21 filmes nacionais para ver no Dia Nacional do Cinema Brasileiro

O cinema brasileiro está cheio de obras de reconhecidas pela crítica. Confira 21 filmes nacionais que você precisa conhecer!

Rayane Santos | 5 de Novembro de 2021 às 12:00

AlexLMX/iStock -

No dia 5 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Cinema Brasileiro, a ocasião perfeita para assistir filmes nacionais. Mas você sabe o porquê dessa data? Bem, essa questão é tema de debates. Alguns defendem que a data foi escolhida por causa de Humberto Mauro, um dos pais do cinema brasileiro, morto em 5 de novembro de 1983. Nesse mesmo dia, no ano de 1933, nasceu Paulo Cesar Saraceni, grande cineasta brasileiro, precursor do Cinema Novo.

Leia também: 20 filmes que completam 20 anos em 2021

No entanto, a melhor explicação para essa confusão é a seguinte: Carlos Ortiz, ao contar a história do cinema nacional, afirmou que a primeira filmagem no Brasil aconteceu em 5 de novembro de 1907, produzida pelo português Antônio Leal.

Mas essa não é a única polêmica em relação ao Dia do Cinema Brasileiro. Há quem diga que essa comemoração deve ocorrer, na verdade, em 19 de junho. A própria Ancine (Agência Nacional de Cinema) defende essa data. 

Independentemente do dia em que se comemora a data, o que importa mesmo é exaltar a cultura nacional. O cinema brasileiro é repleto de obras de alta qualidade, reconhecidas não somente pela crítica nacional, mas também pela internacional. Confira abaixo uma lista de 21 filmes nacionais para celebrar o Dia do Cinema Brasileiro.

1. Central do Brasil (1998)

Central do Brasil (Reprodução)

Esse é um dos mais elogiadosfilmes nacionais. Em Central do Brasil, Fernanda Montenegro vive Dora, uma ex-professora que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas na Central do Brasil. Um dia, Josué, um menino de 9 anos, perde sua mãe devido a um atropelamento. Cabe, então, a Dora embarcar em uma jornada para levar o menino ao Nordeste para que ele possa encontrar seu pai.

Graças a incrível sua atuação, Fernanda Montenegro foi indicada ao Oscar de melhor atriz. Somado a esse, o filme recebeu muito outros prêmios, incluindo o Globo de Ouro como melhor filme estrangeiro.

Central do Brasil está disponível no Globoplay.

2. A Vida Invisível (2020)

A vida invisível (Reprodução)

Falando agora de filmes nacionais contemporâneos, vale a pena citar A vida invisível, baseado no livro A vida invisível de Eurídice Gusmão, de Martha Batalha. A história acompanha duas irmãs, Eurídice e Guida. Cariocas na década de 1940, elas lidam juntas com as frustrações de viverem em um lar conservador e um regime patriarcal. 

O longa, dirigido por Karim Ainouz, venceu a Mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes 2019. No elenco estão: Bárbara Santos, Carol Duarte, Fernanda Montenegro, Gregório Duvivier, Julia Stockler e Maria Manoella.

A vida invisível está disponível no Globoplay.

3. Vidas Secas (1963)

Vidas Secas (Reprodução)

Vidas secas, de Graciliano Ramos, teve adaptação homônima feita por Nelson Pereira dos Santos em 1963. A história acompanha uma família pobre que precisa deixar seu lar e peregrinar devido à seca. 

O elenco conta com Átila Iório, Genivaldo Lima, Gilvan Lima, Orlando Macedo, Maria Ribeiro, Jofre Soares, Pedro Santos, Maria Rosa e outros.

Vidas Secas está disponível no Globoplay.

4. Tropa de Elite (2007)

Tropa de Elite (Reprodução)

Não há como falar sobre filmes brasileiros sem falar de Tropa de Elite. O filme dirigido por José Padilha acompanha o dia a dia da equipe do BOPE, chefiada por Rodrigo Nascimento. Pressionado por sua esposa, o capitão da Tropa de Elite deseja se aposentar, mas, antes, precisa encontrar seu substituto.

O longa estrelado por Wagner Moura venceu diversas categorias na Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, incluindo melhor longa metragem de ficção, melhor direção e melhor ator.

Tropa de Elite está disponível na Netflix e no Globoplay.

5. Capitães da Areia (2011)

Capitães da areia (Reprodução)

O filme baseado no livro Capitães da areia, de Jorge Amado, foi dirigido por Cecília Amado (neta do escritor). A narrativa acompanha a vida dos Capitães de Areia, meninos sem família, que vivem à própria sorte nas ruas de Salvador.

Para viver os meninos de rua, Cecília escolheu jovens atores com histórias de vida semelhantes aos de seus personagens: Jean Luís Amorim, Robério Lima, Paulo Abade, Israel Gouvêa, Jordan Mateus, Ana Graciela e Felipe Duarte.

