Quando é o Carnaval 2023? Saiba que dia é feriado e os dias da folia

Se prepara pra folia porque o Carnaval 2023 já está batendo à porta! Descubra em quais dias cai o feriado e desfiles de escolas de samba.

Laura Oliveira | 10 de Janeiro de 2023 às 16:50

- Vergani_Fotografia/iStock

Coloca a fantasia porque o Carnaval 2023 já está batendo à porta! E é claro que uma das festas mais aguardadas pelos brasileiros já tem data para acontecer: o Carnaval 2023 será entre os dias 17 e 22 de fevereiro. Apesar de ser um "dia de folga", precisamos corrigir: não é um feriado nacional, mas ponto facultativo. Porém, não é isso que vai desanimar! 

As medidas de segurança da pandemia da Covid-19 impediram os carnavais de rua dos últimos anos, mas em 2023 eles voltam com tudo. Os blocos de rua já foram autorizados em grande parte das cidades do Brasil. No Rio de Janeiro, alguns dos blocos mais famosos já estão confirmados, como o Bola Preta, Fervo da Lud, Monobloco e Chora Me Liga e outros. 

Apesar de serem mais populares as festas de carnaval do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, alguns lugares como Ouro Preto (MG), Olinda (PE) e Recife (PE), também são clássicos brasileiros que espalham cultura e muita folia na época mais animada do ano. Confira mais sobre a programação do carnaval de Recife e Olinda

Leia também: 5 dicas para curtir o Carnaval com as crianças

Veja a ordem dos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro

Mesmo com mais de 400 blocos já autorizados pela Prefeitura do Rio, o que todos querem mesmo saber é quando suas escolas do coração irão desfilar. As amadas escolas do grupo especial desfilam nos dias 19 e 20 de fevereiro, domingo e segunda, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Confira a ordem de desfiles:

Domingo (19/02)

  1. Império Serrano
  2. Acadêmicos do Grande Rio
  3. Mocidade Independente de Padre Miguel
  4. Unidos da Tijuca
  5. Acadêmicos do Salgueiro
  6. Estação Primeira de Mangueira

Segunda (20/02)

  1. Paraíso do Tuiuti
  2. Portela
  3. Unidos de Vila Isabel
  4. Imperatriz Leopoldinense 
  5. Beija-Flor de Nilópolis
  6. Unidos do Viradouro

A série Ouro, irá desfilar nos dias 17 e 18, sexta-feira e sábado, também no sambódromo. Já a série Prata, irá se apresentar na Estrada Intendente Magalhães, na semana seguinte: dias 24 e 25 de fevereiro. Você pode conferir mais detalhes no site da apoteose.

Programação do Carnaval de Salvador

Uma das festas mais animadas do Brasil é, com certeza, a do carnaval de Salvador. Conhecido como a maior festa de participação popular do mundo, o carnaval de Salvador foi criado e é mantido pelo povo como uma manifestação espontânea e livre, onde a realidade se mistura com o lúdico.

Nesse ano, a programação da festa baiana vai do dia 15 a 21 de fevereiro. Segundo o site Quero Abadá, o circuito carnavalesco contará com shows de Preta Gil, Carlinhos Brown, Baiana System, Ivete Sangalo, Claudia Leitte e muitos outros. Além disso, os eventos de pré-carnaval Fuzuê e Furdunço vão acontecer nos dias 11 e 12 de fevereiro. 

Desfiles em São Paulo

Assim como no Rio, em São Paulo o carnaval é celebrado de duas formas: no Sambódromo com o Desfile das Escolas de Samba e na rua, com os blocos de carnaval. Os foliões também se adiantam e se prolongam nessa festa, marcando presença no pré-carnaval e no pós também!

Como em todos as cidades, cada bloco tem sua característica peculiar: alguns mais tradicionais com marchinhas e grandes sucessos do axé, e outros que democratizam a festa e passam pelas ruas ao som do funk, sertanejo e até do rock.

As escolas do Grupo Especial de São Paulo vão desfilar nos dias 17 e 18 de fevereiro, sexta-feira e sábado. Confira abaixo a ordem dos desfiles!

Leia também: Glitter biodegradável: como ter um carnaval mais ecológico

Sexta-feira (17/02)

  1. Independente Tricolor
  2. Acadêmicos do Tatuapé
  3. Barroca Zona Sul
  4. Unidos de Vila Maria
  5. Rosas de Ouro
  6. Tom Maior
  7. Gaviões da Fiel

Sábado (18/02)

  1. Estrela do Terceiro Milênio
  2. Acadêmicos do Tucuruvi
  3. Mancha Verde
  4. Império de Casa Verde
  5. Mocidade Alegre
  6. Águia de Ouro
  7. Dragões da Real

Os grupos de acesso I e II vão desfilar nos dias 19 e 11 de fevereiro. Você pode conferir mais detalhes no Liga SP.


E aí, curtiu essa matéria? Então siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

carnaval