7 dicas para aumentar a vida útil do seu celular

Atitudes simples podem evitar que você tenha que comprar um aparelho novo novo. Confira como aumentar a vida útil do seu celular!

Marina Estevão | 29 de Setembro de 2020 às 19:00

Prostock-Studio/iStock -

O celular virou algo indispensável na vida de praticamente todas as pessoas. Além de ser um meio de lazer com as redes sociais, jogos e outros apps, o smartphone também é usado para organizar finanças, rotina, fazer conferências e, claro, trabalhar.

Porém, por ser tão importante, às vezes algumas atitudes podem prejudicar a vida útil do celular. Além de cuidados com a bateria, por exemplo, outros tipos de precauções mais simples ajudam a manter o celular intacto e funcionando bem por mais tempo. Você sabe quais são?

1. Mantenha o celular em uma temperatura amena

Temperaturas muito frias ou muito quentes podem prejudicar a bateria ou até danificá-la permanentemente. O ideal é que o aparelho fique em temperaturas entre 15° e 30°. Baterias usadas em ambientes frios têm uma queda no tempo de duração. Já em ambientes muito quentes, a partir dos 35°, causa danos irreversíveis.

A cada acréscimo de 8°, a vida útil da bateria cai pela metade. Também em ambientes quentes, é importante que o aparelho seja ventilado, portanto é recomendável retirar capinhas de proteção, principalmente aquelas que vedam por completo o aparelho.  

2. Se cair na água, tenha calma!

Se o seu celular cair na água, a primeira coisa a se fazer é tirar a bateria. A segunda é deixar o aparelho imerso em um pote com arroz durante alguns dias. Acredite: funciona! O arroz ajuda a absorver a umidade e secar os componentes eletrônicos. 

3. Ao sair, transporte o celular com segurança

Muitas vezes, o celular é colocado no bolso junto com chaves e outros objetos que podem danificar o aparelho, trincando sua tela ou molhando as partes internas. Se for transportado no bolso ou até mesmo em uma bolsa de mão, o ideal é deixá-lo em um local específico, sem estar em contato com outros objetos como chaves, perfumes ou kits de maquiagem. 

4. Evite carregadores falsificados

Além dos carregadores falsificados prejudicarem a bateria, eles descumprem normas de segurança, colocando em risco a vida dos usuários.

 

5. Mantenha a bateria entre 40% e 80%

Não há problema em deixar o celular carregando durante a noite, pois quando ele atinge 100% de bateria, ele apenas deixa de receber energia. Contudo, não é aconselhável que você faça isso.  As baterias de lítio se desgastam ao chegar nos extremos, ou seja, em 0% e 100%. Portanto, deixar a carga entre 40% e 80% pode prolongar a vida útil do aparelho. Se puder, também opte por ficar algumas noites sem carregá-lo. 

6. Remova aplicativos e fotos extras

Fazer uma limpa no celular é sempre de grande ajuda. Portanto, exclua aplicativos sem uso e fotos desnecessárias. Isso ajuda o aparelho a travar menos e a ficar menos lento. Na maioria dos casos, isso acontece porque o armazenamento e a memória RAM estão sendo utilizados ao máximo. 

7. Tome cuidados extras ao se exercitar

Assim como a água, o suor também ajuda a oxidar as partes internas do celular. A melhor opção para praticar atividades físicas é utilizar braçadeiras ou equipamentos semelhantes para manter o aparelho junto ao corpo de forma segura e protegida. 


E aí, curtiu essa matéria? Então siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!