Faça uma busca
|
Publicado em: 20 de março de 2021

20 filmes que completam 20 anos em 2021

Como assim? 2001 não foi ontem? Reunimos 20 filmes que completam duas décadas este ano.

Imagem: Divulgação

2001 foi ontem, certo? Errado! Apesar de parecer que 2001 está logo ali, já são duas as décadas que nos separam. Talvez você se lembre de ter ido assistir Harry Potter e A Pedra Filosofal nos cinemas ou de ter se surpreendido com o plot twist de Os Outros.

Ainda pode ser que você pode tenha aguardado ansiosamente a chegada de Velozes e Furiosos na locadora perto da sua casa, para que você pudesse assistir quantas vezes quisesse.

De uma forma ou de outra, muitos filmes incríveis marcaram o 1º ano da década do novo milênio. Bate uma nostalgia, não é mesmo?

Confira 20 filmes que fazem 20 anos agora em 2021 e se surpreenda:

  • Divulgação

    1. Shrek

    O filme de Andrew Adamson, produzido pela PDI/DreamWorks, se tornou um clássico contemporâneo.
    A história é centrada no antipático ogro Shrek, que vive em paz no seu pântano até começar a ser importunado por seres mágicos que não têm mais onde morar. Para poder recuperar sua paz, ele faz um trato com o Lorde Farquaad em que precisa resgatar a princesa Fiona de sua torre, para onde ele parte na companhia do Burro.

    Aclamado pela crítica e pelo público, Shrek arrecadou mais de 485 milhões de dólares, recebeu o Oscar de melhor filme de animação, foi indicado ao de melhor roteiro adaptado e concorreu a seis prêmios BAFTA em diversas categorias. Shrek recebeu uma estrela na calçada da fama em maio de 2010.


  • Divulgação

    2. Harry Potter e a Pedra Filosofal

    Baseado no livro homônimo da autora J. K. Rowling, o primeiro filme da famosa saga Harry Potter narra a história de Harry Potter (Daniel Radcliffe), um órfão de 11 anos que vive maltratado no armário de seus tios até que recebe uma carta da Escola de Magia de Hogwarts para que possa ir para Hogwarts e aprender a ser um bruxo. Em Hogwarts, conhece seus amigos Hermione (Emma Watson) e Rony (Rupert Grint) e dá início à saga de aventuras que rendeu mais outros 7 filmes.

    Dirigido por Chris Columbus, Harry Potter e a Pedra Filosofal arrecadou impressionantes mais de 1 bilhão de dólares, impulsionando as vendas dos livros da autora J. K. Rowling ao redor do mundo e as carreiras dos jovens atores que interpretaram Harry, Rony e Hermione. Foi indicado ao Oscar em três categorias: Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora Original.


  • Divulgação

    3. Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel

    É a primeira parte da trilogia de filmes O Senhor dos Anéis, baseada no romance best-seller de J.R.R. Tolkien. O filme conta a história do jovem hobbit Frodo Bolseiro que, acompanhado por oito companheiros, embarca em uma jornada para destruir o Um Anel nas chamas do Monte da Perdição.

    Arrecadou mais 880 milhões de dólares. O filme foi indicado ao Oscar em diversas categorias


  • Divulgação

    4. O Diário de Bridget Jones

    Baseado no livro homônimo de Hellen Fielding, O Diário de Bridget Jones conta a história de Bridget (Renee Zellwegger), uma trintona inglesa que não se conforma com a solteirice e com o próprio peso.

    Ao longo do filme, acompanhamos suas aventuras amorosas e suas dúvidas entre o chefe cafajeste Daniel Cleaver (Hugh Grant) e o colega de infância antipático Mark Darcy (Colin Firth).


  • Divulgação

    5. Donnie Darko

    Situado em outubro de 1988, o filme segue Donnie Darko, um adolescente problemático que escapa por pouco de um acidente bizarro e tem visões de Frank, uma figura misteriosa em uma fantasia de coelho que o informa que o mundo vai acabar em 28 dias. Frank começa a manipular Donnie para cometer vários crimes.

