7 filmes da Disney+ para falar sobre perda e luto com as crianças

Nem sempre é fácil responder às dúvidas das crianças. Principalmente quando o assunto em questão requer certo nível de cuidado com as palavras -- como é o

Julia Monsores | 25 de Março de 2021 às 11:00

Divulgação -

Nem sempre é fácil responder às dúvidas das crianças. Principalmente quando o assunto em questão requer certo nível de cuidado com as palavras — como é o caso da perda e do luto. Se a morte já é um tema de difícil compreensão até mesmo para os adultos, é de se esperar que os pequeninos também tenham dificuldade em assimilar e aceitá-la.

Alguns pais, por temerem traumatizar seus filhos, preferem evitar tocar no assunto. Já outros, falam, mas nem sempre as abordagens utilizadas são as mais indicadas.

Segundo a psicóloga Vivianne Conceição Mello Souza, é possível, sim, falar sobre perda e luto com as crianças. E o universo lúdico dos filmes, com sua linguagem sensível e apropriada à idade deles, pode ser um grande aliado.

Com o roteiro desses filmes, pode tornar-se mais fácil a compreensão de que a trajetória da vida, infelizmente, também pode trazer momentos tristes.

“Normalmente nós adultos temos uma grande dificuldade em falar sobre a morte de uma maneira geral e acabamos passando isso para crianças. É muito importante estarmos atentos a como comunicamos sobre o mundo, já que elas absorvem e reproduzem os adultos. Crianças são esponjinhas!”, explica.

Pensando nisso, separamos 7 filmes que estão disponíveis na plataforma de streaming Disney+ e que abordam a perda e o luto. Pode ser uma boa ideia assistir com o seu filho e, ao término, conversar com ele sobre as impressões que teve.

7 filmes da Disney+ para falar sobre perda e luto com as crianças