Dia Internacional da Mulher: como presentear com gestos concretos

Conheça algumas atitudes simples que você pode tomar para tornar o Dia Internacional da Mulher uma data especial para você e a mulher da sua vida.

Thaís Garcez | 6 de Março de 2020 às 20:07

jacoblund/iStock -

O dia 8 de março ficou marcado mundialmente como o Dia Internacional da Mulher. Em 1975, a ONU oficializou a data com o objetivo de relembrar toda a luta das mulheres por direitos iguais, em diversas esferas da sociedade e dar voz ao poder feminino. Mas esse dia pode abrange muitas causas, das grandes às pequenas.

Apesar de vivermos no século XXI, mulheres do mundo todo ainda sofrem com a violência do feminicídio, do machismo, da intolerância e do desrespeito. Ainda é possível ouvir relatos de assédio moral no trabalho, abuso psicológico nas relações e outros crimes. E, muitas vezes, pequenas ações cotidianas podem ser um meio bem simples de amenizar essa realidade e celebrar sua importância; pois todos os dias a luta recomeça.

Veja como ir além das rosas e dos bombons neste Dia Internacional da Mulher e demonstrar o seu amor e respeito pelas mulheres à sua volta.

Conheça gestos concretos para demonstrar o seu carinho no Dia da Mulher

Existem formas de valorizar as mulheres que vão muito além de presentes e atitudes pontuais. Aprenda como respeitá-las no seu dia a dia.

Valorize o trabalho das mulheres

Você não precisa ser o diretor de uma grande empresa para reconhecer o trabalho de alguém. Faça o exercício de olhar ao seu redor e ver quantas mulheres estão trabalhando para que a sua rotina dê certo. Sua esposa, a guarda de trânsito, sua colega de trabalho, a babá dos seus filhos… Garanto que são várias!

Uma outra forma de valorizar o trabalho feminino é investir tempo em artistas do gênero. Ler livros escritos por mulheres, filmes dirgidos por mulheres, músicas, pinturas, programas de rádio... Informe-se sobre a realidade feminina e inspire-se com suas histórias, lutas e desafios. 

Então, que tal agradecer verdadeiramente por toda a dedicação delas? Experimente ouvir um pouco sobre suas vidas, tente ajudá-las no que for preciso. Às vezes, um pouco do seu tempo e sua gratidão sincera farão muito mais do que um cartão com belas palavras. 

Faça parte da rotina da casa

Se você diz que ajuda em casa, saiba que está agindo errado. Se você tem um lar, também é sua responsabilidade cuidar dele e não “dar uma ajudinha”. Portanto, assuma o compromisso de dividir as tarefas com os outros moradores da casa, amenize a carga da mulher (que pode ser sua esposa, namorada, mãe, avó…).

Three Spots/ iStock

Reflita sobre todas as necessidades que uma casa abrange e estabeleça um novo olhar sobre esse trabalho. Sua disponibilidade e comprometimento farão toda a diferença. Sempre lembrando da importância de criar esses hábitos nas crianças da casa também, para que elas cresçam sabendo que as responsabilidades domésticas são de todos. Uma ideia é inclusive fazer dessas tarefas um momento de diversão em família. Respeito e carinho devem ser ensinados desde sempre!

Mude seus hábitos

Provavelmente, esta é a tarefa mais árdua! Porém, muito necessária. O mundo de hoje não tem mais espaço para atitudes machistas, pensamentos sexistas, “brincadeiras” desrespeitosas. Atitudes como essas não são mais toleradas! É preciso reconhecer essas falhas – muitas vezes de criação – e mudar. Não será uma tarefa fácil, mas com um pouco de autoconhecimento e empatia é possível se tornar uma pessoa melhor.

Identifique em você comportamentos nocivos que podem constranger outras mulheres, sejam elas da sua família ou não. Repreenda outros homem que tendem a agir assim naturalmente, talvez eles não tenham noção da gravidade. Espalhe a conscientização do respeito às mulheres nos seus círculos de amizade, na família. Pouco a pouco podemos alcançar um mundo mais igualitário.

fizkes/ iStock

Fique com seus filhos

Muitas mães falam da necessidade de uma rede de apoio em diversos momentos da maternidade. Mas essa rede de apoio não precisa vir de outras pessoas, ela pode ser você. Ter filhos é uma responsabilidade de ambos os pais, portanto é preciso dedicação dupla.

Prostock-Studio/ iStock

Avalie como é possível assumir as obrigações da criação após a sua rotina de trabalho. Talvez, ajudando a ensinar o dever de casa, trocando a fralda do bebê, acordando de madrugada, dando a janta, colocando para dormir… São tantas as tarefas! Se esforce e dê o seu melhor.

E se quiser ser um homem excelente e arrasar neste Dia Internacional da Mulher, fique com as crianças e dê um dia livre para a mulher da sua vida. É demonstrando com atitudes verdadeiras que as mulheres se sentirão realmente amadas e valorizadas o ano todo!

 

Por Thaís Garcez