    Conta com nomes como Jake Gyllenhaal, Jena Malone, Maggie Gyllenhaal e Drew Barrymore no elenco.

    Atualmente, é considerado um filme cult e haverá uma sequência dele.


  • Divulgação

    6.Velozes e Furiosos

    Velozes e Furiosos segue Brian O’Conner (Paul Walker), um policial disfarçado encarregado de descobrir a identidade de um grupo de sequestradores de automóveis desconhecidos liderados por Dominic Toretto (Vin Diesel).


  • Divulgação

    7. Cowboy Bebop

    A trama é centrada em um misterioso terrorista planejando destruir a população humana em Marte usando um patógeno desconhecido. A tripulação de caçadores de recompensas da nave espacial Bebop trabalha para encontrar o terrorista e descobrir a fonte do patógeno antes que o ataque ocorra.


  • Divulgação

    8. Hedwig – Rock, Amor e Traição

    Escrito para o cinema e dirigido por John Cameron Mitchel, este filme é baseado no musical de palco de Mitchell e Stephen Trask de 1998.
    Ele acompanha Hedwig Robinson, uma cantora de rock da Alemanha Oriental. Hedwig posteriormente desenvolve um relacionamento com um homem mais jovem, Tommy, tornando-se sua mentora e colaboradora musical, apenas para que Tommy roube sua música sua e se torne uma estrela do rock.
    O filme segue Hedwig e sua banda de apoio, The Angry Inch, enquanto eles acompanham a turnê de Tommy, enquanto exploram o passado de Hedwig e sua identidade de gênero.

    Mitchell repete seu papel como Hedwig da produção original.


  • Divulgação

    9. Bicho de Sete Cabeças

    Dirigido por Laís Bodanzky baseado no livro autobiográfico Canto dos Malditos de Austregésilo Carrano Bueno, o filme foi feito por meio de uma parceria entre estúdios brasileiros e italianos e teve como protagonistas Rodrigo Santoro, Othon Bastos e Cassia Kiss.
    O filme conta a história de Neto, um jovem que dá entrada em um hospital psiquiátrico depois que seu pai descobre que ele é usuário de maconha.

    Lá, Neto sofre abusos. Além dos abusos por hospitais psiquiátricos, o filme trata da questão das drogas e das relações entre pais e filhos.


  • Divulgação

    10. Onze Homens e Um Segredo

    Onze Homens e Um Segredo segue os amigos Danny Ocean (George Clooney) e Rusty Ryan (Brad Pitt), que planejam um roubo de US $ 160 milhões do dono do cassino Terry Benedict (Andy García), amante da ex-mulher de Ocean, Tess (Julia Roberts).


  • Divulgação

    11. Lavoura Arcaica

    Lavoura Arcaica é um drama brasileiro de 2001 produzido, escrito, dirigido e editado por Luiz Fernando Carvalho, baseado no romance homônimo de Raduan Nassar.

    O filme é centrado em André, um homem (Selton Mello) que volta para a casa de seu pai depois de muitos anos e se apaixona por sua irmã (Simone Spoladore)


  • Divulgação

    12. Os Outros

    Neste filme espanhol porém falado em língua inglesa, uma mulher Nicole Kidman) mora com seus dois filhos fotossensíveis em uma mansão pouco iluminada.

    Aos poucos, ela se convence de que a casa é mal-assombrada.


  • Divulgação

    13. Cidade dos Sonhos

    Cidade dos Sonhos a história de uma aspirante a atriz chamada Betty Elms (Naomi Watts), recém-chegada a Los Angeles, que conhece e faz amizade com uma mulher com amnésia (Laura Harring) que se recuperava de um acidente de carro.

    A história segue várias outras vinhetas e personagens, incluindo um diretor de cinema de Hollywood (Justin Theroux).