6. Morte e Vida Severina (1977, 2009)

Morte e vida severina (Reprodução)

Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto, tem duas adaptações: a primeira, em 1977, com direção de Zelito Viana, conta com nomes como: José Dumont, Tânia Alves, Stênio Garcia, Elba Ramalho, Jofre Soares, entre outros. E a segunda, mais recente, em forma de animação, com desenhos de Miguel Falcão, produzida por TV Escol/OZI/Fundaj – Fundação Joaquim Nabuco em 2009.

No ano de em 1982, a primeira versão do longa, ganhou o Prêmio Emmy do International Council of the National Academy of Arts and Sciences dos Estados Unidos, na categoria Popular Arts.

O protagonista Severino sai do interior do Nordeste em direção ao literal tentando fugir da fome, miséria e violência.

7. Aquarius (2016)

Aquarius (Reprodução)

O filme conta a história de uma jornalista aposentada, que luta contra as investidas de uma construtora que deseja demolir o prédio Aquarius, onde ela viveu a vida toda. O longa, escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho, representou os filmes nacionais fora do país. Ele foi indicado a nada menos do que a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Aquarius conta com um elenco de peso: Sonia Braga, Maeve Jinkings, Humberto Carrão, Irandhir Santos e outros.

Aquarius está disponível na Netflix.

8. Bacurau (2019)

Bacurau (Reprodução)

Os moradores de Bacurau, um pequeno povoado do sertão brasileiro, têm suas vidas mudadas ao perceber que algo muito estranho está acontecendo em seu lar. O longa mistura diferentes gêneros: drama, faroeste, terror gore, fantasia e ficção científica.

O filme conta com direção de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Fazem parte do elenco: Bárbara Colen, Thomas Aquino, Silvero Pereira, Udo Kier, Karine Teles e Sônia Braga.

Bacurau está disponível no Globoplay.

9. Memórias Póstumas (2001)

Memórias Póstumas (Reprodução)

Esse é outro entrefilmes nacionais que vieram dos livros. Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, recebeu adaptação cinematográfica com o título Memórias póstumas, dirigida por André Klotzel, em 2001. No elenco, grandes nomes como: Reginaldo Faria, Petrônio Gontijo, Marcos Caruso, Stepan Nercessian, Otávio Müller, Walmor Chagas, Sônia Braga.

Em 1869, após sua morte, Brás Cuba decide contar sua história. A partir de então ele narra os acontecimentos mais importantes de sua infâme vida.

Memórias Póstumas está disponível na Amazon Prime Video.

10. Cidade de Deus (2002)

Cidade de Deus (Reprodução)

Nos anos 1970, a Cidade de Deus era a favela mais violenta do Rio de Janeiro. É nesse cenário que vive Buscapé, um menino que com medo de se tornar um criminoso, decide ser fotógrafo. A partir de então ele passa a registrar o dia a dia na comunidade por meio da lente de sua câmera.

O longa foi dirigido por Fernando Meirelles e indicado a quatro Oscars, incluindo os de Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado. No elenco estão: Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino, Phellipe Haagensen, Douglas Silva, Jonathan Haagensen e Matheus Nachtergaele.

Cidade de Deus está disponível no Globoplay.

11. Macunaíma (1969)

Macunaíma (Reprodução)

Macunaíma, de Mário de Andrade, teve adaptação homônima escrita e dirigida por Joaquim Pedro de Andrade, lançada em 1969. Recentemente, o filme recebeu novo tratamento e passou por uma remasterização. No elenco, nomes de estatura como: Grande Otelo, Dina Sfat, Paulo José, Jardel Filho.

O filme brasileiro conta as aventuras do famoso Macunaíma, o herói sem caráter. Tendo nascido negro no sertão, mais tarde, ele vira branco e vai para a cidade. Ali, ele e seus irmãos se envolvem nas mais diferentes desventuras.

12. Carandiru (2003)

Carandiru (Reprodução)

Esse longa foi baseado nos eventos reais ocorridos na Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru. Até sua demolição, em 2002, esse era o maior presídio da América Latina. O filme foi indicada à Palma de Ouro em Cannes e faz parte da Retomada do Cinema Brasileiro.

Com direção de Hector Babenco, o filme adapta o livro Estação Carandiru, de Drauzio Varella. O médico narra suas experiências como médico trabalhando em favor da prevenção ao vírus HIV. Ao mesmo tempo, é mostrada a realidade dos presidiários, vivendo em meio a superlotação, violência e precariedade do presídio.

No elenco estão atores como Luis Carlos Vasconcelos, Wagner Moura, Julia Ianina, Milton Gonçalves, Ivan De Almeida, Ailton Graça, Aida Leiner, Rodrigo Santoro, Gero Camilo, Lázaro Ramos e Caio Blat.

Carandiru está disponível na Netflix.

13. A Hora da Estrela (1985)

A Hora da Estrela (Reprodução)

A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, recebeu adaptação dirigida por Suzana Amaral com lançamento em 1985. A história acompanha as desventuras de Macabéa, órfã de pai e mãe, criada pela tia. Aos 19 anos, a nordestina resolve se mudar para São Paulo para tentar a vida como datilógrafa.

