – fugir.

No entanto, há outro aspecto relacionado com o sonho da “perseguição”. Além de fugir do estresse diário, há uma possibilidade distinta de que a coisa da qual estamos fugindo seja um aspecto de nós mesmos, algo do qual temos medo de enfrentar. Isso pode ser raiva, ciúme, medo do fracasso – ou até do sucesso. Talvez você esteja fugindo de poderes, forças e talentos – todos seus – em função do medo das responsabilidades inerentes que possam trazer.

Sonhos trazem à tona reações primitivas do nosso subconsciente. E fugir de uma situação estressante é algo bastante lógico a fazer. De fato, é quase uma vergonha que não consigamos escapar com rapidez quando os estresses da vida são muitos. Em vez disso, na vida real, temos de confrontar, em termos metafóricos, os animais selvagens e os loucos que nos perseguem no sonho.

4. Você está fazendo uma prova e se apresenta completamente despreparado para tal

Quem não vivenciou esse tipo de sonho uma vez ou outra? É horrível. Você está lá, maduro, vivido, com uma carreira profissional bem estabelecida e uma família. Então, bum! De repente, você é arremetido para dias terríveis da época da escola, ou da faculdade, com uma prova se agigantando e com a certeza de que vai fracassar.

Não se impressione. Esse tipo de sonho costuma significar que você está se colocando sob pressão e, de fato, não há nada com o que se preocupar. No entanto, a ansiedade residual deve ser endereçada. É possível que a sensação de estar despreparado seja real, mas o pavor apenas irá piorar as coisas.

5. Você está caindo

Já teve algum daqueles sonhos nos quais se encontra caindo? O despencar costuma terminar com você sendo acordado de repente, trazido de volta à consciência, debatendo-se, tentando agarrar alguma coisa. Tal sensação é muito real e pode deixá-lo com um resquício de falta de estabilidade – embora seja comum voltar a dormir bem rápido.

Acredita-se que esses tipos de sonhos reflitam tumultos e ansiedades internas. Você pode se mostrar preocupado, falando por metáforas, com relação a perder a sua “base” em uma certa situação. Ou a perder o equilíbrio. Ou ainda a tranquilidade. Ou talvez você tenha assumido muita responsabilidade.

No entanto, um sonho de queda também pode ocorrer por motivos bem diferentes. Esses sonhos costumam ser vivenciados no início do sono padrão e podem ser causados por uma queda natural na pressão sanguínea. Também podem ser o resultado de outro tipo de reação natural chamada de “espasmo mioclônico” ou “contração”. Trata-se de um espasmo muscular involuntário e, em geral, nada para se preocupar. Mas, se você começar a vivenciar tais reações com frequência, ou quando estiver acordado, talvez queira procurar aconselhamento médico.

6. Você está voando

Esse é o único sonho “comum” que não tem nada a ver com ansiedade. Mas há dois tipos de sonhos com voo. Um é um sonho “normal”. Se estiver planando acima de telhados, isso é maravilhoso. Indica confiança em si mesmo e satisfação com a sua vida. Você apresenta perspectivas, consegue ver o todo e está com tudo.

Em geral, o segundo tipo de sonho com voo é o resultado, ou precursor, de um sonho lúcido. Um sonho lúcido é onde um alto nível de consciência começa a se fazer notar durante o sono, permitindo que você “controle” os acontecimentos do sonho. Se estiver tendo um sonho lúcido no qual se encontre voando, não questione de repente o que está fazendo. Se o fizer, é possível que descubra, de modo súbito, que está caindo. E isso requer um pensamento consciente ágil para colocar as coisas em ordem antes de acordar.

Se controlado de modo apropriado, o sonho com voo não lhe dará apenas horas de divertimento durante o sonho. Mas é possível que você também descubra que a sua autoconfiança melhora na vida desperta.

Os sonhos realmente são algo incrível, não é mesmo? Você sabia que um dos livros clássicos de terror surgiu depois de um sonho? Descubra como um sonho levou Mary Shelley a escrever Frankenstein.