  • Divulgação

    14. Os Excêntricos Tenenbaums

    Este filme segue a vida de três irmãos talentosos que experimentam grande sucesso na juventude e ainda maior decepção e fracasso na idade adulta.
    O excêntrico pai dos filhos, Royal Tenenbaum (Hackman), os abandona na adolescência e depois retorna a eles depois de terem crescido, alegando falsamente que ele tem uma doença terminal.

    Ele trabalha para se reconciliar com seus filhos e ex-esposa (Anjelica Huston).


  • Divulgação

    15. Monstros S.A.

    O filme é centrado em dois monstros – James P. “Sulley” Sullivan e seu parceiro caolho e melhor amigo Mike Wazowski – empregados na fábrica titular de produção de energia Monsters, Inc, que gera energia assustando crianças humanas. No entanto, o mundo dos monstros acredita que as crianças são tóxicas e, quando uma delas entra furtivamente na fábrica, Sulley e Mike devem devolvê-la para casa antes que seja tarde demais.


  • Divulgação

    16. Uma Mente Brilhante

    A história conta a história de John Nash como estudante de graduação na Universidade de Princeton.

    No início do filme, Nash começa a desenvolver esquizofrenia paranóica e passa por episódios delirantes enquanto assiste ao fardo que sua condição traz para sua esposa Alicia e amigos.

    O filme estreou nos cinemas dos Estados Unidos em dezembro de 2001. Arrecadou mais de $ 313 milhões em todo o mundo e ganhou quatro Oscars de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz Coadjuvante.

    Também foi indicado para Melhor Ator, Melhor Edição de Filme, Melhor Maquiagem e Melhor Trilha Sonora Original.


  • Divulgação

    17. Moulin Rouge

    O filme conta a história de um jovem poeta / escritor inglês, Christian (Ewan McGregor), que se apaixona pela estrela do Moulin Rouge, atriz de cabaré e cortesã Satine (Nicole Kidman).

    Ele usa o cenário musical do bairro de Montmartre, em Paris, França. O filme é a terceira parte da “Trilogia Cortina Vermelha” de Luhrmann, após Strictly Ballroom e Romeu + Julieta.

    No 74º Oscar, o filme foi indicado a oito Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz por Nicole Kidman, ganhando dois: de Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino.

    Foi o primeiro musical nomeado para Melhor Filme em 10 anos, depois de A Bela e a Fera da Disney.


  • Divulgação

    18. Lara Croft: Tomb Raider

    Lara Croft: Tomb Raider é um filme de ação e aventura de 2001 baseado na série de videogames Tomb Raider com a personagem Lara Croft, interpretada por Angelina Jolie.

    Uma co-produção internacional entre os Estados Unidos, Reino Unido, Japão e Alemanha, foi dirigido por Simon West e centra em torno de Lara Croft tentando obter artefatos antigos dos Illuminati.


  • Divulgação

    19. A Viagem de Chihiro

    Um dos maiores sucessos do Studio Ghibli, escrito e dirigido por Hayao Miyazaki, A Viagem de Chihiro conta a história de Chihiro Ogino (Hiiragi), uma menina de 10 anos que, ao se mudar para um novo bairro, entra no mundo de Kami, um espíritos do folclore xintoísta japonês.

    Depois que seus pais são transformados em porcos pela bruxa Yubaba, Chihiro consegue um emprego trabalhando na casa de banhos de Yubaba para encontrar uma maneira de libertar a si mesma e a seus pais e retornar ao mundo humano.


  • Divulgação

    20. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

    Escrito por Jean-Pierre Jeunet com Guillaume Laurant, o filme é uma representaçãoonírica da vida parisiense contemporânea,ambientada no famoso bairro de Montmartre.

    O filme narra a história de uma garçonete tímida, interpretada por Audrey Tautou, que decide mudar para melhor a vida das pessoas ao seu redor enquanto luta contra seu próprio isolamento.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close