No elenco estão: Marcélia Cartaxo, José Dumont, Tamara Taxman, entre outros. O longa foi muito recebido pela crítica nacional e internacional, recebendo diversos prêmios. Como se isso não bastasse, a Associação Brasileira dos Críticos de Cinema o escolheu como um dos 100 melhores da história de nossa cinematografia.

14. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (Reprodução)

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho conta a história de Leonardo, um adolescente cego, que luta para conquistar sua própria liberdade. Em meio a isso, ele conhece Gabriel, que se torna seu novo amigo e faz o menino refletir sobre si mesmo e sua sexualidade.

O filme foi dirigido, produzido e roteirizado por Daniel Ribeiro. No elenco estão: Ghilherme Lobo,Fabio Audi,Tess Amorim, Selma Egrei e mais.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho está disponível na Netflix.

15. Jeca Tatu (1959)

Jeca Tatu (Reprodução)

Jeca Tatu é um homem simples e preguiçoso que vive no interior de São Paulo. Sua vida tranquila é ameaçada quando um latifundiário tenta colocar as mãos em sua terra e sua filha.

Estrelando o longa, dirigido por Milton Amaral, estão Amácio Mazzaropi, Geny Prado e Roberto Duval.

Jeca Tatu está disponível na Amazon Prime Video.

16. Limite (1931)

Limite(Reprodução)

Outro entre osfilmes nacionais que merece ser listado é Limite. Produzido em 1930, o filme narra os acontecimentos ocorridos em um barco perdido no oceano, onde estão duas mulheres e um homem. Ele perdeu sua amante, uma das mulheres escapou da prisão e, a outra, estava desesperada.

Com roteiro e direção de Mário Peixoto,Limite é estrelado por Olga Breno, Taciana Rey e Raul Schnoor.

17. Minha mãe é uma peça: o filme (2013)

Minha mãe é uma peça: o filme (Reprodução)

Estrelado e roteirizado por Paulo Gustavo, Minha mãe é uma peça: o filme é uma adaptação da peça de teatro homônima. Sucesso entre o grande público, o filme tem como protagonista a hilária Dona Hermínia, personagem criada tendo como inspiração a própria mãe de Paulo Gustavo.

Além do humorista, compõe o elenco: Ingrid Guimarães, Herson Capri, Mariana Xavier, Rodrigo Pandolfo e mais.

Minha mãe é uma peça: o filme está disponível na Netflix e no Globoplay.

18. O Auto da Compadecida (2000)

O Auto da Compadecida (Reprodução)

Esse é outro dentre osfilmes nacionais que é muito conhecido e querido pelo público. Originalmente, essa era uma peça de teatro de Ariano Suassuna. Com teor cômico, O Auto da Compadecida mescla regionalismo e religiosidade para contar as aventuras de João Grilo e Chicó.

No elenco estão: Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Maurício Gonçalves, Paulo Goulart, Lima Duarte, Fernanda Montenegro, Enrique Diaz, Denise Fraga, Diogo Vilela, Rogério Cardoso, Luis Melo, Virginia Cavendish, Bruno Garcia e Marco Nanini.

O Auto da Compadecida está disponível no Globoplay.

19. Que Horas Ela Volta (2015)

Que Horas Ela Volta (Reprodução)

Val se mudou de Pernambuco para São Paulo com o objetivo de conseguir melhores condições de vida para si e sua família, Jéssica. Após anos longe da mãe, a menina vai a grande cidade para prestar o vestibular. A presença da menina, no entanto, causa transtornos na casa dos patrões de sua mãe.

O filme foi dirigido por ​​Anna Muylaert e estrelado por Regina Casé, Camila Márdila e Karine Teles. Em seu ano de estreia, recebeu prêmios em diversas premiações, incluindo no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Que Horas Ela Volta está disponível no Globoplay.

20. O Pagador de Promessas (1962)

O Pagador de Promessas (Reprodução)

Dirigido por Anselmo Duarte, o filme é uma adaptação da série de mesmo nome. A história acompanha Zé do Burro, um humilde morador do interior da Bahia. Quando seu burro é atingido por um raio ele faz uma promessa para Santa Bárbara para salvar seu animal. Ele começa, então, uma caminhada rumo a Salvador carregando uma enorme cruz nas costas.

O elenco é composto por Ana Beatriz Nogueira, Denise Milfont, Diogo Vilela, Guilherme Fontes, Joana Fomm, José Mayer, Mario Lago, Nelson Xavier, Osmar Prado, Stênio Garcia, Walmor Chagas e Yara Cortes.

O Pagador de Promessas está disponível no Globoplay.

21. O Cangaceiro (1953)

O Cangaceiro (Reprodução)

O Cangaceiro foi o primeiro dentre osfilmes nacionais a conseguir reconhecimento internacional. O filme conta a história do grupo de cangaceiros que aterroriza o Nordeste. As coisas mudam quando eles raptam a professora Maria Clódia, que se apaixona pelo pacífico Teodoro.

Escrito e dirigido por Lima Barreto, o longa conta ainda com diálogos produzidos pela autora Rachel de Queiroz. No elenco estão ​​Alberto Ruschel, Marisa Prado e Milton Ribeiro.